Ações Panvel PNVL4, PNVL3

Dimed Distribuidora de Medicamentos SA

A Panvel (ações PNVL3, PNVL4) é uma rede de farmácias pertencente ao Grupo Dimed. Junto da farmacêutica, também estão presentes as empresas Dimed, uma das maiores distribuidoras de medicamentos do Brasil, e a Lifar - Laboratório Industrial Farmacêutico, produzindo produtos nos setores de cosméticos, medicamentos e alimentos. Ver mais

Conheça Panvel ações PNVL4, PNVL3

A Panvel é uma empresa de capital aberto com ações listadas na bolsa de valores brasileira, elas são negociadas através do código PNVL4, PNVL3 na B3.

Indicadores PNVL3

  • CotaçãoR$ 12,10

  • P/L22,82

  • LPA0,53

  • P/VPA1,71

  • VPA7,1

  • DY1,44%

Indicadores PNVL4

  • CotaçãoR$ 18,62

  • P/L35,11

  • LPA0,53

  • P/VPA2,62

  • VPA7,1

  • DY0,21%

A Panvel (ações PNVL3, PNVL4) é uma rede de farmácias pertencente ao Grupo Dimed. Junto da farmacêutica, também estão presentes as empresas Dimed, uma das maiores distribuidoras de medicamentos do Brasil, e a Lifar - Laboratório Industrial Farmacêutico, produzindo produtos nos setores de cosméticos, medicamentos e alimentos.

Veja agora a história do Grupo Dimed de maneira resumida:

  • Surgiu em 1967, com a parceria dos grupos Velgos e Panitz, as maiores redes de farmácias do Rio Grande do Sul na época, juntas, formam o Laboratório Lifar.
  • Em 1973, formam a rede Panvel Farmácias.
  • Centro de Distribuição foi inaugurado em 1980, em Santa Catarina.
  • Em 1983, alcançam a marca de 72 unidades da rede Panvel na região sul do país.
  • Pioneirismo no segmento, ao criar a própria marca "Panvel", em 1989.

Em 1994, a Panvel (ações PNVL3, PNVL4) inicia o serviço de tele entregas “Alô Panvel”, algo que vem se mostrando útil desde antigamente até os dias atuais. Pouco tempo depois, o atendimento foi expandido para o canal digital com a criação da loja online da Panvel, podendo oferecer seus produtos de maneira online. A partir disso, se iniciou a venda de medicamentos e produtos de higiene e limpeza.

Ao chegar aos anos 2000, o Grupo Dimed inicia o funcionamento do “E-Dimed”, um inovador sistema de pedidos de maneira eletrônica. No ano seguinte, a empresa lança seu primeiro medicamento próprio, Timeolate (Tratamento de pequenas lesões em geral). O produto foi fabricado pelos laboratórios Lifar.

Em 2006, a Panvel (ações PNVL3, PNVL4) volta a sair na frente das outras empresas do seu setor, sendo a primeira a emitir Nota Fiscal Eletrônica no país. No mesmo ano, foi oficializado o “Panvel Fidelidade”, programa que conta com mais de 4 milhões de usuários. No serviço, os clientes conseguem acumular pontos e trocar por produtos e medicamentos da rede, além de descontos exclusivos. Tais benefícios acabam por fazer o consumidor se sentir “retribuído”, querendo comprar mais vezes na mesma rede.

Dois anos depois, em 2008, são inauguradas em Porto Alegre, a Panvel Megastore e a Panvel Bem-Estar. Ambas as lojas comercializam os seguintes produtos:

  • Produtos de bem-estar e beleza.
  • Medicamentos para diabéticos.
  • Produtos fitness.
  • Produtos ortopédicos.

Em 2010, a Panvel (ações PNVL3, PNVL4) atinge a marca de 280 filiais presentes na região sul, também iniciaram as operações na região do Paraná, com a abertura de 3 unidades da Panvel. 4 anos depois, o Grupo Dimed é oficialmente formado. Neste ano, o grupo foi institucionalizado, com a junção das empresas Panvel, Dimed e Lifar. Com isso, a identidade visual do grupo surgiu e a sede da empresa foi construída em Eldorado do Sul.

