Ações Enauta ENAT3

Enauta Participacoes SA

A Enauta (ações ENAT3) é uma empresa do ramo petrolífero e gás natural, a qual era amplamente conhecida como QGEP Participações S.A., mas que sofreu uma alteração de nome em 2019. A empresa é controladora da Enauta Energia, a Queiroz Galvão Exploração e Produção S.A. como era conhecida antigamente. Ver mais

Conheça Enauta ações ENAT3

A Enauta é uma empresa de capital aberto com ações listadas na bolsa de valores brasileira, elas são negociadas através do código ENAT3 na B3.

Indicadores ENAT3

  • CotaçãoR$ 18,10

  • P/L3,53

  • LPA5,12

  • P/VPA1,21

  • VPA14,99

  • DY9,44%

A Enauta Participações S.A. (ações ENAT3) é uma empresa do ramo petrolífero e gás natural, a qual era amplamente conhecida como QGEP Participações S.A., mas que sofreu uma alteração de nome em 2019. A empresa é controladora da Enauta Energia, a Queiroz Galvão Exploração e Produção S.A. como era conhecida antigamente.

A Enauta iniciou suas atividades em 1998, quando iniciou a construção de seu portfólio de produção e exploração. Dois anos mais tarde, em 2000, o Campo de Manati é descoberto, no litoral da Bahia, mas, somente sete anos depois, a produção de gás iria se iniciar na localidade, em 2007.

Tal data é de extrema importância para o empreendimento, pois, até os dias atuais, a empresa conta com as reservas de gás e petróleo do local. Inclusive, tal fato é uma preocupação dos investidores, pois alguns se preocupam com o desgaste da área, o que poderia prejudicar a empresa em questões operacionais.

Em 2011, a Enauta realizou a abertura de capital na B3 - Bolsa de Valores brasileira, com IPO de R$ 1,5 bilhões. No mesmo ano, a Enauta entra no acordo do Pré-sal, na Bacia de Santos.

A descoberta do grande Campo de Carcará, em 2012, marcou outro grande evento na história da empresa. No mesmo ano, inicia-se o Projeto JAPI, o qual iria monitorar os ecossistemas em todo o litoral do sul da Bahia.

Em outro movimento de expansão, a companhia adquiriu 100% de participação em dois blocos na bacia Sergipe-Alagoas em 2015, o que marcou mais um investimento de grande porte da empresa.

Em 2016, a Enauta inicia o Projeto Costa Norte, um estudo que busca desenvolver metodologias para entender os processos costeiros e a sensibilidade ambiental nas áreas de manguezais, uma das maiores aplicações de capital em desenvolvimento realizados pela empresa.

Todos esses projetos mostram o quanto a Enauta preocupa-se com a questão ambiental e sustentabilidade. Tal fato é de importante relevância, pois é extremamente necessário que empresas do ramo petrolífero e exploração de recursos naturais se empenhem ao máximo para prevenir ou, pelo menos, minimizar o impacto causado no ecossistema.

Em 2018, o Campo de Atlanta, no litoral do Rio de Janeiro, começa a ser explorado. Com isso, a Enauta se tornou a primeira empresa da iniciativa privada a operar fora dos limites do Pré-sal da Bacia de Santos. Em dois anos de atividades na localidade, a Enauta iria registrar a marca de 10 milhões de barris produzidos, em 2020.

O que a Enauta faz

A Enauta se desenvolve ao redor do segmento de energia resultante da exploração e produção de gás e petróleo. Seu público se restringe às indústrias e também atua junto ao ramo de transportes.

Toda a obtenção do petróleo e refinamento da matéria-prima do Campo de Manati é direcionada à Petrobras, que utiliza os produtos em refinarias para reabastecimento de termelétricas sob seu domínio.

O ponto forte da Enauta é a sua atuação conjunta com outras empresas, especialmente dos segmentos de energia e transporte. Esse foco em operações entre empresas, conhecido como B2B, confere um grau de segurança à atuação comercial e financeira da empresa, pois apenas grandes movimentações financeiras e comerciais são realizadas.

A Enauta segue investindo em tecnologia para otimizar o seu ramo de atuação, tendo em vista as questões ambientais inerentes ao ramo. O empreendimento é conhecido por suas práticas cautelosas apesar de sua postura expansionista, o que é extremamente positivo para uma empresa em tal segmento de atuação. Espera-se que a Enauta continue a ser uma referência do setor de petróleo e gás nos próximos anos.

Enauta na Bolsa de Valores

O IPO das ações da Enauta foi realizado em 2011 e suas ações podem ser negociadas por meio das ações ENAT3, que são ações ordinárias.

Itens importantes a serem analisados para as ações da Enauta é o free float e o tag along.

O free float é o percentual de ações da Enauta que está em livre circulação na bolsa de valores, então quanto maior esse número for, melhor, pois quanto mais ações disponíveis para negociação, aumenta o interesse de mais investidores, impactando a liquidez da companhia, e atualmente, 28,83% das ações ENAT3 de Enauta estão em livre circulação no mercado.

Já o tag along representa o direito, em caso de venda das ações do sócio controlador, de vender suas ações junto, podendo receber os mesmos valores que o acionista majoritário em caso de tag along de 100%. No caso de ENAT3, o tag along é de 100%.

Em termos de governança corporativa, as ações ENAT3 estão listadas no segmento Novo Mercado da B3, que representa o mais alto nível de governança corporativa. Por isso, Enauta possui uma série de práticas que devem ser seguidas para aumentar a transparência e consistência das informações e a proteção de seus acionistas, incluindo minoritários, assim caracterizando.

Como declarar ações ENAT3?

Para declarar as suas ações da Enauta no Imposto de Renda (IRPF), siga os seguintes passos:

  • Você deve entrar no item "Bens e Direitos" e selecionar o código "03 - Participações Societárias";
  • Depois, selecione o código "01 - Ações (inclusive as listadas em bolsa)";
  • Depois, em localização, escolha o país do seu investimento, no caso de ações, escolha "105 - Brasil";
  • No campo do CNPJ, digite "11.669.021/0001-10";
  • Depois, em discriminação, coloque o código da ação e a quantidade de ações, por exemplo "ENAT3 - QUANTIDADE: 1000";
  • No final, coloque o valor total investido no campo "Situação em 31/12".

As ações da Enauta pagam dividendos?

Você pode consultar a agenda dos próximos pagamentos de dividendos e o histórico de dividendos da Enauta na aba "dividendos" aqui na página da empresa.