Ações Orizon Valorização ORVR3

Orizon Valorização de Resíduos SA

Atua no setor serviços ambientais, com foco em soluções integradas de gestão e beneficiamento de resíduos, como reciclagem e geração de energia. Ver mais

Conheça Orizon Valorização ações ORVR3

A Orizon Valorização é uma empresa de capital aberto negociada na bolsa de valores brasileira, suas ações são negociadas sob o código ORVR3 na B3.

Indicadores ORVR3

  • CotaçãoR$ 32,60

  • P/L-63,71

  • LPA-0,5

  • P/VPA6,76

  • VPA4,69

  • DY0%

Escrito por:

Marcilio Lima

A ORVR Orizon Valorização é uma empresa brasileira de capital aberto do setor serviços ambientais, fundada no ano de 2009 e com sede na cidade de São Paulo.

As principais atividades da empresa se resumem em soluções integradas de gestão e beneficiamento de resíduos. Isso inclui serviços como reciclagem e geração de energia.

Outros ativos pertencentes a empresa são os ecoparques, que funcionam como barreiras que reduzem a emissão de gás carbônico e garantem a destinação adequada do lixo.

O objetivo último é evitar a contaminação de solos, rios e mares. Além disso, a empresa também administra muitos aterros sanitários.

Nestes ativos a Orizon Valorização explora biogás e faz a geração de energia elétrica. Eles contam com uma capacidade instalada de 64 MW de energia.

No entanto, é importante destacar que quem cuida dessas atividades é a Orizon Energia e Gás Renovável LTDA, uma das mais recentes subsidiárias da companhia.

Atualmente a empresa possui parcerias importantes firmadas com o Banco Mundial, o governo da Suíça e alguns outros importantes compradores.

História da Orizon Valorização

A história da Orizon Valorização (ORVR) teve início no ano de 2009, com o objetivo de ser o principal veículo de investimento para os acionistas da “HTPA”, criada em 1999.

Naquela época a companhia era conhecida como “HIP” (Haztec Investimentos e Participações S.A). Sua criação tinha o objetivo de facilitar os negócios da empresa.

Ainda no ano de sua criação, a HIP fez a incorporação integral da HTPA, tonando está efetivamente a sua subsidiária. Isso fez da HIP uma holding.

Em 2010 a HIP passou a contar em seu capital social com o Fundo de Investimento em Participações Caixa Ambiental, na época gerido pelo Santander.

O período entre 2007 e 2010 foi marcado por mudanças nos segmentos de atuação do grupo. Empresas de tratamento e reutilização de água, fábrica de sistemas, contratos modalidade B.O.T foram adquiridos. Entre muitas outras mudanças.

Já em 2011, ao perceber que a diversificação havia falhado em gerar resultados operacionais esperados, foi necessário buscar novos acionistas dispostos a bancar.

Isso fez com que, em 2013 o acionista majoritário da companhia passasse a ser a Inovatec Participações S.A, que passou a ter 59,3% das ações da empresa.

Sob nova direção, os objetivos sociais da companhia foram limitados a tratamento e destinação de resíduos perigosos e não perigosos e serviços ambientais.

Todos os outros negócios, a partir deste ano, foram completamente descontinuados. O resultado foi uma forte reestruturação financeira de grandes resultados.

Enquanto os negócios adjacentes eram desfeitos, a empresa aproveitava para fazer aquisições importantes, como o aterro de João Pessoa (66,7% de participação).

Logo a companhia também começou a explorar o biogás nos aterros sanitários os quais ela controlava, também com o objetivo de fazer geração de energia elétrica.

Por fim, em 2019 a companhia promoveu mais uma grande reestruturação societária, dessa vez com a Inovatec ganhando uma participação ainda maior na sociedade.

Outras informações

A empresa tem expectativa de gerar pelo menos mais de 3,5 milhões de créditos de carbono por ano a partir de 2023.

Orizon Valorização na Bolsa de Valores

O IPO das ações da Orizon Valorização foi realizado em 2021 e suas ações podem ser negociadas por meio das ações ORVR3, que são suas ações ordinárias.

Pontos importantes a serem analisados para as ações da Orizon Valorização é o free float e o tag along.

O free float é o percentual de ações da Orizon Valorização que está em livre circulação, então quanto maior esse número for, melhor, pois quanto mais ações disponíveis para negociação, aumenta o interesse de mais investidores, impactando a liquidez da empresa, e atualmente, 47,47% das ações ORVR3 de Orizon Valorização estão em livre circulação no mercado.

Já o tag along representa o direito, em caso de venda das ações do sócio controlador, de vender suas ações junto, podendo receber os mesmos valores que o acionista majoritário em caso de tag along de 100%. No caso de ORVR3, o tag along é de 100%.

No ponto da governança corporativa, as ações ORVR3 estão listadas no segmento Novo Mercado da B3, que representa grau máximo de governança corporativa. Como resultado, Orizon Valorização possui uma série de práticas que devem ser seguidas para o aumento de transparência e coerência de informações e a proteção de seus acionistas, incluindo minoritários, assim caracterizando.

Como declarar ações ORVR3?

Para declarar as ações da Orizon Valorização no Imposto de Renda (IRPF), siga os seguintes passos:

  • Você deve entrar no item "Bens e Direitos" e selecionar o código "03 - Participações Societárias";
  • Depois, selecione o código "01 - Ações (inclusive as listadas em bolsa)";
  • Depois, em localização, escolha o país do seu investimento, no caso de ações, escolha "105 - Brasil";
  • No campo do CNPJ, digite "11.421.994/0001-36";
  • Depois, em discriminação, coloque o código da ação e a quantidade de ações, por exemplo "ORVR3 - QUANTIDADE: 1000";
  • No final, coloque o valor total investido no campo "Situação em 31/12".

As ações da Orizon Valorização pagam dividendos?

Você pode consultar a agenda dos próximos pagamentos de dividendos e o histórico de dividendos da Orizon Valorização na aba "dividendos" aqui na página da empresa.