Ações Marcopolo POMO4, POMO3

Marcopolo SA

A Marcopolo (ações POMO4, POMO3) fabrica e vende ônibus, automóveis, vagões, peças e máquinas agrícolas e industriais no Brasil e exterior. Oferece veículos interurbanos, veículos urbanos e micro e microônibus; fabrica carrocerias para ônibus e microônibus, bem como suas peças, componentes e acessórios. Ver mais

Conheça Marcopolo ações POMO4, POMO3

A Marcopolo é uma empresa de capital aberto com ações listadas na bolsa de valores brasileira, elas são negociadas através do código POMO4, POMO3 na B3.

Indicadores POMO3

  • CotaçãoR$ 2,22

  • P/L6,81

  • LPA0,33

  • P/VPA0,7

  • VPA3,16

  • DY1,67%

Indicadores POMO4

  • CotaçãoR$ 2,53

  • P/L7,76

  • LPA0,33

  • P/VPA0,8

  • VPA3,16

  • DY1,46%

A Marcopolo é responsável por quase metade da produção nacional e sendo a maior encarroçadora da América Latina, a Marcopolo, é uma empresa brasileira que se dedica essencialmente à fabricação de ônibus. Com seus mais de 12 mil colaboradores, atua através de 13 plantas industriais localizadas nos continentes americano, africano e asiático, fabricando seus produtos para fornecer a mais de 100 países.

A divisão de suas atividades operacionais da Marcopolo (ações POMO3) ocorre no âmbito industrial e financeiro. A linha de negócio industrial tem o foco na concepção, produção e distribuição de carrocerias de ônibus e peças de reposição. Sua linha de produtos é muito variada, incluindo modelos como ônibus, ônibus intermunicipais e urbanos, micro-ônibus e até mesmo veículos leves (VCLs) que possuem comercialização através da marca Volare.

Na divisão financeira, a atuação ocorre por meio do Banco Moneo, que realiza o financiamento de transações da companhia. Entre seus produtos financeiros estão créditos pessoais e comerciais, leasing com opção de compra, empréstimos de curto prazo e linhas de crédito. As subsidiárias da companhia atuam no Brasil, Argentina, México, Canadá, África do Sul e China, entre outros.

Em relação a sua receita líquida, 33% da mesma é composta por ônibus urbanos e 30% por rodoviários, que demonstram ser de fato os carros-chefes do negócio. Entretanto, os micro-ônibus possuem também participação interessante no negócio, confirmando serem fundamentais nas operações da companhia.

A Marcopolo (ações POMO3) atua também através de outras empresas, conforme mencionado abaixo:

  • Volare: Sendo considerada a maior fabricante de micro-ônibus do Brasil, possui a mais completa linha de modelos do mercado, sendo responsável por cerca de 23% da receita líquida da Marcopolo S.A. Também sediada em Caxias do Sul/RS, bem como a própria Marcopolo, foi fundada em 1998 para atender as demandas do mercado por veículos mais ágeis, seguros, econômicos e confortáveis, tanto para condutores quanto passageiros;
  • Neobus: Tendo nascido em 1991, teve como partida inicial a produção de componentes para a indústria automotiva. Entretanto, com o passar do tempo conquistou também mercado no âmbito de transporte de passageiros, com fabricação de ônibus e micro-ônibus;
  • Banco Moneo: Como citado anteriormente, o Banco atua de forma estratégica nas operações da companhia, com o objetivo de viabilizar o acesso dos clientes às linhas de crédito para aquisição de ônibus da Marcopolo. Com fundação no ano de 2005, atua no mercado financeiro nacional também através de carteiras de investimento, arrendamento mercantil, crédito, financiamento e investimento;
  • Marcopolo Rail: Sendo um segmento mais recente da companhia e em desenvolvimento, a Marcopolo Rail nasce com a missão de criar valor para o segmento ferroviário, utilizando-se da experiência de mais de 70 anos da Marcopolo no transporte de pessoas.