Em 2015, a Panvel procurou ainda mais presença no setor farmacêutico, e buscando se consolidar como uma das maiores na região sul, inaugurando mais 34 unidades.

No ano seguinte, é lançado o aplicativo Panvel, disponível para Android e iOS. Mais recentemente, em 2019, é lançado um novo aplicativo da Rede Panvel. Denominado como “Bem Panvel”, um tipo de programa de relacionamento com os clientes. O app oferece descontos em medicamentos e preços mais em conta para produtos de higiene e beleza.

A Panvel (ações PNVL3, PNVL4) conta com um setor dedicado exclusivamente a observar as tendências no mundo da beleza, com o objetivo de oferecer sempre produtos atualizados e desenvolver linhas próprias. A Panvel busca atender todos os tipos de público, se atentando ao design, a qualidade e o valor de comercialização dos produtos disponíveis.

Diante de tais informações, é entendível que o Grupo Dimed está bem posicionado no mercado farmacêutico no Brasil, sendo um dos maiores do segmento. Com a junção das três companhias, elas acabam por se complementar entre si de maneira estratégica, com cada setor tendo suas características específicas.

No total, o grupo comercializa cerca de 15 mil produtos, o Grupo Dimed apresenta um amplo e diversificado portfólio para seus clientes, contendo produtos nacionais e internacionais. Além disso, também toma conta da produção de medicamentos próprios e alimentos, por meio dos laboratórios da Lifar.

Evidentemente, as empresas em conjunto fortalecem muito o Grupo Dimed, tanto no Brasil, como no exterior, onde o grupo já é visto como referência no segmento para produção e exportação. Com tais fatos, é esperado ainda mais desenvolvimento e crescimento da Panvel (ações PNVL3, PNVL4), com a criação de mais unidades na região sul e até a expansão para outros estados, algo que já ocorreu com a implantação de unidades na cidade de São Paulo. Atualmente, a empresa conta com 450 unidades da Panvel. A criação de novos centros de distribuição e novos laboratórios Lifar iria aumentar a capacidade de produção e armazenamento, além de aumentar o número de clientes atendidos e a velocidade de entrega dos produtos.

Também é esperado uma melhora nos canais de atendimento ao cliente, aperfeiçoamento dos canais digitais online, além de estender e aprimorar estratégias de negócio, oferecendo novos serviços e produtos para os clientes, a fim de obter resultados cada vez mais satisfatórios para todo o Grupo Dimed e seus acionistas.

Panvel na Bolsa de Valores

O IPO das ações da Panvel ocorreu em 1977 e suas ações podem ser negociadas por meio das ações PNVL3, que são ações ordinárias, e ações PNVL4, que são suas ações preferenciais.

Diferença entre as ações PNVL4 e PNVL3

A principal diferença entre as ações da Panvel é que as ações ordinárias (PNVL3) dão direito a voto nas assembleias da empresa e as ações preferenciais (PNVL4) possuem preferência na distribuição dos dividendos, apesar das ações ordinárias também pagarem dividendos.

Criamos um artigo completo que explica em detalhes a diferença entre as acões ON, PN e UNITs, clique aqui para acessar o artigo.

Como declarar ações PNVL4 e PNVL3?

Para declarar as ações da Panvel no Imposto de Renda (IRPF), siga os seguintes passos:

  • Você deve entrar no item "Bens e Direitos" e selecionar o código "03 - Participações Societárias";
  • Depois, selecione o código "01 - Ações (inclusive as listadas em bolsa)";
  • Depois, em localização, escolha o país do seu investimento, no caso de ações, escolha "105 - Brasil";
  • No campo do CNPJ, digite "92.665.611/0001-77";
  • Depois, em discriminação, coloque o código da ação e a quantidade de ações, por exemplo "PNVL3 - QUANTIDADE: 1000";
  • No final, coloque o valor total investido no campo "Situação em 31/12".

As ações da Panvel pagam dividendos?

Você pode consultar a agenda dos próximos pagamentos de dividendos e o histórico de dividendos da Panvel na aba "dividendos" aqui na página da empresa. Você também vai conseguir ver qual das ações PNVL4, PNVL3 paga mais dividendos.