Ações Iochpe-Maxion MYPK3

Iochpe-Maxion SA

A Iochpe-Maxion (ações MYPK3) é uma empresa líder mundial na produção de rodas automotivas e de componentes para veículos. São 31 unidades fabris localizadas em 14 países. O objetivo da Iochpe-Maxion é fornecer soluções inovadoras na sua área de atuação por meio de macrotendências globais, além de desenvolver novos produtos com o uso de tecnologia de ponta. Ver mais

Conheça Iochpe-Maxion ações MYPK3

Iochpe-Maxion é uma empresa de capital aberto negociada na bolsa de valores brasileira, suas ações são negociadas através do ticker MYPK3 na B3.

SETOR / SEGMENTOAutomotivo > Automotivo

CNPJ

PÁGINA NA B3Ver site ⇨

FUNDADO

IPO

VALOR MERCADO

PÁGINA DE RIVer site ⇨

A Iochpe-Maxion (ações MYPK3) é uma empresa líder mundial na produção de rodas automotivas e de componentes para veículos. São 31 unidades fabris, localizadas em 14 países, à disposição da companhia. O objetivo da Iochpe-Maxion (ações MYPK3) é fornecer soluções inovadoras na sua área de atuação por meio de macrotendências globais, além de desenvolver novos produtos com o uso de tecnologia de ponta.

A empresa divide as suas operações em dois segmentos, eles são:

  • Maxion Wheels (responsável pela produção e comercialização de rodas de aço para veículos leves, comerciais e máquinas agrícolas, bem como rodas de alumínio para veículos leves);
  • Maxion Structural Components (tem a função de produzir longarinas, travessas e chassis montados para veículos comerciais e conjuntos estruturais para veículos leves). Ainda, através da joint venture Amsted Maxion, a empresa é capaz de produzir e comercializar rodas e fundidos ferroviários, fundidos industriais e vagões de carga.

A Maxion Wheels controla 23 plantas em 12 países (Brasil, China, México, Estados Unidos, África do Sul, Itália, República Checa, Alemanha, Espanha, Turquia e Índia). e fornece rodas e outros itens para as grandes montadoras de veículos, a exemplo de Daimler, Ford, Volkswagen, FCA, Renault, Nissan, Toyota, Honda, Scania e GM. O segmento Maxion Structural Components opera através de 6 plantas em 4 países: Brasil, Argentina, Uruguai e México.

A atual estratégia para crescimento da Iochpe-Maxion é pautada em três pilares: o desenvolvimento do negócio atual, internacionalização e desenvolvimento de produtos sinérgicos, ou seja, aumentar a gama de produtos e serviços ofertados que estejam próximos dos componentes que a empresa já possui, em questões de matéria-prima e produção de itens.

O que se espera da empresa é que amplie o seu portfólio de produtos e empregue tecnologia cada vez mais em suas operações, além de alcançar o seu objetivo de internacionalização e alcançar outros países. A presença global da empresa ainda pode ser ampliada e intensificada através de investimentos para a abertura de novas plantas. Por fim, a IOCHPE-MAXION é capaz de produzir equipamentos automotivos que atendem a demandas específicas com agilidade, rapidez e custos competitivos.

História da Iochpe-Maxion

A Iochpe-Maxion (ações MYPK3) originou-se em 1918, no Rio Grande do Sul. Inicialmente, as operações da empresa eram voltadas para o ramo madeireiro. Posteriormente, os setores financeiro e industrial também passaram a receber a atenção da empresa.

A partir da década de 90, o empreendimento passou a concentrar suas atividades nos segmentos de autopeças e equipamentos ferroviários. Em 1998, a IOCHPE-MAXION sofreu um processo de reestruturação e redefinição do seu modelo de negócio.

No início do novo milênio, 50% do segmento ferroviário da companhia foi alienado para a Amsted Industries, companhia norte-americana. Assim, em um processo de joint venture, surge a Amsted Maxion. Dessa forma, a IOCHPE-MAXION passou a controlar seus projetos através de dois segmentos, considerados como empresas distintas, a Amsted Maxion (no setor ferroviário) e a Maxion Sistemas Automotivos (esse setor, por sua vez, era dividido em dois subsetores, o de Rodas e Chassis e o de Componentes Automotivos).

Em 2008, a IOCHPE-MAXION entra no segmento Novo Mercado da Bolsa de Valores brasileira, ao converter suas ações preferenciais em ordinárias, MYPK3. Em 2009, a empresa faz a aquisição da ArvinMeritor, empresa dos Estados Unidos no segmento de rodas, e assume seus empreendimentos no Brasil, Estados Unidos e México, dando origem à Divisão Fumagalli. Em 2010, para expandir a atuação nesse mesmo setor em território mexicano, a IOCHPE-MAXION adquire ativos da empresa Nugar S.A.P.I., a qual era controlada pelo grupo CIE Automotive.

No ano de 2011, a Iochpe-Maxion adquire 50% das ações da empresa Montich S.A., fabricante argentina de longarinas, chassis e estampados para veículos comerciais. Assim, surge a joint venture Maxion Montich S.A. Em 2012, são concluídas as aquisições do Grupo Galaz, reconhecido fabricante mexicano de longarinas de aço para veículos comerciais; e da Hayes Lemmerz, produtor norte-americano de rodas automotivas e de aço e alumínio para veículos leves.

MYPK3 na Bolsa de Valores

O IPO das ações de Iochpe-Maxion foi realizado em 1984 e suas ações podem ser negociadas através das ações MYPK3, que são suas ações ordinárias.

Itens importantes de analisar para as ações de Iochpe-Maxion é o free float e o tag along.

O free float é a quantidade de ações da companhia que está em livre circulação, então quanto maior esse número for, melhor, já que com mais ações disponíveis para negociação, aumenta o interesse de mais investidores, impactando a liquidez da empresa, e atualmente, 89.49% das ações MYPK3 de Iochpe-Maxion estão em livre circulação no mercado.

Já o tag along representa o direito, em caso de venda das ações do sócio controlador, de vender suas ações junto, podendo receber os mesmos valores que o acionista majoritário em caso de tag along de 100%. No caso de MYPK3, o tag along é de 100%.

Em termos de governança corporativa, as ações MYPK3 estão listadas no segmento Novo Mercado da B3, que representa grau máximo de governança corporativa. Por isso, Iochpe-Maxion possui uma série de práticas que devem ser seguidas para o aumento de transparência e coerência de informações e da proteção de seus acionistas, incluindo minoritários, assim caracterizando melhores práticas empresariais.

Dividendos MYPK3

Você pode consultar a agenda dos próximos pagamentos de dividendos e o histórico de dividendos de Iochpe-Maxion na aba "dividendos" aqui da página da empresa.

Mural de discussão

Se a sua dúvida é sobre algum ativo, pesquise-o na caixa de busca e verifique se a sua dúvida já foi respondida por algum membro da comunidade.