História da Marcopolo

A Marcopolo (ações POMO3) foi fundada em agosto de 1949, pelos irmãos Nicola (Dorval, Nelson, João e Doracy), através da pequena oficina de chapeação e pintura de cabines de caminhões, denominada Nicola & Cia. Entretanto, ainda em 1949 já fabricava seu primeiro ônibus, montado de forma manual, tendo sua carroceria feita de madeira sobre uma estrutura de alumínio, levando 3 meses para ser finalizado. Tal veículo originou uma série de outros veículos produzidos para a empresa Transporte Pérola. Após 3 anos, foi produzida a primeira carroceria metálica e logo depois os primeiros chassis fabricados no Brasil. Esse ritmo de desenvolvimento acelerado fez com que logo na primeira década de existência a companhia já produzisse 600 ônibus. Com isso, em 1957 foi dado início à construção de uma nova fábrica para a empresa.

A partir de então, a companhia passou a apoiar seu desenvolvimento no lançamento de produtos mais inovadores e interessantes ao mercado e aos consumidores, gerando maior interesse no transporte via ônibus, que foi turbinado na década de 70 pela crise do petróleo, onde o governo recomendou a utilização desse meio de transporte como prioritária. Passando a se chamar Marcopolo a partir de 1971, mais recentemente deu mais dois passos importantes em sua trajetória: anunciou em 2015 a aquisição de sua ex-concorrente Neobus, sendo um movimento estratégico, visto que esta possuía 12% de participação no mercado. Já em 2019, anunciou a criação da Marcopolo Rail, fabricante de trens, que visa atuar no desenvolvimento ferroviário através de projetos de people mover, VLT e teleférico.

Marcopolo na Bolsa de Valores

O IPO das ações da Marcopolo ocorreu em 1977 e suas ações podem ser negociadas através das ações POMO3, que são ações ordinárias, e ações POMO4, que são suas ações preferenciais.

Itens importantes a serem analisados para as ações da Marcopolo é o free float e o tag along.

O free float é o percentual de ações da Marcopolo que está em livre circulação no mercado. Quanto maior esse número, melhor, já que com mais ações disponíveis para negociação, aumenta o interesse de mais investidores, impactando a liquidez da empresa, e atualmente, 48,76% das ações POMO3 e 92,15% das ações POMO4 de Marcopolo estão em livre circulação no mercado.

Já o tag along representa o direito, em caso de venda das ações do sócio controlador, de vender suas ações em conjunto; no caso de tag along de 100%, podem ser recebidos os mesmos valores do acionista majoritário. No caso de POMO3, o tag along é de 100%, já de POMO4, o tag along é de 80%.

Diferença entre as ações POMO4 e POMO3

A principal diferença entre as ações da Marcopolo é que as ações ordinárias (POMO3) dão direito a voto nas assembleias da empresa e as ações preferenciais (POMO4) possuem preferência na distribuição dos dividendos, apesar das ações ordinárias também pagarem dividendos.

Criamos um artigo completo que explica em detalhes a diferença entre as acões ON, PN e UNITs, clique aqui para acessar o artigo.

Como declarar ações POMO4 e POMO3?

Para declarar as ações da Marcopolo no Imposto de Renda (IRPF), siga os seguintes passos:

  • Você deve entrar no item "Bens e Direitos" e selecionar o código "03 - Participações Societárias";
  • Depois, selecione o código "01 - Ações (inclusive as listadas em bolsa)";
  • Depois, em localização, escolha o país do seu investimento, no caso de ações, escolha "105 - Brasil";
  • No campo do CNPJ, digite "88.611.835/0001-29";
  • Depois, em discriminação, coloque o código da ação e a quantidade de ações, por exemplo "POMO3 - QUANTIDADE: 1000";
  • No final, coloque o valor total investido no campo "Situação em 31/12".

As ações da Marcopolo pagam dividendos?

Você pode consultar a agenda dos próximos pagamentos de dividendos e o histórico de dividendos da Marcopolo na aba "dividendos" aqui na página da empresa. Você também vai conseguir ver qual das ações POMO4, POMO3 paga mais dividendos.