Ações OSX Brasil OSXB3

OSX Brasil SA

A OSX é uma empresa com atuação em equipamentos e serviços integrados para indústria naval. Ver mais

Conheça OSX Brasil ações OSXB3

A OSX Brasil é uma companhia de capital aberto com ações listadas na bolsa de valores brasileira, elas são negociadas sob o código OSXB3 na B3.

Indicadores OSXB3

  • CotaçãoR$ 5,55

  • P/L0,56

  • LPA9,84

  • P/VPA-0

  • VPA-1737,6

  • DY0%

Escrito por:

Marcilio Lima

A OSX é uma empresa brasileira de capital aberto e em estado de recuperação judicial, fundada no ano de 2009 e que tem sua sede no Rio de Janeiro.

Sua criação se deu ao observar uma oportunidade no mercado criada pela demanda por equipamentos e serviços integrados para atuar na Indústria Naval e Offshore.

Atualmente a companhia sobrevive da exploração econômica da área localizada no “Superporto do Açu”, na Bacia de Campos, que tem uma área de 3,2 milhões de m².

Vale destacar que esta área conta todas as licenças ambientais necessárias emitidas pelos órgãos competentes e implementadas pelo Complexo Industrial do Porto do Açu.

A OSX oferece serviços de construção, fretamento e serviços de Operação & Manutenção para empresas Exploração e Produção de Petróleo.

A companhia também conta com a subsidiária, a OSX Construção Naval S.A, que possui o Consórcio Dome Serviços Integrados, para desenvolver serviços de Spoolbase.

Sua outra subsidiária é a OSX Serviços Operacionais Ltda. Ambas os braços da companhia também tiveram que pedir um acordo de recuperação judicial.

Em seu ponto alto a empresa fez parte do conglomerado de empresas “X”, criado e liderado pelo bilionário brasileiro Eike Batista. 

História da OSX

A história da OSX se iniciou no ano de 2009, por iniciativa do empresário bilionário brasileiro Eike Batista, criado para atuar oferecendo apoio ao setor petrolífero.

Em seu auge, a companhia operou as unidades afretadas FPSO OSX-1 e OSX-3, que operavam nas plataformas da OGX Petróleo e Gás, hoje chamada de Dommo Energia S.A.

No entanto, a partir do ano 2013, a situação financeira da companhia, que já não andava bem junto com as outras empresas do conglomerado X, foi ainda mais intensificada.

Nesse ano ocorreu o cancelamento de encomendas de unidades que iriam ser construídas na “UCN Açu” e em estaleiros contratados. Também houve o cancelamento de contratos para o afretamento e operação de FPSO e WHPs.

As razões que levaram a companhia e as outras demais controladas por Eike a passarem por problemas financeiras foi a descoberto pelo mercado da real situação das empresas.

A maioria delas não seria capaz de cumprir aquilo que havia sido prometido pelo empresário. Algumas delas precisariam de muito mais investimento ou tempo, algo que os credores já não podiam mais aceitar.

Eventualmente, devido às conjunturas na qual a companhia se via, ela era incapaz de honrar o pagamento de obrigações vencidas e de vencimento a curto prazo.

Isso levou ao ajuizamento na Comarca da Capital do Estado do Rio de Janeiro do pedido de recuperação judicial tanto para a empresa quanto para suas duas subsidiárias.

Os pedidos de recuperação judicial foram apresentados em maio de 2014 e receberam o aval para serem cumpridos em dezembro. A homologação se deu em janeiro de 2015.

No final de 2020 as subsidiárias da companhia enfim declararam o encerramento do processo de recuperação judicial.

Pontos relevantes

  • Histórico administrativo ruim;
  • Não apresenta relatórios de sustentabilidade;
  • Operações com escopo limitado;
  • Possui bons níveis de governança corporativa;
  • Já esteve em recuperação judicial;
  • Dependente de acordos e concessões.

OSX Brasil na Bolsa de Valores

O IPO das ações da OSX Brasil foi realizado em 2008 e suas ações podem ser negociadas através das ações OSXB3, que são ações ordinárias.

Pontos importantes de analisar para as ações da OSX Brasil é o free float e o tag along.

O free float é o número de ações da OSX Brasil que está em livre circulação no mercado, então quanto maior esse número for, melhor, pois quanto mais ações disponíveis para negociação, aumenta o interesse de mais investidores, impactando a liquidez da companhia, e atualmente, 50,58% das ações OSXB3 de OSX Brasil estão em livre circulação no mercado.

Já o tag along significa o direito, em caso de venda das ações do sócio controlador, de vender suas ações em conjunto, podendo receber os mesmos valores que o acionista majoritário em caso de tag along de 100%. No caso de OSXB3, o tag along é de 100%.

Em termos de governança corporativa, as ações OSXB3 estão listadas no segmento Novo Mercado da B3, que representa grau máximo de governança corporativa. Como resultado, OSX Brasil possui uma série de práticas que devem ser seguidas para aumentar a transparência e consistência das informações e a proteção de seus acionistas, incluindo minoritários, sinalizando assim.

Como declarar ações OSXB3?

Para declarar as suas ações da OSX Brasil no Imposto de Renda (IRPF), siga os seguintes passos:

  • Você deve entrar no item "Bens e Direitos" e selecionar o código "03 - Participações Societárias";
  • Depois, selecione o código "01 - Ações (inclusive as listadas em bolsa)";
  • Depois, em localização, escolha o país do seu investimento, no caso de ações, escolha "105 - Brasil";
  • No campo do CNPJ, digite "09.112.685/0001-32";
  • Depois, em discriminação, coloque o código da ação e a quantidade de ações, por exemplo "OSXB3 - QUANTIDADE: 1000";
  • No final, coloque o valor total investido no campo "Situação em 31/12".

As ações da OSX Brasil pagam dividendos?

Você pode consultar a agenda dos próximos pagamentos de dividendos e o histórico de dividendos da OSX Brasil na aba "dividendos" aqui na página da empresa.