Ações Banco Modal MODL4, MODL3, MODL11

Banco Modal SA

O Banco Modal (ações MODL11, MODL4, MODL3) é um banco de investimentos com atuação em estruturação, coordenação de grandes operações no mercado nacional e parcerias estratégicas com os principais agentes e líderes internacionais. Atualmente, possui escritórios no Rio de Janeiro e em São Paulo, além de ter um portfólio de clientes em todo o território nacional. Ver mais

Conheça Banco Modal ações MODL4, MODL3, MODL11

O Banco Modal é uma companhia de capital aberto com ações listadas na bolsa de valores brasileira, elas são negociadas através do código MODL4, MODL3, MODL11 na B3.

O Banco Modal, ações MODL3, MODL4 e MODL11, é atualmente, de um banco múltiplo, com carteiras focadas nas frentes comercial e de investimentos. A partir disso, o Banco é focado tanto na realização de movimentações de grande porte no mercado financeiro quanto no fornecimento de serviços financeiros em geral, inclusive para pessoa física.

Para o público pessoa física, o destaque recai sobre o Modalmais, meio pelo qual o Banco Modal oferece tanto serviços de investimento quanto serviços bancários tradicionais (como pagamento de contas, transferências, crédito e afins) por meio de um único aplicativo.

A partir disso, nota-se que o Banco Modal possui uma amplitude relevante de público atendido, desde o cliente pessoa física até agentes financeiros de maior porte.

É crucial manter em destaque o alinhamento às tendências tecnológicas por parte do Banco, afinal o mesmo atua de forma completamente digital, sem agências, e utiliza ferramentas específicas de dados e gestão em prol de otimizar as atividades exercidas.

Em complemento, a instituição oferece, aos clientes, conteúdos de educação financeira, com o objetivo de contribuir para um melhor e mais consciente uso dos recursos investidos e movimentados por meio da plataforma do Modalmais.

A trajetória do Banco Modal (MODL)

Durante o ano de 1995, o Banco Modal (MODL3, MODL4 e MODL11) foi fundado, na cidade do Rio De Janeiro (RJ), pelos ex-sócios do Banco Garantia. Nesse momento inicial de sua história, o Modal possuía como foco a realização de movimentações de maior porte do mercado financeiro nacional.

Ainda no decorrer da década de 1990, o Banco Modal realizou movimentações significativas para a expansão de suas atividades. Como destaque, durante o ano de 1999, o Banco Modal se estruturou como um banco múltiplo, ou seja, como um banco com mais de uma frente de atuação.

A partir desse momento, o Modal contava tanto com uma carteira de banco de investimento quanto com uma carteira de banco comercial. Entretanto, até este momento, o foco da atuação do Modal não era o cliente pessoa física, dado que a gestão concentrava empenho em movimentações de maior porte financeiro.

Nos anos seguintes, durante o período compreendido entre os anos de 1999 e 2014, ocorreu uma significativa expansão das atividades do banco, ainda no segmento focado em grandes movimentações.

Dessa forma, durante esse período o banco iniciou sua atuação na administração de recursos de terceiros, participou e estruturou movimentações, recebeu a autorização para atuar tanto como escriturador quanto como custodiante de ativos e, por fim, realizou diversas parcerias com agentes tanto nacionais quanto internacionais.

A partir do ano de 2015, o Banco Modal direcionou parte de seu foco para a oportunidade de atender o público pessoa física. Assim sendo, entre os anos de 2015 e de 2017, o Banco Modal implementou melhorias e adaptações para ampliar a acessibilidade do investidor pessoa física às suas plataformas.

Com base nisso, o Modal implementou o Homebroker Modalmais, direcionado aos clientes pessoa física. Além disso, no período em questão, o banco múltiplo iniciou a distribuição de diversos produtos de investimento, tanto próprios quanto de outras instituições, para os investidores pessoa física cadastrados em sua plataforma.

Em complemento às melhorias implementadas até o momento, o ano de 2018 se trata de um ano crucial em termos do foco em atender os potenciais clientes pessoa física e, como consequência, viabilizar o crescimento do Banco Modal nesse segmento de clientes. A partir disso, no ano de 2018 foi lançado, pelo Banco Modal, o Modalmais.

Por meio da plataforma em questão, os serviços bancários convencionais (transferência, pagamentos e afins) e os serviços de investimento financeiro foram consolidados, ao cliente, em apenas um único aplicativo, simbolizando uma maior integração dos serviços fornecidos pelo Banco Modal aos clientes.

Em 2019, com o objetivo de otimizar as atividades do Banco, a gestão do Modal optou pela cisão e, em seguida, pela venda das atividades de administração e custódia para a Apex Group. Apesar disso, o ano de 2020 foi marcado por um novo e amplo ciclo de expansão na trajetória da companhia.

Inicialmente, no decorrer do ano de 2020, ocorreu um amplo amadurecimento da rede e das atividades de Agentes Autônomos de Investimento (AAIs) credenciados à plataforma do Banco Modal. Em seguida, o

Modal iniciou o oferecimento, aos clientes, de cartões de crédito com bandeira Visa e, no mesmo ano, celebrou uma parceria com o Credit Suisse, atual acionista do Banco Modal. Em complemento, ainda no ano de 2020, o banco realizou a aquisição da companhia Investir Juntos, focada no fornecimento de educação financeira aos clientes e potenciais clientes do banco.

Em sequência na trajetória do Banco Modal, o ano de 2021 representou um novo e consecutivo ciclo de melhorias e investimentos, em prol de otimizar a atuação do banco, como um todo.

Em um primeiro momento, durante o ano em questão, ocorreram múltiplas aquisições de outras companhias, tais aquisições possuíam o objetivo de aprimorar a capacitação dos colaboradores e agentes relacionados ao Modal, ampliar a atuação com o uso de dados e melhorar o fornecimento de conteúdos relacionados à educação financeira.

