Ações Espaçolaser ESPA3

MPM Corpóreos SA

A Espaçolaser (ações ESPA3) é uma das maiores empresas de depilação a laser do Brasil. A rede conta com mais de 430 unidades entre franquias e lojas próprias em operação. Ver mais

Conheça Espaçolaser ações ESPA3

A Espaçolaser é uma companhia de capital aberto que negocia suas ações na bolsa de valores brasileira, elas são negociadas através do ticker ESPA3 na B3.

Indicadores ESPA3

  • P/L5,16

  • LPA0,46

  • P/VPA0,81

  • VPA2,96

  • DY3,41%

Presente em todos os estados do Brasil, a Espaçolaser atua de forma disruptiva e inovadora no mercado de depilação a laser do país. Sendo a maior empresa no setor de depilação em termos de faturamento, presença e base de clientes, a Espaçolaser enfatiza sua estratégia de crescimento visando abranger todas as classes sociais em seus serviços, além de oferecer flexibilidade quanto às formas de pagamento.

Adicionalmente, a Espaçolaser (ações ESPA3) possui mais de 500 lojas em território nacional e 6 lojas de depilação a laser na Argentina, onde é utilizada a marca Definit. Além de seu protagonismo no setor de depilação, a companhia atua com serviços de estética facial através da marca Estudioface, que possui apenas 10 lojas.

História da Espaçolaser

Fundada em 2004, a Espaçolaser protagoniza, desde então, seu objetivo de democratizar a depilação a laser no país. A partir do fato de que o setor de depilação era, até o momento, pouco explorado e pouco difundido no Brasil, a Espaçolaser (ESPA3) mostrou-se eficaz e proativa em iniciar a exploração e, consequentemente, o crescimento de tal mercado.

Com seu desenvolvimento e atuação no setor de depilação a laser, na Espaçolaser expandiu-se em função do tempo, com destaque para o ano de 2014, no qual a companhia iniciou determinadas adaptações para expandir-se, com o objetivo de abranger diferentes localidades em escala nacional, contando com 30 lojas até o momento. Dessa maneira, a partir do ano de 2015 a Espaçolaser (ações ESPA3) protagonizou um crescimento em grande escala no território brasileiro. Tal crescimento se deve, especialmente, pelo início das operações com franquias, de modo que 120 franquias foram vendidas apenas no primeiro ano de operacionalização de franquias. Sendo assim, a operação com as franquias permitiu à Espaçolaser multiplicar sua base de lojas em mais de quatro vezes no mesmo ano, em 2015.

Em sequência, a Espaçolaser novamente protagonizou um novo ciclo de expansão nos anos de 2016 e 2017. Apesar do significativo crescimento da rede em 2015, a companhia obteve expansão em seus negócios e maior reconhecimento de sua marca nos anos subsequentes. Primeiramente, em 2016 a Espaçolaser (ESPA3) recebeu um investimento de uma gestora de investimentos em empresas de capital privado (private equity), a L Catterton. A partir disso, a Espaço Laser contou com um avanço relevante através da experiência da gestora de investimentos em fortificação de marcas e práticas de governança corporativa. Com uma estrutura empresarial mais reforçada e robusta, em virtude do investimento da L Catterton, a Espaçolaser manteve seu ritmo de expansão e, em 2017, ingressou no setor de estética fácil por meio da marca Estudioface.

Ao prosseguir com sua expansão, a companhia abriu sua primeira loja fora do Brasil em 2018. Por meio da marca Definit, a Espaçolaser iniciou sua atuação com depilação a laser na Argentina, em Buenos Aires. Ao passo que o ano de 2019 foi marcado pelo atingimento de R$1 bilhão em faturamento, assim como pelo início da atuação da empresa em canais digitais. Com a pandemia de Covid-19 ocorrida em 2020, a Espaçolaser foi impulsionada a aprimorar-se digitalmente. Logo foram implementadas novas soluções digitais omicanal como, por exemplo, vendas digitais, aplicativo próprio, chat e e-mail.

Espaçolaser hoje

No presente momento, a Espaçolaser atua tanto no setor de depilação a laser quanto no setor de estética facial, através de suas marcas consolidadas:

  • Espaçolaser;
  • Estudioface;
  • Definit.

