Ações Pague Menos PGMN3

Pague Menos SA

A Pague Menos (ações PGMN3) é uma empresa brasileira de varejo de produtos farmacêuticos com sede em Fortaleza, Ceará. É considerada uma das maiores redes do setor no país. Ver mais

Conheça Pague Menos ações PGMN3

Pague Menos é uma companhia de capital aberto com ações listadas na bolsa de valores brasileira, elas são negociadas através do código PGMN3 na B3.

CNPJ

PÁGINA NA B3Ver site ⇨

FUNDADO

IPO

VALOR MERCADO

PÁGINA DE RIVer site ⇨

SITE OFICIALVer site ⇨

A Empreendimentos Pague Menos (ações PGMN3) é uma empresa brasileira que atua no setor de Saúde, mais especificamente no segmento de comércio e distribuição de medicamentos e outros produtos. De acordo com dados da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (“ABRAFARMA”), a companhia é a terceira maior rede de farmácias do país em termos de número de lojas.

Ainda, a Pague Menos (ações PGMN3) atua por meio das seguintes marcas:

  • Pague Menos, sendo a linha de farmácias do grupo;
  • Pague Menos ECO, composta por produtos veganos e sustentáveis, não testados em animais e com embalagens recicláveis;
  • Dauf, que oferece serviços de conveniência para os consumidores;
  • GNANO Derme, focada na distribuição de dermocosméticos;
  • Amorável, dedicada aos cuidados da mamãe e do bebê;
  • Power Vita, marca de vitaminas e minerais;
  • AtivDay, também focada em vitaminas e minerais;
  • Nutrabix, sendo uma marca de alimentos;
  • Choices Beauty, que atua no segmento de moda e beleza.

Os serviços oferecidos pela companhia são:

  • Clinic Farma – Serviços de clínica nas farmácias;
  • Convênio Pleno Pague Menos;
  • Farmácia Popular;
  • Desconto Sênior – Programa que oferece descontos nos medicamentos para idosos;
  • Programa de Fidelidade Sempre;
  • Programa de Benefícios em Medicamentos (PBM);
  • Atendimento de Medicamentos Especiais (AME) – Serviço de atendimento aos clientes que fazem o uso de medicamentos especiais;
  • Farmácia de Manipulação;
  • Telemedicina.

Com isso, percebe-se que o principal modelo de negócios da Pague Menos (ações PGMN3) é baseado na venda de produtos e serviços voltados para a saúde e bem-estar dos clientes, atuando no mercado de varejo de especialidade, e seguindo o conceito de drugstore. Nesse sentido, o foco da Pague Menos é na distribuição de medicamentos de referência (marca) e genéricos, produtos polivitamínicos e de perfumaria, os quais incluem artigos de higiene e beleza.

História da Pague Menos

A fundação da primeira farmácia da marca se deu em 1981, sendo ela localizada no bairro Carlito Pamplona em Fortaleza – Ceará. Quatro anos mais tarde, visando investimentos em responsabilidades sociais, a empresa criou o Programa de Doação de Cadeiras de Rodas e o Programa de Doação de Ambulâncias. Continuando, em 1989 a empresa se tornou a pioneira no recebimento de contas de luz, água, telefone e venda de vales-transportes.

Ainda, o ano de 1993 foi marcado pela criação da Farmácia de Manipulação Pague Menos, dedicada à produção de medicamentos e cosméticos manipulados. Já em 1997, o Primeiro Encontro de Mulheres Pague Menos foi realizado, sendo ele o maior evento feminino do Brasil na época. Nesse âmbito, o intuito do programa foi promover a saudabilidade, a qualidade de vida e a força da mulher.

Ainda no sentido dos investimentos sociais, em 1998 a Pague Menos se tornou a primeira empresa privada nordestina a adotar um município – General Sampaio no Ceará – no Programa Social Alfabetização Solidária. Nesse mesmo ano, foi lançado o Cartão Pague Menos Mastercard.

