Ações OceanPact OPCT3

Oceanpact Servicos Maritimos SA

A OceanPact (ações OPCT3) é uma empresa que desenvolve e implanta soluções áreas de meio ambiente, operações submarinas e apoio logístico e engenharia. Oferece serviços para estudo, proteção, monitoramento e uso sustentável do mar, do litoral e dos recursos marinhos para clientes de diversos setores da economia, como óleo e gás, energia, mineração, telecomunicações, portuário, navegação, turismo, pesca e aquicultura. Ver mais

Conheça OceanPact ações OPCT3

A OceanPact é uma empresa de capital aberto negociada na bolsa de valores brasileira, suas ações são negociadas sob o ticker OPCT3 na B3.

Indicadores OPCT3

  • CotaçãoR$ 2,37

  • P/L-13,02

  • LPA-0,18

  • P/VPA0,61

  • VPA3,87

  • DY0%

Escrito por:

Marcilio Lima

A OceanPact é uma empresa brasileira do ramo de segurança, logística e resposta de emergência, criada efetivamente em 2007 e com sede na cidade de Rio de Janeiro.

As atividades da empresa podem ser resumidas da seguinte forma:

  • Desenvolvimento e implantação de soluções seguras nas áreas do meio ambiente, operações submarinas e apoio logístico e engenharia;
  • Serviços de estudo, proteção, monitoramento e uso sustentável do mar, do litoral e dos recursos marinhos para clientes de diversos setores.

Para ser capaz de atender a uma demanda tão variada, ela conta com uma equipe de mais de 300 oceanógrafos, biólogos, bacharéis em ciências náuticas e engenheiros diversos.

Essa grande equipe opera embarcações especializadas e inventários de equipamentos de prevenção e combate a derramamentos no mar e coleta de dados oceanográficos.

Vale destacar que a companhia possui a maior frota de barcos dedicados à pesquisa no Brasil, dedicados a projetos nas áreas de meio ambiente, geologia, oceanografia e outras.

Ao todo a empresa possui 15 filiais em 9 estados brasileiros, além de contar com subsidiárias na Holanda, México, Reino Unido, Noruega e Uruguai.

História da OceanPact

A história da OceanPact foi iniciada no ano de 2007. O motivo da criação da empresa foi buscar uma atuação nas áreas de consultoria e resposta a emergência ambientais.

Inclusive, desde que foi criada a companhia tem participação direta e expressiva em operações de resposta a derramamento de óleo no Brasil e na América Latina.

Muitos dos incidentes ambientais que ocorreram nos últimos 20 anos contaram com a colaboração da equipe da OceanPact para serem resolvidos. Alguns deles:

  • Vazamento de óleo na Baía de Paranaguá, em 2004;
  • Vazamento de óleo no Campo do Frade, na Bacia de Campos em 2011;
  • O vazamento de óleo da Deepwater Horizon, no Golfo do México, em 2010;
  • Rompimento das barragens de Mariana e Brumadinho em 2015 e 2019.

Isso sem contar outras grandes emergências relacionadas a náufragos e outros derramamentos de óleo de grandes proporções.

No ano de 2011 a empresa fez uma joint venture com a companhia americana Witt O’Brien’s, efetivamente criando a Witt O'Brien's do Brasil.

Essa nova marca trabalha com consultoria especializada nas áreas de meio ambiente, segurança e gestão de riscos, além de promover resiliência e sustentabilidade operacional.

Em 2013 a companhia decidiu aumentar o seu leque de serviços marítimos e ambientais. Para isso fez outra joint venture, com a companhia inglesa Gardline.

Dessa parceria nasceu a Gardline do Brasil. Seis anos depois, no entanto, esta empresa seria adquirida pela OceanPact e mudaria o seu nome para OceanPact GEO.

No ano de 2018 houve outra aquisição, da Servmar. Esta era uma empresa brasileira com mais de 30 anos de experiência em remediação de áreas contaminadas e outros serviços.

A Servmar também atuava com a operação dos centros de defesa ambiental da Petrobrás. Isso fez a equipe da OceanPact se tornar ainda mais sólida prestando mais serviços.

Outras informações da OceanPact

Para prestar os seus serviços a companhia conta com 5 marcas diferentes, a própria OceanPact, a OceanPact GEO, a OceanPact Log, a Witt O’Brien’s do Brasil e a Servmar.

OceanPact na Bolsa de Valores

A Oferta Pública Inicial (IPO) das ações da OceanPact foi realizado em 2021 e suas ações podem ser negociadas através das ações OPCT3, que são ações ordinárias.

Pontos importantes a serem analisados para as ações da OceanPact é o free float e o tag along.

O free float é o percentual de ações da OceanPact que está em livre circulação no mercado, então quanto maior esse número for, melhor, já que com mais ações disponíveis para negociação, aumenta o interesse de mais investidores, impactando a liquidez da empresa, e atualmente, 61,62% das ações OPCT3 de OceanPact estão em livre circulação no mercado.

Já o tag along representa o direito, em caso de venda das ações do sócio controlador, de vender suas ações em conjunto, podendo receber os mesmos valores que o acionista majoritário em caso de tag along de 100%. No caso de OPCT3, o tag along é de 100%.

Em termos de governança corporativa, as ações OPCT3 estão listadas no segmento Novo Mercado da B3, que representa o mais alto nível de governança corporativa. Por isso, OceanPact possui uma série de práticas que devem ser seguidas para aumentar a transparência e consistência das informações e a proteção de seus acionistas, incluindo minoritários, assim caracterizando.

Como declarar ações OPCT3?

Para declarar as ações da OceanPact no Imposto de Renda (IRPF), siga os passos:

  • Você deve entrar no item "Bens e Direitos" e selecionar o código "03 - Participações Societárias";
  • Depois, selecione o código "01 - Ações (inclusive as listadas em bolsa)";
  • Depois, em localização, escolha o país do seu investimento, no caso de ações, escolha "105 - Brasil";
  • No campo do CNPJ, digite "09.114.805/0001-30";
  • Depois, em discriminação, coloque o código da ação e a quantidade de ações, por exemplo "OPCT3 - QUANTIDADE: 1000";
  • No final, coloque o valor total investido no campo "Situação em 31/12".

As ações da OceanPact pagam dividendos?

Você pode consultar a agenda dos próximos pagamentos de dividendos e o histórico de dividendos da OceanPact na aba "dividendos" aqui na página da empresa.