Ações KEPL3

Kepler

Kepler Weber SA

Atua no setor de logística, com foco no agronegócio, para o qual ela oferece soluções de pós-colheita da cadeia produtiva de grãos, sendo líder na América Latina. Ver mais

Conheça a Kepler ações KEPL3

A Kepler é uma empresa de capital aberto que negocia suas ações na bolsa de valores brasileira, elas são negociadas sob o código KEPL3 na B3.

Indicadores KEPL3

  • CotaçãoR$ 21,74

  • P/L6,99

  • LPA3,11

  • P/VPA3,52

  • VPA6,17

  • DY5,57%

Escrito por:

Marcilio Lima

A KEPL Kepler (Kepler Weber) é uma empresa brasileira de capital aberto do setor de logística, fundada em 1925 e com sede na cidade de São Paulo.

O setor de atuação da companhia é o agronegócio, para o qual ela oferece soluções de pós-colheita da cadeia produtiva de grãos, sendo líder na América Latina.

A companhia também trabalha com armazenagem, sendo que a sua carteira de clientes é composta de cooperativas, produtores agrícolas e indústrias de beneficiamento.

De forma geral, a empresa fabrica equipamentos para armazenagem, beneficiamento e movimentação de granéis, sendo especialista em soluções de armazenagem.

Entre os produtos que compõem o portfólio da empresa, estão os silos metálicos, transportadores horizontais e verticais, secadores e máquinas de limpeza de grãos.

Caso seja necessário, a empresa também oferece peças de reposição. Seus cinco centros de distribuição trabalham todos os dias do ano, 24 horas por dia.

Vale ressaltar que a companhia se encontra presente em mais de 40 países, além de possuir fábricas no Rio Grande do Sul e também no Mato Grosso do Sul.

História da Kepler

A história da Kepler (KEPL) iniciou com os irmãos Otto Kepler e Adolfo Kepler Junior, que juntos fundaram no ano de 1925 uma pequena ferraria, que se transformou em indústria.

Esse pequeno empreendimento fabricava prensas de banha, fumo e óleo vegetal, centrífugas de mel e carrocerias para caminhões e ônibus, entre outras coisas.

Ao final da década de 30, a empresa ganharia mais um sócio, dessa vez Paulo Otto Weber, o que fez com que a empresa mudasse de nome para “Kepler irmãos & Weber”.

Algumas décadas depois, em 1963, quando a companhia se transformou em uma sociedade anônima, seu nome passou a ser “Kepler Weber S.A”.

Com essa mudança no nome, a empresa passou a se dedicar às atividades de comércio, indústria, importação e exportação. No entanto, as exportações só iniciaram em 1972.

No ano de 1975 a empresa comemorou 50 anos de idade inaugurando um novo parque fabril, localizado na cidade de Panambi, no Rio Grande do Sul.ca

No ano seguinte foi lançada uma nova linha de máquinas de limpeza móvel, a KW Jumbo, que trouxe ao mercado uma inovação no conceito de limpeza de grãos.

Durante os anos 90 a companhia passou a investir no segmento de movimentação de granéis, sendo o seu primeiro projeto no porto de Santos.

Já 1996 foi marcado por uma alteração no seu controle acionário. O Banco de Investimento S.A, a Caixa, o Instituto Aerus e a SERPROS passaram a controlar a companhia.

Em 1997, o Grupo Kepler Weber faz a aquisição da Cepem (Centro de Engenharia e Montagem Ltda). Em 2003, o Cepem mudou de nome para Kepler Weber Inox Ltda.

Nos anos seguintes a empresa continuou crescendo por meio de aquisições, passando por mais reestruturações societárias. Novos produtos foram lançados e a sua atuação expandiu ainda mais, incluindo para fora do país.

Outras informações

A KEPL Kepler também comercializa uma tecnologia chamada de “Sync”, que serve para apresentar soluções integradas para a produção e colheita.

Kepler na Bolsa de Valores

A Oferta Pública Inicial (IPO) das ações da Kepler ocorreu em 1980 e suas ações podem ser negociadas através das ações KEPL3, que são suas ações ordinárias.

Itens importantes de analisar para as ações da Kepler é o free float e o tag along.

O free float é o percentual de ações da Kepler que está em livre circulação no mercado, então quanto maior esse número for, melhor, por que quanto mais ações disponíveis para negociação, aumenta o interesse de mais investidores, impactando a liquidez da empresa, e atualmente, 99,91% das ações KEPL3 de Kepler estão em livre circulação no mercado.

Já o tag along representa o direito, em caso de venda das ações do sócio controlador, de vender suas ações em conjunto; no caso de tag along de 100%, podem ser recebidos os mesmos valores do acionista majoritário. No caso de KEPL3, o tag along é de 100%.

Como declarar ações KEPL3?

Para declarar as ações da Kepler no Imposto de Renda (IRPF), siga os passos:

  • Você deve entrar no item "Bens e Direitos" e selecionar o código "03 - Participações Societárias";
  • Depois, selecione o código "01 - Ações (inclusive as listadas em bolsa)";
  • Depois, em localização, escolha o país do seu investimento, no caso de ações, escolha "105 - Brasil";
  • No campo do CNPJ, digite "91.983.056/0001-69";
  • Depois, em discriminação, coloque o código da ação e a quantidade de ações, por exemplo "KEPL3 - QUANTIDADE: 1000";
  • No final, coloque o valor total investido no campo "Situação em 31/12".

As ações da Kepler pagam dividendos?

Você pode consultar a agenda dos próximos pagamentos de dividendos e o histórico de dividendos da Kepler na aba "dividendos" aqui na página da empresa.