Agora, o ano de 2002 foi de extrema importância para a Pague Menos, uma vez que o Prêmio Top of Mind a coroou em diversas cidades como a rede de farmácias mais lembrada pelos consumidores. Agora, em 2003, mais um programa voltado para o âmbito social foi criado, sendo ele o Programa Infância Feliz Pague Menos, em parceria com a UNICEF. Seu objetivo foi contribuir com a educação de mais de 12 mil crianças de baixa renda por meio da doação de livros para bibliotecas comunitárias.

Ademais, em 2005 foi criado o conceito “loja dentro de loja”, que pode ser compreendido como a disposição de ambientes diferenciados para clientes específicos dentro das farmácias. Um ano mais tarde, a Pague Menos criou o AME e, em parceria com o Governo Federal, implantou a Farmácia Popular em todas suas unidades.

Como resultado de todos os esforços, em 2008 a rede de farmácias do grupo conquistou o primeiro lugar em volume de vendas e número de lojas no ranking oficial da ABRAFARMA (dezembro de 2007). No mesmo ano, o programa de TV Sempre Bem e a Campanha Doe seu Troco nasceram. Também na área social, o Primeiro Circuito de Corridas Pague Menos foi realizado em 2010, nas cidades de Fortaleza – CE, Salvador – BA, Recife – PE, São Paulo – SP, e Rio de Janeiro – RJ.

Ainda, em 2012, visando a sustentabilidade ambiental, a Pague Menos promoveu a Campanha Cidade Verde, que resultou no plantio de milhares de mudas em diversas regiões brasileiras. Dois anos mais tarde, a Campanha Bichinhos do Brasil, também promovida pela companhia, converteu parte da renda obtida pela venda de pelúcias para projetos de preservação da fauna brasileira.

Voltando para os negócios, o Centro de Distribuição de Hidrolândia (Goiás) foi um importante marco para a Pague Menos, tendo sido inaugurado em 2014 com o intuito de expandir os negócios nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país. Além disso, no ano seguinte, a empresa americana de capital de crescimento General Atlantic investiu 600 milhões de reais na Pague Menos.

Por fim, seu IPO (Initial Public Offer, que se traduz na abertura de capital da companhia) aconteceu já com a empresa aderindo ao Novo Mercado da B3 (B3SA3), segmento de listagem que representa o maior nível de governança corporativa da bolsa brasileira.

PGMN3 na Bolsa de Valores

A Oferta Pública Inicial (IPO) das ações de Pague Menos foi realizado em 2020 e suas ações podem ser negociadas através das ações PGMN3, que são ações ordinárias.

Itens importantes de analisar para as ações de Pague Menos é o free float e o tag along.

O free float é o número de ações da companhia que está em livre circulação na bolsa de valores. Quanto maior esse número, melhor, por que quanto mais ações disponíveis para negociação, aumenta o interesse de mais investidores, impactando a liquidez da empresa, e atualmente, 35.57% das ações PGMN3 de Pague Menos estão em livre circulação no mercado.

Já o tag along significa o direito, em caso de venda das ações do sócio controlador, de vender suas ações junto; no caso de tag along de 100%, podem ser recebidos os mesmos valores do acionista majoritário. No caso de PGMN3, o tag along é de 100%.

No ponto da governança corporativa, as ações PGMN3 estão listadas no segmento Novo Mercado da B3, que representa o mais alto nível de governança corporativa. Por isso, Pague Menos possui uma série de práticas que devem ser seguidas para o aumento de transparência e coerência de informações e a proteção de seus acionistas, incluindo minoritários, assim caracterizando.

Dividendos PGMN3

Você pode consultar a agenda dos próximos pagamentos de dividendos e o histórico de dividendos de Pague Menos na aba "dividendos" aqui da página da empresa.

Mural de discussão

Se a sua dúvida é sobre algum ativo, pesquise-o na caixa de busca e verifique se a sua dúvida já foi respondida por algum membro da comunidade.