Ações Hapvida HAPV3

Hapvida Participacoes e Investimentos SA

A Hapvida (ações HAPV3) é uma holding que constitui um dos maiores sistemas de saúde suplementar do país, presente em todas as regiões do Brasil e contando com mais de 6,7 milhões de clientes. Fazem parte deste grande ecossistema as operadoras do Grupo São Francisco, RN Saúde, Medical, Grupo São José Saúde, além da operadora Hapvida e da healthtech Maida. A companhia conta hoje com mais de 33 mil colaboradores envolvidos diretamente na produção, além de mais de 15 mil médicos e 15 mil dentistas. Ver mais

Conheça Hapvida ações HAPV3

Hapvida é uma companhia de capital aberto negociada na bolsa de valores brasileira, suas ações são negociadas através do ticker HAPV3 na B3.

SETOR / SEGMENTOSaúde > Serviços

CNPJ

PÁGINA NA B3Ver site ⇨

FUNDADO

IPO

VALOR MERCADO

PÁGINA DE RIVer site ⇨

SITE OFICIALVer site ⇨

A Hapvida (ações HAPV3) é uma holding que constitui um dos maiores sistemas de saúde suplementar do país, presente em todas as regiões do Brasil e contando com mais de 6,7 milhões de clientes. Fazem parte deste grande ecossistema as operadoras do Grupo São Francisco, RN Saúde, Medical, Grupo São José Saúde, além da operadora Hapvida e da healthtech Maida. A companhia conta hoje com mais de 33 mil colaboradores envolvidos diretamente na produção, além de mais de 15 mil médicos e 15 mil dentistas.

Quando fundada, era estritamente uma clínica, mas hoje se tornou um grande player no mercado de saúde em geral, oferecendo planos de saúde com cobertura de custos e assistência médica (que tem os atendimentos realizados, na maioria das vezes, nas redes clínicas, ambulatorial e hospitalar própria) e também planos odontológicos, prestando esse serviço através de rede credenciada. Para rodar essa operação, o sistema Hapvida conta hoje com 45 hospitais, 191 clínicas médicas, 46 prontos atendimentos e 175 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial.

A história da Hapvida

A história da Hapvida (ações HAPV3) teve início no ano de 1979, quando o médico oncologista Cândido Pinheiro de Lima fundou a clínica Antônio Prudente, no Ceará. Entretanto, os negócios foram se expandindo de uma maneira muito sustentável, principalmente pela clínica, que a permitiu se tornar um hospital que, desde o início das operações até hoje, é considerado um dos mais importantes de Fortaleza.

Em seguida, no ano de 1993, o doutor Cândido lançou o Hapvida Saúde, por meio da Hapvida Assistência Médica. Sendo um plano moderno e acessível, com produtos diferenciados, logo após o lançamento já conquistou o mercado cearense. Na época, o principal objetivo da constituição da operadora era a geração de receita para o Hospital Antônio Prudente.

Em meio a evolução dos negócios, os acionistas foram tomando decisões estratégicas importantes para o rumo da companhia, com os hospitais sendo mantidos como meios de prestação de serviços para os beneficiários da operadora. No ano de 2011, a companhia se tornou uma operadora de saúde suplementar com atuação nacional através da venda de planos odontológicos.

A trajetória de crescimento da Hapvida é pautada em grande parte nas aquisições feitas pela companhia (foram várias durante os mais de 40 anos de história), que alinhadas às estratégias assertivas, a trouxeram até o modelo de negócios e tamanho atual.

Os negócios da Hapvida

A Hapvida (ações HAPV3) atua no setor de saúde suplementar, e tem sua estratégia de prestação de serviços pautada no modelo verticalizado, onde o atendimento ao beneficiário é realizado, prioritariamente, em rede própria, apoiada em sua estrutura organizacional formada por hospitais, pronto atendimentos, clínicas e outras unidades de atendimento, que atendem as demandas de seus clientes.

