Ações Jereissati JPSA3

Jereissati Participações SA

A Jereissati (atualmente Iguatemi S.A) atua como holding no segmento de shoppings, além disso, também presta serviços de assessoria e consultoria econômica, financeira e tributária. Ver mais

Conheça Jereissati ações JPSA3

A Jereissati é uma empresa de capital aberto negociada na bolsa de valores brasileira, suas ações são negociadas sob o ticker JPSA3 na B3.

Indicadores JPSA3

  • CotaçãoR$ 3,15

  • P/L12,69

  • LPA0,21

  • P/VPA0,88

  • VPA3,06

  • DY0,42%

Escrito por:

Marcilio Lima

A Jereissati (atualmente Iguatemi S.A), é uma empresa brasileira de capital aberto que atua como holding no segmento de shoppings, com sede na cidade de São Paulo.

Apesar de ser uma holding e funcionar primariamente como uma, a companhia também presta serviços de assessoria e consultoria econômica, financeira e tributária.

O seu faturamento, contudo, é advindo inteiramente de sua única controlada atualmente, a “Iguatemi Empresa de Shopping Center (IESC)”, uma das principais do setor no país.

Os shoppings Iguatemi são uma das marcas mais conhecidas no mercado de shopping centers. Em 2019 foi considerada uma das 60 marcas mais conhecidas do Brasil.

A companhia, por sua vez, possui participação em 14 shoppings, todos sob sua, sendo que dois deles estão localizados em premium outlets e outros três em torres comerciais.

O principal público-alvo dos shoppings Iguatemi são as classes A e B, pois eles estão inseridos nos centros comerciais mais desenvolvidos do Brasil.

Os principais ativos da companhia atualmente, são:

  • Iguatemi São Paulo;
  • JK Iguatemi;
  • Shopping Pátio Higienópolis;
  • Iguatemi Porto Alegre.

Estes quatro Shoppings estão entre os 10 maiores aluguéis por metro quadrado do Brasil entre concorrentes de capital aberto. O Iguatemi São Paulo é o maior da América Latina.

Outro ponto importante de destaque da companhia é a plataforma de e-commerce Iguatemi 365 que conta com centenas de marcas premium para os clientes da companhia.

História da Jereissati

A história da Jereissati teve início no começo do século XX no estado do Ceará como uma empresa de comércio têxtil. Logo o seu crescimento levou a diversificação.

No ano de 1946 foi então criada a Companhia Imobiliário Jereissati, para se aproveitar do crescimento populacional e urbanização da região.

No começo da década de 60 aconteceu então a primeira grande aquisição da empresa, a Metalúrgica La Fonte, uma fabricante de fechaduras tradicional e líder no seu setor.

Em 1984 houve uma reestruturação societária da Metalúrgica La Fonte, efetivamente criando a La Fonte Fechaduras S.A, como subsidiária integral da Jereissati.

A partir de 1985 aconteceu a abertura de capital da La Fonte, que agora já atuava como uma holding. Dois anos depois seu nome foi alterado para “Jereissati Participações S.A”.

Durante a metade dos anos 90 a Jereissati Participações alterou o seu objeto social para compreender a atividade de exploração comercial e planejamento de Shopping Centers.

Até aquele momento, essa atividade era exercida pela sua controlada “IESC”, desde o ano de 1979, quando está adquiriu os ativos da Construtora Alfredo Mathias.

Esse novo foco de atividade da empresa teve o seu pontapé com o shopping Iguatemi São Paulo, que foi o primeiro empreendimento do tipo no Brasil, em 1996.

O ano de 1997 foi marcado pela entrada da companhia no ramo de telefonia móvel, por meio de sua controlada, a Operate Participações Ltda, e participações na Americel e Telet.

Outra investida no mercado foi a aquisição de 14,58% de participação da Tele Norte Participações S.A, que controlava a SRFC (atualmente OI S.A).

Eventualmente, entre 2015 e 2016 a Jereissati deixou de lado todos os ramos de atividade, com exceção dos negócios relacionados a Shopping Centers, que mantém até hoje.

Outras informações da Jereissati

A Jereissati possui um alto nível de governança corporativa, estando ela listada no segmento de Novo Mercado. Em outubro de 2021 a Jereissati Participações e sua controlada, a IESC tornaram-se uma empresa só.

Jereissati na Bolsa de Valores

A Oferta Pública Inicial (IPO) das ações da Jereissati foi realizado em 1946 e suas ações podem ser negociadas através das ações JPSA3, que são suas ações ordinárias.

Pontos importantes de analisar para as ações da Jereissati é o free float e o tag along.

O free float é a quantidade de ações da Jereissati que está em livre circulação no mercado. Quanto maior esse número, melhor, pois quanto mais ações disponíveis para negociação, aumenta o interesse de mais investidores, impactando a liquidez da companhia, e atualmente, 39,56% das ações JPSA3 de Jereissati estão em livre circulação no mercado.

Já o tag along representa o direito, em caso de venda das ações do sócio controlador, de vender suas ações junto; no caso de tag along de 100%, podem ser recebidos os mesmos valores do acionista majoritário. No caso de JPSA3, o tag along é de 100%.

Como declarar ações JPSA3?

Para declarar as ações da Jereissati no Imposto de Renda (IRPF), siga os passos:

  • Você deve entrar no item "Bens e Direitos" e selecionar o código "03 - Participações Societárias";
  • Depois, selecione o código "01 - Ações (inclusive as listadas em bolsa)";
  • Depois, em localização, escolha o país do seu investimento, no caso de ações, escolha "105 - Brasil";
  • No campo do CNPJ, digite "60.543.816/0001-93";
  • Depois, em discriminação, coloque o código da ação e a quantidade de ações, por exemplo "JPSA3 - QUANTIDADE: 1000";
  • No final, coloque o valor total investido no campo "Situação em 31/12".

As ações da Jereissati pagam dividendos?

Você pode consultar a agenda dos próximos pagamentos de dividendos e o histórico de dividendos da Jereissati na aba "dividendos" aqui na página da empresa.