Ações PDG Realty PDGR3

Pdg Realty Empreendimentos e Participações SA

A PDG é uma das principais construtoras e incorporadoras do Brasil. Atua com foco no mercado residencial, entregando mais de 67 mil unidades. Ver mais

Conheça PDG Realty ações PDGR3

A PDG Realty é uma companhia de capital aberto negociada na bolsa de valores brasileira, suas ações são negociadas através do código PDGR3 na B3.

Indicadores PDGR3

  • CotaçãoR$ 1,06

  • P/L0,08

  • LPA13,83

  • P/VPA-0,01

  • VPA-90,93

  • DY0%

Escrito por:

Marcilio Lima

A PDG Realty é uma empresa brasileira de capital aberto do ramo imobiliário fundada no ano de 2003 e com sede na cidade de São Paulo.

A operação da companhia abrange todo o escopo dos serviços imobiliários, começando com a escolha e aquisição de um terreno, passando pela incorporação e comercialização. 

O principal foco do imobiliária é o segmento residencial. Projetos comerciais e de loteamento representam apenas uma pequena parcela das atividades da companhia.

Em seu histórico, a companhia já entregou mais de 627 empreendimentos diferentes, atendendo a mais de 130 mil pessoas.

Para alcançar esses números a PDG Realty atua em 15 estados diferentes, incluindo o Distrito Federal. Sua estrutura emprega 260 colaboradores.

Vale ressaltar que a companhia possui outras duas subsidiárias, são elas:

  • Verny: Criada no ano de 2021 para atuar também com projetos imobiliários, mas também oferecendo serviço de reforma, retrofit e automação residencial;
  • PDG Securitizadora: Criada em 2008 e serve principalmente para funcionar como securitizadora de créditos imobiliários emitindo certificados de recebíveis.

História

A história da PDG Realty se inicia no ano de 2003 como uma simples subsidiária do banco de investimentos Pactual, objetivando crescer a rentabilidade de forma segura.

Três anos depois a companhia se tornou uma unidade completamente independente. Isso a levou no ano de 2007 a abrir o seu capital na bolsa, listando suas ações no Novo Mercado.

Com os recursos financeiros obtidos na oferta inicial, a companhia decidiu investir na Argentina, adquirindo 30% do TGLT, uma das principais empresas do ramo imobiliário.

No ano de 2008 também foi criada a PDG Securitizadora, que rapidamente obteve registro da CVM de empresa de capital aberto. A companhia também cresceu com aquisições.

Em 2011 a companhia passou a utilizar uma única marca para prestar todos os seus serviços, e também fez a aquisição da REP (Real Estate Partners).

Entre os anos de 2012 e 2013 a companhia obteve um aumento de capital no valor de 800 milhões de reais que teve como garantidor a Vinci Partners.

Neste período também foi eleito um novo corpo administrativo, que visava pôr as operações da companhia em ordem, já observando o crescente endividamento anual.

Eventualmente, no ano de 2015 a companhia precisou entrar com um pedido de recuperação judicial, culpando principalmente o mercado nacional.

Uma das primeiras medidas de contenção de danos foi alienar completamente a participação que ela tinha na REP. O processo de recuperação se iniciou de fato em 2017.

Nos anos seguintes a companhia se focou em cumprir todas as exigências do seu processo, conseguindo efetivamente superá-lo até o final de 2021.

A partir de 2022 a companhia passou a usar de uma maior cautela para o lançamento de imóveis, visando principalmente evitar maiores alavancagens que possam prejudicar sua operação.

PDG Realty na Bolsa de Valores

O IPO das ações da PDG Realty ocorreu em 2007 e suas ações podem ser negociadas através das ações PDGR3, que são ações ordinárias.

Pontos importantes de analisar para as ações da PDG Realty é o free float e o tag along.

O free float é o percentual de ações da PDG Realty que está em livre circulação no mercado. Quanto maior esse número, melhor, já que com mais ações disponíveis para negociação, aumenta o interesse de mais investidores, impactando a liquidez da empresa, e atualmente, 100% das ações PDGR3 de PDG Realty estão em livre circulação no mercado.

Já o tag along significa o direito, em caso de venda das ações do sócio controlador, de vender suas ações junto; no caso de tag along de 100%, podem ser recebidos os mesmos valores do acionista majoritário. No caso de PDGR3, o tag along é de 100%.

No ponto da governança corporativa, as ações PDGR3 estão listadas no segmento Novo Mercado da B3, que representa o mais alto nível de governança corporativa. Por isso, PDG Realty possui uma série de práticas que devem ser seguidas para o aumento de transparência e coerência de informações e a proteção de seus acionistas, incluindo minoritários, sinalizando assim.

Como declarar ações PDGR3?

Para declarar as ações da PDG Realty no Imposto de Renda (IRPF), siga os passos:

  • Você deve entrar no item "Bens e Direitos" e selecionar o código "03 - Participações Societárias";
  • Depois, selecione o código "01 - Ações (inclusive as listadas em bolsa)";
  • Depois, em localização, escolha o país do seu investimento, no caso de ações, escolha "105 - Brasil";
  • No campo do CNPJ, digite "02.950.811/0001-89";
  • Depois, em discriminação, coloque o código da ação e a quantidade de ações, por exemplo "PDGR3 - QUANTIDADE: 1000";
  • No final, coloque o valor total investido no campo "Situação em 31/12".

As ações da PDG Realty pagam dividendos?

Você pode consultar a agenda dos próximos pagamentos de dividendos e o histórico de dividendos da PDG Realty na aba "dividendos" aqui na página da empresa.