Ações GEPA4, GEPA3

Paranapanema Energia

Rio Paranapanema Energia SA

A Paranapanema Energia cuida de 10 usinas hidrelétricas, sendo oito ao longo do rio Paranapanema, e duas Pequenas Centrais Hidrelétricas. Ver mais

Conheça a Paranapanema Energia ações GEPA4, GEPA3

A Paranapanema Energia é uma empresa de capital aberto com ações listadas na bolsa de valores brasileira, elas são negociadas sob o código GEPA4, GEPA3 na B3.

Indicadores GEPA3

  • CotaçãoR$ 23,63

  • P/L28,35

  • LPA0,83

  • P/VPA1,11

  • VPA21,24

  • DY0%

Indicadores GEPA4

  • CotaçãoR$ 25,49

  • P/L30,58

  • LPA0,83

  • P/VPA1,2

  • VPA21,24

  • DY0%

Escrito por:

Marcilio Lima

A Paranapanema Energia é uma empresa empresa de capital aberto do setor de energia elétrica, fundada no ano de 1999 e com sede na cidade de São Paulo

Atualmente a companhia opera e administra 10 usinas hidrelétricas. Oito delas estão ao longo do rio Paranapanema, entre os estados de São Paulo e Paraná. 

Ela também administra duas pequenas centrais hidrelétricas no Rio Sapucaí-Mirim, também em São Paulo. Ao total a empresa tem capacidade instalada de  2.274 MW (megawatts).

Sua controladora é o grupo chinês CTG (China Three Gorges Corporation), uma das maiores empresas de geração e distribuição de energia do mundo.

A capacidade atual de produção de energia da companhia, que opera a maior hidrelétrica do mundo em Três Gargantas, é de 100 GW (gigawatts).

Vale destacar que a Paranapanema Energia também vende a sua geração de energia para o mercado livre de energia, tal como para o mercado regulado.

História

A história da Paranapanema Energia pode ser traçada na primeira hidrelétrica do Rio Paranapanema, construída em 1951 na cidade de Salto Grande.

Dois anos depois, foi criada a Uselpa (Usinas Hidrelétricas do Paranapanema). No ano de 1956 se iniciaram as obras da usina Jurumirim e em 1958 da usina Chavantes.

Eventualmente, para suceder a Uselpa, foi criada no ano de 1966 a CESP (Centrais Elétricas de São Paulo), organização que perdurou ainda por muito tempo.

No final dos anos 80 e começo dos anos 90 duas hidrelétricas foram criadas, a usina de Rosana e a usina de Taquaruçu. Também foram iniciadas as obras de Canoas II.

Mas não seria até o ano de 1999 que seria enfim criada a Companhia de Geração de Energia Elétrica Paranapanema, no mesmo ano de conclusão das usinas Canoas I e II.

No mesmo ano de criação da companhia, ocorreu a sua privatização, sendo arrematada pela Duke Energia do Sudeste Ltda., controlada do grupo Duke Energy.

No ano seguinte, a razão social da companhia foi alterada para “Duke Energy International, Geração Paranapanema”, permanecendo assim até 2017.

Eventualmente a Duke Energia do Sudeste Ltda viria a ser completamente incorporada pela Duke Energy International, Brasil Ltda, simplificando assim sua administração societária.

Ao longo dos anos, a Paranapanema passaria por algumas reorganizações societárias, emissão de ações e também de debêntures.

No ano de 2016, no entanto, a Duke Energy International foi completamente incorporada pela CTG, dando a ela também o controle da Paranapanema Energia S.A.

CTG havia chegado ao Brasil no ano de 2013 procurando as melhores oportunidades para firmar alianças estratégicas com as maiores empresas do setor.

Paranapanema Energia na Bolsa de Valores

A Oferta Pública Inicial (IPO) das ações da Paranapanema Energia ocorreu em 1999 e suas ações podem ser negociadas através das ações GEPA3, que são ações ordinárias, e ações GEPA4, que são suas ações preferenciais.

Ponto importante de analisar para as ações da Paranapanema Energia é o free float.

O free float é a quantidade de ações da Paranapanema Energia que está em livre circulação no mercado, então quanto maior esse número for, melhor, por que quanto mais ações disponíveis para negociação, aumenta o interesse de mais investidores, impactando a liquidez da companhia, e atualmente, 0,94% das ações GEPA3 e 5,24% das ações GEPA4 de Paranapanema Energia estão em livre circulação no mercado.

Diferença entre as ações GEPA4 e GEPA3

A principal diferença entre as ações da Paranapanema Energia é que as ações ordinárias (GEPA3) dão direito a voto nas assembleias da empresa e as ações preferenciais (GEPA4) possuem preferência na distribuição dos dividendos, apesar das ações ordinárias também pagarem dividendos.

Criamos um artigo completo que explica em detalhes a diferença entre as acões ON, PN e UNITs, clique aqui para acessar o artigo.

Como declarar ações GEPA4 e GEPA3?

Para declarar as ações da Paranapanema Energia no Imposto de Renda (IRPF), siga os seguintes passos:

  • Você deve entrar no item "Bens e Direitos" e selecionar o código "03 - Participações Societárias";
  • Depois, selecione o código "01 - Ações (inclusive as listadas em bolsa)";
  • Depois, em localização, escolha o país do seu investimento, no caso de ações, escolha "105 - Brasil";
  • No campo do CNPJ, digite "02.998.301/0001-81";
  • Depois, em discriminação, coloque o código da ação e a quantidade de ações, por exemplo "GEPA3 - QUANTIDADE: 1000";
  • No final, coloque o valor total investido no campo "Situação em 31/12".

As ações da Paranapanema Energia pagam dividendos?

Você pode consultar a agenda dos próximos pagamentos de dividendos e o histórico de dividendos da Paranapanema Energia na aba "dividendos" aqui na página da empresa. Você também vai conseguir ver qual das ações GEPA4, GEPA3 paga mais dividendos.