Ações Gafisa GFSA3

Gafisa SA

A Gafisa (ações GFSA3) é uma empresa que atua no desenvolvimento e na construção civil de empreendimentos residenciais e comerciais, sendo suas atividades concentradas nas regiões metropolitanas dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, voltadas para o segmento de média-alta e alta classe no Brasil. Ver mais

Conheça Gafisa ações GFSA3

Gafisa é uma empresa de capital aberto que negocia suas ações na bolsa de valores brasileira, elas são negociadas através do ticker GFSA3 na B3.

CNPJ

PÁGINA NA B3Ver site ⇨

FUNDADO

IPO

VALOR MERCADO

PÁGINA DE RIVer site ⇨

SITE OFICIALVer site ⇨

A Gafisa (ações GFSA3) é uma empresa brasileira que atua no desenvolvimento e na construção civil de empreendimentos residenciais e comerciais, sendo suas atividades concentradas nas regiões metropolitanas dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, voltadas para o segmento de média-alta e alta classe no Brasil.

A Gafisa já desenvolveu mais de 1.100 empreendimentos distribuídos em 40 cidades de 19 estados. Nesse sentido, mais de 1,5 milhão de pessoas moram em uma construção da Gafisa, que se traduz em 1 a cada 130 brasileiros.

A história da Gafisa

A história da Gafisa (ações GFSA3) começa em 1954, com a constituição da Gomes de Almeida Fernandes Ltda. – GAF, que atuaria no setor imobiliário do Rio de Janeiro. Já em 1962, essa empresa expandiu seus negócios para a cidade de São Paulo, abrindo seu primeiro escritório e iniciando a sua primeira obra na cidade nos dois anos seguintes.

Agora, em 1977, a GAF estabeleceu uma parceria com a GP Investimentos S.A., por meio da contribuição de recursos e capital. Dessa forma, foram formadas duas empresas, a Gafisa Imobiliária – que passou a se chamar Cimob Companhia Imobiliária, e a Gafisa S.A. – atual Gafisa. Ainda, 7 anos mais tarde, foi realizada uma reestruturação societária, tornando a GP Investimentos controladora majoritária da Gafisa.

Continuando, em 2005, uma afiliada da Equity International tornou-se titular de 36% do capital social da companhia por meio de uma subscrição de novas ações. Já no ano seguinte, a Gafisa realizou seu IPO (Initial Public Offer, ou seja, abertura de capital), ações GFSA3, resultando na pulverização de aproximadamente 47% do seu capital social. Ainda, em 2007, a Gafisa adquiriu 60% da Alphaville. Nesse mesmo ano, ela se tornou a primeira e única empresa do setor de construção civil a ser listada na Bolsa de Nova York (NYSE).

Dando continuidade à estratégia de M&A's (Mergers and Aquisitions, do português fusões e aquisições), em 2008 a Gafisa e a Tenda (ações TEND3) combinaram seus negócios, sendo a subsidiária integral da primeira (FIT) incorporada pela segunda. Dessa forma, a Gafisa recebeu 60% do total do capital social com direito a votos da Tenda. Como resultado dessa fusão, em 2009 foi realizada outra reestruturação societária, com o objetivo de tornar a Tenda subsidiária integral da Gafisa. Entretanto, os outros 40% remanescentes da Tenda só foram adquiridos no ano seguinte.

O ano de 2011 foi marcado por uma nova oferta pública primária. Nessa ocasião, a Equity International vendeu sua parcela remanescente na companhia, de forma que não haviam mais acionistas detentores de mais de 5% do capital social total da Gafisa. No mesmo ano, a participação no Alphaville foi aumentada para 80%.

Já em 2012, a Gafisa (ações GFSA3) deu início ao seu plano de turnaround, visando a redução do endividamento, a restrição a exposição da companhia em mercados e negócios não rentáveis, o ajuste da estrutura de capital, a melhoria de margens e o foco na geração de caixa. Dessa maneira, no ano seguinte a Gafisa vende 70% da sua participação no Alphaville para a associação entre a Pátria Investimentos e a Blackstone Real Estate. E por fim, em 2017 o grupo concluiu o processo de separação da Tenda.

Premiações da Gafisa

Quanto aos prêmios recebidos pela Gafisa, pode-se destacar os seguintes:

  • 5 vezes premiada com o Prêmio Master Imobiliários, conhecido como o “oscar” do setor imobiliário.
  • 26 vezes premiada pelo Top Imobiliário.
  • Green Building Council – Brasil.
  • Prêmio As Empresas Mais Admiradas no Brasil, pela Carta Capital.
  • Prêmio Chico Mendes.

GFSA3 na Bolsa de Valores

A Oferta Pública Inicial (IPO) das ações de Gafisa ocorreu em 1997 e suas ações podem ser negociadas através das ações GFSA3, que são ações ordinárias.

Pontos importantes de analisar para as ações de Gafisa é o free float e o tag along.

O free float é o número de ações da companhia que está em livre circulação, então quanto maior esse número for, melhor, pois quanto mais ações disponíveis para negociação, aumenta o interesse de mais investidores, impactando a liquidez da companhia, e atualmente, 38.19% das ações GFSA3 de Gafisa estão em livre circulação no mercado.

Já o tag along representa o direito, em caso de venda das ações do sócio controlador, de vender suas ações em conjunto; no caso de tag along de 100%, podem ser recebidos os mesmos valores do acionista majoritário. No caso de GFSA3, o tag along é de 100%.

No ponto da governança corporativa, as ações GFSA3 estão listadas no segmento Novo Mercado da B3, que representa o mais alto nível de governança corporativa. Por isso, Gafisa possui uma série de práticas que devem ser seguidas para o aumento de transparência e coerência de informações e a proteção de seus acionistas, incluindo minoritários, sinalizando assim.

Dividendos GFSA3

Você pode consultar a agenda dos próximos pagamentos de dividendos e o histórico de dividendos de Gafisa na aba "dividendos" aqui da página da empresa.

Mural de discussão

Se a sua dúvida é sobre algum ativo, pesquise-o na caixa de busca e verifique se a sua dúvida já foi respondida por algum membro da comunidade.