Ações Metalfrio FRIO3

Metalfrio Solutions SA

Atua no setor industrial produzindo equipamentos de refrigeração, com foco em refrigeração comercial do tipo plug-in. Ver mais

Conheça Metalfrio ações FRIO3

A Metalfrio é uma companhia de capital aberto que negocia suas ações na bolsa de valores brasileira, elas são negociadas através do ticker FRIO3 na B3.

Indicadores FRIO3

  • CotaçãoR$ 41,50

  • P/L-2,78

  • LPA-14,95

  • P/VPA-0,76

  • VPA-54,31

  • DY0%

Escrito por:

Marcilio Lima

A FRIO Metalfrio é uma empresa brasileira, multinacional, do setor industrial que produz equipamentos de refrigeração, fundada em 1960 e com sede em São Paulo.

A principal atividade da companhia é fabricar equipamentos de refrigeração comercial do tipo plug-in, em especial os ICM (Ice Cold Merchandiser).

Como líder do mercado na América Latina, a companhia é uma das que possui o crescimento mais acelerado em termos de receita na américa latina.

Em 2007, a empresa estava presente em 90% dos lares brasileiros com produtos plug in, sendo que quase 39% dos lares possuíam esse tipo de equipamento.   

Ela está presente em mais de 80 países ao redor do mundo, incluindo Turquia, Rússia, México e Estados Unidos, onde possui um centro de distribuição.

Já o seu catálogo conta com mais de 400 modelos de produtos, entre refrigeradores, conservadores e congeladores verticais e horizontais do tipo plug-in.

Vale ressaltar que a empresa oferece muitos serviços aos seus clientes, desde a conceituação de novos produtos, fabricação e distribuição.

História da Metalfrio

A história da Metalfrio (FRIO) foi iniciada no ano de 1960, inicialmente com o objetivo de ser uma empresa produtora de componentes de sistema de refrigeração.

No entanto, ao ver uma oportunidade no mercado, o foco da companhia mudou para atender especificamente a demanda de fabricantes de bebidas e sorvetes.

Após começar a fornecer sistema de refrigeração para este tipo de indústria, rapidamente a Metalfrio começou a crescer e se consolidar no mercado.

Mudanças começaram a ocorrer na empresa ao final da década de 80, quando a Continental 2001, fabricante de fogões, adquiriu participação na empresa.

Em 1994, foi a vez do grupo alemão BSH, que fez a aquisição da Continental 2001, levou com essa aquisição a participação no capital social da companhia.

Por conta disso, a Metalfrio passou a ser uma subsidiária da BSH, que investiu muito para fazer dela a primeira unidade industrial ecologicamente projetada em seu setor.

A partir de 2001, a BSH resolveu fazer da Metalfrio uma sociedade independente, criando a Metalfrio Solutions. Três anos depois a BSH vendeu sua participação na empresa.

Sob nova direção, a empresa passou a investir para ter um crescimento acelerado, focando na ampliação das margens de rentabilidade, redução de custos e aumento da eficiência.

A intenção era fazer da empresa uma das líderes mundiais no setor de refrigeração. Isso levou inclusive à expansão para Turquia e a abertura do capital em 2007.

No ano seguinte ocorreu a aquisição de 71% do capital social da Senocak. Dois anos depois, foi feita uma oferta pública para aquisição das ações em circulação da Klimasan.

Essa estratégia de expansão por meio de aquisições continuou em 2014, quando a companhia adquiriu a subsidiária Begur Transporte Rodoviário e Logístico.

Entre 2015 e 2018 foram abertas mais três subsidiárias, uma na Bolívia, outra na Nigéria e a terceira na Argentina, que tinha o objetivo de intermediar vendas de refrigerados para América Latina.

Outras informações

A operação da empresa é dividida em quatro marcas diferentes, a própria Metalfrio, a Klimasan, a Caravell e a Derby.

Metalfrio na Bolsa de Valores

O IPO das ações da Metalfrio foi realizado em 2007 e suas ações podem ser negociadas por meio das ações FRIO3, que são ações ordinárias.

Itens importantes de analisar para as ações da Metalfrio é o free float e o tag along.

O free float é a quantidade de ações da Metalfrio que está em livre circulação, então quanto maior esse número for, melhor, por que quanto mais ações disponíveis para negociação, aumenta o interesse de mais investidores, impactando a liquidez da empresa, e atualmente, 46,15% das ações FRIO3 de Metalfrio estão em livre circulação no mercado.

Já o tag along representa o direito, em caso de venda das ações do sócio controlador, de vender suas ações em conjunto; no caso de tag along de 100%, podem ser recebidos os mesmos valores do acionista majoritário. No caso de FRIO3, o tag along é de 100%.

No ponto da governança corporativa, as ações FRIO3 estão listadas no segmento Novo Mercado da B3, que representa o mais alto nível de governança corporativa. Por isso, Metalfrio possui uma série de práticas que devem ser seguidas para o aumento de transparência e coerência de informações e a proteção de seus acionistas, incluindo minoritários, assim caracterizando.

Como declarar ações FRIO3?

Para declarar as suas ações da Metalfrio no Imposto de Renda (IRPF), siga os seguintes passos:

  • Você deve entrar no item "Bens e Direitos" e selecionar o código "03 - Participações Societárias";
  • Depois, selecione o código "01 - Ações (inclusive as listadas em bolsa)";
  • Depois, em localização, escolha o país do seu investimento, no caso de ações, escolha "105 - Brasil";
  • No campo do CNPJ, digite "04.821.041/0001-08";
  • Depois, em discriminação, coloque o código da ação e a quantidade de ações, por exemplo "FRIO3 - QUANTIDADE: 1000";
  • No final, coloque o valor total investido no campo "Situação em 31/12".

As ações da Metalfrio pagam dividendos?

Você pode consultar a agenda dos próximos pagamentos de dividendos e o histórico de dividendos da Metalfrio na aba "dividendos" aqui na página da empresa.