Ações Enjoei ENJU3

Enjoei Atividades de Internet SA

A enjoei (ações ENJU3) é uma empresa de comércio eletrônico que oferece soluções de consumo colaborativo. Atualmente, conta com mais de 7 milhões de usuários cadastrados em sua plataforma, e têm foco principalmente no setor móvel, que também produz e oferece conteúdos em diversos formatos, com destaque na divulgação em redes sociais. Os produtos mais vendidos no site são vestidos, calças e blusas usadas. Destaca-se pelos anúncios humorados e uso de web celebridades, atrizes e até uma integrante da Família Imperial Brasileira em suas lojas. Ver mais

Conheça Enjoei ações ENJU3

A Enjoei é uma empresa de capital aberto negociada na bolsa de valores brasileira, suas ações são negociadas através do código ENJU3 na B3.

A Enjoei (ações ENJU3), sediada no Brasil e presente tanto no território nacional quanto na Argentina, conduz suas atividades no setor de consumo colaborativo. Com mais de 7 milhões de clientes em sua base de usuários, a Enjoei (ações ENJU3) possui foco no setor de vestuários e móveis usados, assim como atua com a produção de conteúdos e anúncios com o uso de humor para alavancar seus negócios através das redes sociais.

História da Enjoei

Fundada no ano de 2009, a Enjoei até então possuía formato de blog e era usada para vender roupas usadas do casal de fundadores e de alguns de seus amigos. Contudo, com a ascensão do comércio virtual e crescente demanda por compras feitas virtualmente, a Enjoei tornou-se uma loja virtual. Assim que a Enjoei (ações ENJU3) foi transformada em uma loja virtual, durante o ano de 2012, a empresa faturou aproximadamente 3 milhões de reais apenas neste ano.

Com base nisso, o crescimento acelerado do faturamento da Enjoei, assim como sua rápida transformação para atender à crescente procura pelo comércio virtual, geraram certa atratividade de investimentos para a empresa, de forma que a mesma recebeu investimentos externos em prol de expandir suas atividades e aprimorar as suas práticas empresariais. Desse modo, os anos de 2013 e 2014 foram marcados pelo recebimento de aportes de gestoras de capital, sendo elas, respectivamente, a Monashees Capital e a Bessemer Venture Partner. Com os investimentos de ambas as gestoras mencionadas, a Enjoei (ações ENJU3) recebeu um total de R$30 milhões no ano de 2014. Entretanto, a Enjoei recebeu novos investimentos em virtude de seu crescimento nos anos seguintes.

Sendo assim, com base em sua tendência de crescimento, ao estar inserida em um setor que cresce exponencialmente, e nos investimentos recebidos pelas gestoras de capital, a Enjoei protagonizou um novo ciclo de crescimento a partir do ano de 2014. Em tal ano, a empresa verificou aumentos em seus lucros e grande expansão em sua base de vendedores nos anos subsequentes. Ainda em 2014, a Enjoei (ticker ENJU3) lançou seu aplicativo, disponível para Iphone, Android e Windows Phone.

Em sequência, com as melhorias implementadas pela Enjoei, a mesma atingiu o número de 200 mil lojas internas em sua plataforma em 2015. A partir de então, a Enjoei empenhou-se em elaborar soluções para a ampliação de seus serviços por meio de diversas iniciativas. Ainda em 2015, a companhia viabilizou a atuação de afiliados em vender produtos de outros vendedores. Em seguida, a Enjoei expandiu sua atuação para a Argentina, em 2016, através do site yafue.com. Adicionalmente, a Enjoei lançou, em 2018, o serviço Enjoei Pro, por meio do qual seus vendedores obtiveram a possibilidade de enviar seus produtos para o centro de distribuição da própria Enjoei, que se encarrega de gerenciar o envio dos produtos para seus respectivos compradores.