A companhia opera por meio de dois tipos de serviços:

  • Planos de Assistência Médica: Esse tipo de plano pode ser individual/familiar ou corporativo, e é vendido em todos os estados do Brasil. Por conta da estratégia mencionada acima, a companhia opta pela venda de tais serviços preferencialmente nas cidades que possuem rede própria de atendimento. Dentro desse negócio, possui três tipos de cobertura de planos de saúde:
    • Nosso Plano: Sendo o produto com maior número de vendas entre os planos de assistência médica, possui rede exclusiva de atendimento com hospitais, centros clínicos, unidades de pronto atendimento, unidades de diagnóstico por imagem e postos de coleta laboratoriais.
    • Mix: Nessa linha, o beneficiário conta com todos os serviços descritos acima, com o adicional de acesso aos serviços limitados da rede credenciada para ter mais opções de atendimento. Entretanto, o acesso à rede credenciada não é completo, possui exceções.
    • Pleno: Essa modalidade é a mais completa da operadora, permitindo que o beneficiário utilize 100% da rede própria e da rede credenciada, garantindo várias opções de atendimento e qualidade na prestação do serviço.
  • Planos Odontológicos: Para essa modalidade, a Hapvida possui quatro tipos de cobertura: Prevenção e Urgência, Misto, Pré-Pagamento e “Além Rol”. No caso do primeiro produto, trata-se de um serviço mais simples, pois só é cobrado do cliente o valor referente a procedimentos de prevenção e urgência. Na necessidade de serviços adicionais dentro de determinado escopo, deve procurar pelo plano Misto. No caso da cobertura Pré-Pagamento, o beneficiário possui cobertura nacional de todos os procedimentos incluídos no rol estipulado pela ANS. Como o próprio nome já sugere, o último modelo de cobertura oferece serviços além daqueles exigidos pelo rol da ANS, como ortodontia e procedimentos com próteses e órteses, por exemplo.

As unidades da Hapvida (ações HAPV3) são direcionadas, prioritariamente, ao atendimento de seus beneficiários. Entretanto, em alguns de seus hospitais, também são oferecidos serviços para outros planos de saúde ou clientes particulares, que são atendidos com a mesma qualidade de atendimento que os beneficiários da companhia, agregando assim mais uma vantagem competitiva para a holding.

HAPV3 na Bolsa de Valores

A Oferta Pública Inicial (IPO) das ações de Hapvida ocorreu em 2018 e suas ações podem ser negociadas através das ações HAPV3, que são suas ações ordinárias.

Pontos importantes de analisar para as ações de Hapvida é o free float e o tag along.

O free float é a quantidade de ações da companhia que está em livre circulação na bolsa de valores, então quanto maior esse número for, melhor, já que com mais ações disponíveis para negociação, aumenta o interesse de mais investidores, impactando a liquidez da empresa, e atualmente, 33.58% das ações HAPV3 de Hapvida estão em livre circulação no mercado.

Já o tag along representa o direito, em caso de venda das ações do sócio controlador, de vender suas ações em conjunto; no caso de tag along de 100%, podem ser recebidos os mesmos valores do acionista majoritário. No caso de HAPV3, o tag along é de 100%.

Em termos de governança corporativa, as ações HAPV3 estão listadas no segmento Novo Mercado da B3, que representa grau máximo de governança corporativa. Como resultado, Hapvida possui uma série de práticas que devem ser seguidas para o aumento de transparência e coerência de informações e a proteção de seus acionistas, incluindo minoritários, assim caracterizando.

Dividendos HAPV3

Você pode consultar a agenda dos próximos pagamentos de dividendos e o histórico de dividendos de Hapvida na aba "dividendos" aqui da página da empresa.

Mural de discussão

Se a sua dúvida é sobre algum ativo, pesquise-o na caixa de busca e verifique se a sua dúvida já foi respondida por algum membro da comunidade.