Vale adicionar que, ainda em 2021, o Banco Modal iniciou uma relação mais intensa com o mercado de capitais nacional, por meio da oferta pública (IPO) de suas ações na bolsa de valores brasileira, a B3. A partir desse momento, a maior parte da liquidez das ações da companhia se concentra em sua Unit, código de negociação MODL11.

O Banco Modal (MODL) atualmente

Como abordado anteriormente, nos dias atuais o Banco Modal se trata de um banco múltiplo, que possui tanto sua carteira comercial quanto sua carteira de investimentos. Em linhas gerais, o Modal possui tanto o foco em grandes transações quanto a atuação no fornecimento de serviços para os investidores pessoa física.

De forma aprofundada, em ambos os universos de atuação, o Banco Modal atende a um amplo leque de clientes e agentes econômicos, como os exemplos a seguir:

  • Investidores pessoa física;
  • Escritórios de Agentes Autônomos de Investimento (AAIs);
  • Family Offices: escritórios de investimentos dedicados à gestão de patrimônio de um grupo familiar com uma quantidade grande de recursos financeiros;
  • Gestores de patrimônio;
  • Entre outros;

Com destaque ao universo do público pessoa física, o banco oferece uma ampla integração dos serviços de investimento aos serviços bancários tradicionais por meio da plataforma Modalmais.

A partir disso, o banco objetiva ser protagonista na integração e digitalização de serviços financeiros por meio dos serviços oferecidos através do Modalmais, em prol de estar em destaque no setor, como um todo.

Portanto, com base nessa forte integração, os clientes do Modalmais conseguem, por meio do App, ter acesso a serviços como:

  • Investimentos financeiros em geral, tanto nos produtos do Modal quanto nos produtos de terceiros oferecidos na plataforma;
  • Transferências em geral, inclusive via PIX;
  • Pagamento de contas, boletos e afins;
  • Operações de crédito;
  • Acesso a cartão de crédito;
  • Entre outros;

Em complemento à digitalização dos serviços oferecidos, o Modal utiliza diversas ferramentas digitais como base para a expansão e otimização de suas atividades.

Assim sendo, pode-se destacar a aderência ao Open Finance, uso de Big Data e algoritmos, de dados em geral, em prol de oferecer serviços mais completos e personalizados aos seus clientes.

Adicionalmente ao oferecimento de serviços financeiros, o Banco Modal, atualmente, realiza investimentos em fornecer conteúdos de educação financeira aos clientes.

Em linhas gerais, o banco fornece o complemento de orientação tanto através de conteúdos disponibilizados em plataformas digitais quanto através de assessoria direta ao cliente.

Além disso, no que se refere aos colaboradores do banco, internamente, o mesmo realiza investimentos em prol de uma maior capacitação de seus empregados e credenciados, no caso dos Agentes Autônomos (AAIs).

Como consequência, tem-se a evolução na qualidade dos serviços prestados ao cliente, o que tende a gerar um crescimento mais bem fundamentado e mais sustentável do banco em si.

Banco Modal na Bolsa de Valores

O IPO das ações do Banco Modal foi realizado em 2021 e suas ações podem ser negociadas através das ações MODL11, que são suas ações ordinárias, ações MODL3, que são suas ações preferenciais, e ações MODL4, que são as suas ações units.

Itens importantes de analisar para as ações do Banco Modal é o free float e o tag along.

O free float é a quantidade de ações do Banco Modal que está em livre circulação. Quanto maior esse número, melhor, pois quanto mais ações disponíveis para negociação, aumenta o interesse de mais investidores, impactando a liquidez da companhia, e atualmente, 0% das ações MODL11 e 20,98% das ações MODL3 de Banco Modal estão em livre circulação no mercado.

Já o tag along representa o direito, em caso de venda das ações do sócio controlador, de vender suas ações em conjunto, podendo receber os mesmos valores que o acionista majoritário em caso de tag along de 100%. No caso de MODL11, o tag along é de 100%, e de MODL3, o tag along é também de 100%.

As ações MODL4 são units, são compostas por ações MODL11 e MODL3.

Diferença entre as ações MODL4, MODL3 e MODL11

A principal diferença entre as ações do Banco Modal é que as ações ordinárias (MODL11) dão direito a voto nas assembleias da empresa e as ações preferenciais (MODL3) possuem preferência na distribuição dos dividendos, apesar das ações ordinárias também receberem dividendos. As units (MODL4) do Banco Modal são formadas por 1 ação ON e 2 ações PN.

Criamos um artigo completo que explica em detalhes a diferença entre as acões ON, PN e UNITs, clique aqui para acessar o artigo.

Como declarar ações MODL4, MODL3 e MODL11?

Para declarar as suas ações do Banco Modal no Imposto de Renda (IRPF), siga os seguintes passos:

  • Você deve entrar no item "Bens e Direitos" e selecionar o código "03 - Participações Societárias";
  • Depois, selecione o código "01 - Ações (inclusive as listadas em bolsa)";
  • Depois, em localização, escolha o país do seu investimento, no caso de ações, escolha "105 - Brasil";
  • No campo do CNPJ, digite "30.723.886/0001-62";
  • Depois, em discriminação, coloque o código da ação e a quantidade de ações, por exemplo "MODL11 - QUANTIDADE: 1000";
  • No final, coloque o valor total investido no campo "Situação em 31/12".

As ações do Banco Modal pagam dividendos?

Você pode consultar a agenda dos próximos pagamentos de dividendos e o histórico de dividendos do Banco Modal na aba "dividendos" aqui na página da empresa. Você também vai conseguir ver qual das ações MODL11, MODL3, MODL4 paga mais dividendos.