Contudo, a expansão da Enjoei (ENJU3) ocorreu, em partes, através de parcerias com artistas e canais de televisão. Em 2016, por exemplo, a companhia celebrou uma parceria com o canal televisivo GNT. Além disso, por meio do humor e de parcerias com artistas influentes ao seu público alvo, a Enjoei atuou com campanhas publicitárias em prol de alavancar seu crescimento, tanto em canais de televisão quanto em redes sociais.

Enjoei hoje

Atualmente, a plataforma da Enjoei focaliza suas vendas tanto no setor de vestuário quanto no setor de móveis. Seus produtos mais vendidos, no entanto, são blusas, calças e vestidos usados, seguidos de outros diversos produtos disponíveis em sua plataforma digital.

Com o objetivo de expandir sua marca, a Enjoei utiliza anúncios em variados formatos. Suas propagandas são recorrentemente caracterizadas pelo bom humor e pela atuação de celebridades e atrizes nas mesmas. Com a atuação relevante em seu marketing, a companhia confere ênfase à divulgação de sua plataforma e seus produtos através das redes sociais. Portanto, nota-se a forma como a descontração e o humor adotado em seus anúncios foram capazes de potencializar o alcance da empresa e transformar sua plataforma em um grande marketplace.

Por meio da captação de mais de R$1 bilhão durante sua oferta pública inicial (IPO), a Enjoei pretende manter a expansão dentro de seu setor. Seus acionistas majoritários são o casal fundadores (Ana Luiza McLaren e Tiê de Lima), que possui em conjunto em torno de 14% das ações ENJU3, aliados à Aram LLC, portadora de 6% de suas ações.

Adicionalmente, a companhia adere às práticas de investimento ESG (Ambiental, Social e Governança) e, humoradamente, afirma em seu site de relações com investidores possuir práticas alinhadas ao ESG mesmo antes de a sigla ESG obter maior relevância no mercado de capitais. As iniciativas ESG da ENJU3 possuem ênfase no consumo sustentável e no fomento à diversidade em seu ambiente empresarial, além de práticas transparentes de governança corporativa.

Enjoei na Bolsa de Valores

A Oferta Pública Inicial (IPO) das ações da Enjoei foi realizado em 2020 e suas ações podem ser negociadas através das ações ENJU3, que são ações ordinárias.

Itens importantes de analisar para as ações da Enjoei é o free float e o tag along.

O free float é a quantidade de ações da Enjoei que está em livre circulação no mercado, então quanto maior esse número for, melhor, pois quanto mais ações disponíveis para negociação, aumenta o interesse de mais investidores, impactando a liquidez da companhia, e atualmente, 80,27% das ações ENJU3 de Enjoei estão em livre circulação no mercado.

Já o tag along significa o direito, em caso de venda das ações do sócio controlador, de vender suas ações junto; no caso de tag along de 100%, podem ser recebidos os mesmos valores do acionista majoritário. No caso de ENJU3, o tag along é de 100%.

Em termos de governança corporativa, as ações ENJU3 estão listadas no segmento Novo Mercado da B3, que representa o mais alto nível de governança corporativa. Como resultado, Enjoei possui uma série de práticas que devem ser seguidas para o aumento de transparência e coerência de informações e a proteção de seus acionistas, incluindo minoritários, sinalizando assim.

Como declarar ações ENJU3?

Para declarar as ações da Enjoei no Imposto de Renda (IRPF), siga os passos:

  • Você deve entrar no item "Bens e Direitos" e selecionar o código "03 - Participações Societárias";
  • Depois, selecione o código "01 - Ações (inclusive as listadas em bolsa)";
  • Depois, em localização, escolha o país do seu investimento, no caso de ações, escolha "105 - Brasil";
  • No campo do CNPJ, digite "16.922.038/0001-51";
  • Depois, em discriminação, coloque o código da ação e a quantidade de ações, por exemplo "ENJU3 - QUANTIDADE: 1000";
  • No final, coloque o valor total investido no campo "Situação em 31/12".

As ações da Enjoei pagam dividendos?

Você pode consultar a agenda dos próximos pagamentos de dividendos e o histórico de dividendos da Enjoei na aba "dividendos" aqui na página da empresa.