Através do oferecimento de financiamento dos serviços prestados, a companhia visa tornar-se acessível a todas as classes sociais. A partir disso, a Espaço Laser almeja ampliar sua base de clientes em um ambiente no qual a depilação a laser ainda possui baixa penetração, de modo que há alto potencial de crescimento da base de clientes. Além disso, a companhia deseja expandir seus serviços para o público masculino, sobre o qual afirma que também existe significativo potencial de crescimento da base de clientes. Assim como no setor de depilação, a Espaçolaser implementa suas estratégias de crescimento no setor de estética facial.

Alinhada com a responsabilidade social sobre os seus negócios, a Espaço Laser possui adesão às práticas de investimento ESG (Ambiental, Social e Governança). Por isso, a companhia possui iniciativas em prol do bem-estar de seus colaboradores, dos direitos das mulheres, da colaboração com vítimas de violência doméstica, da diversidade étnica, da eliminação de qualquer discriminação em seu ambiente empresarial, entre outras iniciativas socialmente conscientes por parte da companhia.

Espaço Laser (ESPA3) na bolsa de valores

Como a primeira empresa do setor de depilação e estética a abrir seu capital em bolsa de valores, a Espaçolaser é listada na bolsa de valores brasileira. B3 (B3SA3), sob o ticker ESPA3.

Em termos de governança corporativa, a empresa está alinhada às práticas de investimento ESG, previamente mencionadas, que representam uma tendência crescente de atenção dos investidores uma vez que tratam de práticas de negócios socialmente e sustentavelmente conscientes. Além disso, no mérito de proteção aos acionistas, suas ações ESPA3 estão inseridas sobre o segmento de listagem Novo Mercado da B3, portanto a empresa adota medidas em prol de melhores atuações corporativas e transparência maior de suas informações, e suas ações possuem Tag Along de 100%. Com base nas informações anteriores, pode-se mencionar que, pelo fato de haverem apenas ações ordinárias em circulação, todo acionista possui direito a voto nas assembleias da Espaçolaser.

Espaçolaser na Bolsa de Valores

A Oferta Pública Inicial (IPO) das ações da Espaçolaser foi realizado em 2020 e suas ações podem ser negociadas através das ações ESPA3, que são suas ações ordinárias.

Itens importantes de analisar para as ações da Espaçolaser é o free float e o tag along.

O free float é a quantidade de ações da Espaçolaser que está em livre circulação no mercado, então quanto maior esse número for, melhor, já que com mais ações disponíveis para negociação, aumenta o interesse de mais investidores, impactando a liquidez da empresa, e atualmente, 66,1% das ações ESPA3 de Espaçolaser estão em livre circulação no mercado.

Já o tag along significa o direito, em caso de venda das ações do sócio controlador, de vender suas ações junto, podendo receber os mesmos valores que o acionista majoritário em caso de tag along de 100%. No caso de ESPA3, o tag along é de 100%.

Em termos de governança corporativa, as ações ESPA3 estão listadas no segmento Novo Mercado da B3, que representa grau máximo de governança corporativa. Como resultado, Espaçolaser possui uma série de práticas que devem ser seguidas para o aumento de transparência e coerência de informações e a proteção de seus acionistas, incluindo minoritários, assim caracterizando.

Como declarar ações ESPA3?

Para declarar as suas ações da Espaçolaser no Imposto de Renda (IRPF), siga os seguintes passos:

  • Você deve entrar no item "Bens e Direitos" e selecionar o código "03 - Participações Societárias";
  • Depois, selecione o código "01 - Ações (inclusive as listadas em bolsa)";
  • Depois, em localização, escolha o país do seu investimento, no caso de ações, escolha "105 - Brasil";
  • No campo do CNPJ, digite "26.659.061/0001-59";
  • Depois, em discriminação, coloque o código da ação e a quantidade de ações, por exemplo "ESPA3 - QUANTIDADE: 1000";
  • No final, coloque o valor total investido no campo "Situação em 31/12".

As ações da Espaçolaser pagam dividendos?

Você pode consultar a agenda dos próximos pagamentos de dividendos e o histórico de dividendos da Espaçolaser na aba "dividendos" aqui na página da empresa.