Ações Fras-Le FRAS3

Fras-Le SA

A Fras-le oferece produtos e soluções para o mercado automotivo, possui cerca de 10 fábricas distribuídas no Brasil, Estados Unidos, Índia e China, onde são produzidas mais de 16.000 mil produtos, que são distribuídos em mais de 120 países, atingindo todos os continentes. Atualmente a empresa é controlada pela Randon (RAPT4). Ver mais

Conheça Fras-Le ações FRAS3

Fras-Le é uma companhia de capital aberto negociada na bolsa de valores brasileira, suas ações são negociadas sob o código FRAS3 na B3.

CNPJ

PÁGINA NA B3Ver site ⇨

FUNDADO

IPO

VALOR MERCADO

PÁGINA DE RIVer site ⇨

SITE OFICIALVer site ⇨

Sendo participante do conglomerado de Empresas Randon (ações RAPT3, RAPT4), a Fras-le (ações FRAS3) possui mais de 65 anos de história, oferecendo produtos e soluções para o mercado automotivo com apoio de seus mais de 4.000 funcionários. Possui nove fábricas distribuídas no Brasil, Estados Unidos, Índia e China, onde são produzidas mais de 16.000 mil referências (ou produtos). Adicionalmente, tem quatro centros de distribuição estrategicamente posicionados para facilitar a comercialização de seus produtos na Argentina, Colômbia e Europa. A Fras-le (ações FRAS3) trabalha na fabricação de autopeças e materiais de fricção, tais como pastilhas e lonas para freio de veículos pesados, pastilhas, lonas e sapatas para veículos leves, revestimentos de embreagem, pastilhas e sapatas para motocicletas, pastilhas para aeronaves, pastilhas e sapatas para trens e metrôs, lonas moldadas e trançadas, e placas universais, produtos que atendem mais de 120 países, com exportação para todos os continentes.

A Fras-le nasceu no ano de 1954, sob a marca Fran-le, fundando a indústria Francisco Stedile & Cia. Francisco Stedile foi o fundador tanto da Fras-le quanto da Agrale, fabricante de implementos agrícolas. Já na década seguinte, pode observar seu desenvolvimento através da primeira exportação de lonas de freio, realizada para o Paraguai, Também nesse período, participou do 1º Salão do Automóvel, em São Paulo, e passou a usar o nome Fras-le.

A partir dos anos 70, inaugurou seu Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, sendo pioneira no Brasil na área de materiais de fricção. Em meados de 1975, sua atuação internacional começa a apresentar sinais de consolidação, em mercados como Uruguai, Bolívia, Equador, Venezuela, Nicarágua, Honduras, Panamá e EUA. A expansão internacional da companhia continuou nos anos de 1980 a 1989, com a aquisição da Lonaflex S.A., o que permitiu o início das importações para a Europa. Outro fator importante foi o acordo firmado com a ABEX Corporation, em 1989, para fabricação de produtos norte-americanos, europeus e japoneses.

Tal avanço operacional levou a necessidade de construção de uma nova fábrica, em Caxias do Sul (RS), onde se situa a matriz da empresa até hoje. No final da década de 90, a Fras-le (ações FRAS3) tornou-se uma empresa do conglomerado Randon (ações RAPT3, RAPT4) e, seguindo seu ritmo de expansão, em meados de 2009 implementou sua primeira fábrica em território chinês. Os anos de 2010 a 2018 também foram importantíssimos na trajetória da Fras-le, onde adquiriu a Controil, tornou-se fornecedora oficial das pastilhas de freio da StockCar e, no fim da década, adquiriu a Firemax, empresa com atuação por todo o globo, sendo reconhecida pela produção e comercialização de discos, tambores de freio e cubos de roda.

Com atuação em um mercado robusto e importante em todos seus aspectos, a Fras-le (ações FRAS3) possui características interessantes em suas vendas. Cerca de 46% de seu faturamento é derivado do mercado externo, que tem como principais consumidores países da América do Sul e Norte.

Em relação às categorias de produtos que fornece, é visível que a companhia tem buscado diversificação em seus negócios. Em 2015, cerca de 92% de sua receita era derivada de produtos de fricção, e o restante composto de outros materiais de não-fricção. Entretanto, cinco anos depois, o cenário mudou significativamente com produtos de não-fricção tendo participação de 38% nas vendas da companhia. Desse percentual, 20% é derivado de sistemas de freio, 11% de sistemas de suspensão e 7% de outros produtos em geral.

FRAS3 na Bolsa de Valores

O IPO das ações de Fras-Le foi realizado em 1977 e suas ações podem ser negociadas através das ações FRAS3, que são suas ações ordinárias.

Pontos importantes de analisar para as ações de Fras-Le é o free float e o tag along.

O free float é o número de ações da empresa que está em livre circulação no mercado, então quanto maior esse número for, melhor, pois quanto mais ações disponíveis para negociação, aumenta o interesse de mais investidores, impactando a liquidez da empresa, e atualmente, 34.88% das ações FRAS3 de Fras-Le estão em livre circulação no mercado.

Já o tag along representa o direito, em caso de venda das ações do sócio controlador, de vender suas ações em conjunto; no caso de tag along de 100%, podem ser recebidos os mesmos valores do acionista majoritário. No caso de FRAS3, o tag along é de 100%.

Dividendos FRAS3

Você pode consultar a agenda dos próximos pagamentos de dividendos e o histórico de dividendos de Fras-Le na aba "dividendos" aqui da página da empresa.

Mural de discussão

Se a sua dúvida é sobre algum ativo, pesquise-o na caixa de busca e verifique se a sua dúvida já foi respondida por algum membro da comunidade.