Ações Even EVEN3

Even SA

A Even (ações EVEN3) é uma empresa que atua há mais de 40 anos no setor imobiliário, atuando prioritária e estrategicamente nas cidades de Porto Alegre – RS, Rio de Janeiro – RJ, e São Paulo – SP. Nessa última, a Even é uma das maiores incorporadoras e construtoras da região metropolitana. Ver mais

Conheça Even ações EVEN3

Even é uma empresa de capital aberto negociada na bolsa de valores brasileira, suas ações são negociadas através do ticker EVEN3 na B3.

CNPJ

PÁGINA NA B3Ver site ⇨

FUNDADO

IPO

VALOR MERCADO

PÁGINA DE RIVer site ⇨

SITE OFICIALVer site ⇨

A Even (ações EVEN3) é uma empresa brasileira que atua há mais de 40 anos no setor imobiliário, atuando prioritária e estrategicamente nas cidades de Porto Alegre – RS, Rio de Janeiro – RJ, e São Paulo – SP. Nessa última, a Even é uma das maiores incorporadoras e construtoras da região metropolitana.

Ainda, a Even (ações EVEN3) também atua há mais de 10 anos no segmento de empreendimentos residenciais e comerciais nas regiões metropolitanas dos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul. A Even atua de forma verticalizada, ou seja, executando todas as etapas do processo (tanto as de construção quanto as de incorporação), e com um portfólio de produtos desde o nível mais acessível até o alto padrão.

Quanto à atividade de incorporação, o grupo atua por meio de duas marcas voltadas para segmentos distintos:

  • Open: responsável pelos empreendimentos residenciais dos segmentos acessível e emergente.
  • Even: atuando nos empreendimentos residenciais de classe média, média-alta e alta, bem como nos empreendimentos comerciais.

A Even possui mais duas marcas, porém, voltadas para as vendas dos imóveis:

  • Even Vendas: presente nas regiões metropolitanas de São Paulo e Rio de Janeiro; o Even More: trabalhando apenas na região metropolitana da capital paulista.

Além dessas duas marcas, a Even (ações EVEN3) também comercializa seus imóveis por meio de empresas de vendas independentes, ou seja, terceirizando o serviço. Nesse sentido, a Even visa estar presente nas principais imobiliárias da região.

História da Even

A história da Even (ações EVEN3) começa em 2002, com a fusão da ABC Investimentos com a Terepins & Kalili, fundadas em 1974 e 1978, respectivamente. Quatro anos mais tarde, foi aprovado pelos acionistas a transformação da empresa em uma sociedade por ações. Dessa forma, a Spinnaker Capital, fundo de investimentos sediado em Londres – Reino Unido, adquiriu parte das ações da companhia. Ainda, nesse mesmo ano, a incorporadora e construtora adentrou no mercado do Rio de Janeiro.

O IPO da Even se deu já em 2007, cinco anos após sua fundação, aderindo ao segmento de listagem Novo Mercado (representando o mais alto nível de governança corporativa) da B3 (ações B3SA3), suas ações são negociadas com o ticker EVEN3. Também nesse ano, a empresa entrou no mercado de Belo Horizonte – MG. Um ano mais tarde, dado um aumento de capital de R$150 milhões, o grupo criou a Even Vendas (Evenmob) e a Open. Ademais, também foi estabelecido um joint venture (empreendimento conjunto) com a Melnick Construções;

Em 2009, a Even ingressou no índice de Sustentabilidade Empresarial da BM&FBovespa (ISE B3), sendo assim, seu primeiro Relatório de Sustentabilidade foi divulgado – referente ao ano de 2008. Ainda sobre esse relatório, a Global Reporters o elegeu como um dos 10 melhores do Brasil no ano seguinte à divulgação. Também em 2010, a Even desenvolveu o seu Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa.

Agora, em 2013, houve a criação da nova marca institucional da Even. No ano seguinte, o primeiro empreendimento da região metropolitana de São Paulo fora do programa Minha Casa Minha Vida a conquistar o nível Ouro do Selo Casa Azul, concedido pela Caixa Econômica Federal, foi o BC Bela Cintra, da Even.

Por fim, em 2015 foi criada a Even More, segunda empresa de vendas da companhia. Um ano depois, a Even deu início às operações de urbanização no Rio Grande do Sul. E, em 2020, houve uma alteração societária na Melnick Even.

Even e a sustentabilidade

No âmbito da sustentabilidade, a Even (ações EVEN3) realiza diversos projetos, sendo alguns dos focados na sociedade:

  • Projeto [email protected], que ensina noções básicas de internet e de determinados softwares para seus colaboradores e terceirizados de seus canteiros de obras.
  • Projeto Patrulheiros da Conservação Even, realizado no GRAACC (Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer) visando a construção de valores sustentáveis nos participantes.
  • Projeto Cidadão Even, que tem como objetivo transmitir aos jovens os fundamentos sobre carreira, liderança e sustentabilidade.

Agora, quanto ao segmento ambiental, a Even disponibiliza o seguinte contador até 2020:

  • 126.320,30 kg de quatro tipos de materiais reciclados.
  • 16.653,4 metros quadrados de floresta.
  • 938.735,00 litros de água.
  • 46.330,70 litros de petróleo.

E, finalmente, também deve-se ressaltar sobre a certificação AQUA, sendo uma das mais importantes certificações ambientais do mundo. O selo AQUA-HQE foi criado em 2008 pelo Grupo Qualitel, organismo francês de certificação de empreendimentos habitacionais, e foi adaptado à realidade brasileira pela Fundação Vanzolini. Nesse prisma, a Even (ações EVEN3) foi a primeira construtora da América Latina a receber esse certificado, e até 2020 acumulava 55 empreendimentos residenciais com esse selo.

EVEN3 na Bolsa de Valores

O IPO das ações de Even foi realizado em 2007 e suas ações podem ser negociadas através das ações EVEN3, que são suas ações ordinárias.

Itens importantes de analisar para as ações de Even é o free float e o tag along.

O free float é a quantidade de ações da companhia que está em livre circulação, então quanto maior esse número for, melhor, já que com mais ações disponíveis para negociação, aumenta o interesse de mais investidores, impactando a liquidez da empresa, e atualmente, 95.48% das ações EVEN3 de Even estão em livre circulação no mercado.

Já o tag along representa o direito, em caso de venda das ações do sócio controlador, de vender suas ações junto, podendo receber os mesmos valores que o acionista majoritário em caso de tag along de 100%. No caso de EVEN3, o tag along é de 100%.

Em termos de governança corporativa, as ações EVEN3 estão listadas no segmento Novo Mercado da B3, que representa grau máximo de governança corporativa. Por isso, Even possui uma série de práticas que devem ser seguidas para o aumento de transparência e coerência de informações e da proteção de seus acionistas, incluindo minoritários, assim caracterizando melhores práticas empresariais.

Dividendos EVEN3

Você pode consultar a agenda dos próximos pagamentos de dividendos e o histórico de dividendos de Even na aba "dividendos" aqui da página da empresa.

Mural de discussão

Se a sua dúvida é sobre algum ativo, pesquise-o na caixa de busca e verifique se a sua dúvida já foi respondida por algum membro da comunidade.