Ações EALT4, EALT3

Altona

Electro Aço Altona SA

Atua no segmento industrial que atua com fundição e usinagem, com foco na produção de peças de carbono. Ver mais

Conheça a Altona ações EALT4, EALT3

A Altona é uma empresa de capital aberto negociada na bolsa de valores brasileira, suas ações são negociadas através do código EALT4, EALT3 na B3.

Indicadores EALT3

  • CotaçãoR$ 10,28

  • P/L4,77

  • LPA2,16

  • P/VPA1,17

  • VPA8,79

  • DY11,97%

Indicadores EALT4

  • CotaçãoR$ 8,89

  • P/L4,12

  • LPA2,16

  • P/VPA1,01

  • VPA8,79

  • DY15,17%

Escrito por:

Marcilio Lima

A EALT Altona é uma empresa brasileira de capital aberto do segmento industrial que atua com fundição e usinagem, fundada no ano de 1924 e com sede em Blumenau, SC.

A principal atividade da companhia é produzir peças de carbono. O seu modelo de negócio contempla duas formas, os “repetitivos” e “sob demanda”.

O setor de “repetitivos” atua para fazer o fornecimento de partes e peças para transportes pesados automotivos e montadoras de máquinas. Já o setor “sob demanda” atende:

  • Bens de capital;

  • Geração de energia;

  • Mineração;

  • Dragagem;

  • Petróleo e gás.

Vale ressaltar que os produtos feitos sob demanda também atendem as necessidades de clientes no exterior, estando a empresa presente em mais de 25 países.

A EALT Altona defende que avançar no mercado internacional é uma parte importante da sua estratégia, sempre tendo como objetivo se adaptar às necessidades de cada região.

Essa presença no exterior é marcada por escritórios comerciais que, por conseguinte, oferecem atendimento técnico qualificado e serviços de pós-vendas.

Ao todo a empresa tem quase 100 anos de história. Muita dessa história foi marcada pela expansão dos negócios e uma gestão responsável com alta governança.

Histórias da Altona

A história da EALT Altona foi iniciada no começo da década de 20, em 1924, em princípio como uma simples fundição e oficina para reparos mecânicos.

Vale destacar que no começo o seu nome era Auerbach & Werner, uma amálgama dos nomes dos seus fundadores, Paul Werner e Ernest Auerbach.

Em seus primórdios a companhia era focada na fabricação de utensílios de cozinha, tais como panelas de ferro, máquinas de moer carne e balanças de precisão.

No entanto, poucos anos depois, em 1934, a empresa fez a aquisição de um forno de fusão elétrico. A partir desse momento ela começou a fundir aço, o que fez a mudar de nome.

Conhecida agora como Electro Aço Altona S.A, a empresa se aproveitou do período da segunda guerra para começar a produzir sinos em aço, substituindo os feitos em bronze.

Isso foi durante a década de 40, um período no qual boa parte das empresas sofreram. Saber aproveitar essa oportunidade ajudou a companhia a se tornar uma das mais conhecidas durante a década de 60.

O foco na sua expansão continuou com mais investimentos ao entrar na década de 70. Em 1973 ela passou a fazer exportações para os Estados Unidos e para a Alemanha.

Durante os anos 90 a empresa passou a fazer altos investimentos para expandir ainda mais a sua atuação. Um deles foi a compra do forno de refino AOD.

Com este forno a empresa agora conseguia produzir ligas nobres, aço resistente à altas temperaturas. Ainda nessa década houve a instalação de centros de usinagem.

Dos anos 90 em diante a EALT Altona continuou expandindo suas operações tanto dentro do campo nacional como internacional, e também ganhou muitas certificações.

No ano de 2000, por exemplo, a companhia foi citada pela revista exame como uma das melhores empresas para se trabalhar. Em 2009 conquistou a ISO/TS 16949.

Outras informações

A empresa tem uma capacidade instalada de 1200 toneladas de peças fundidas brutas, usinadas e acabadas por mês. A companhia é capaz de produzir peças com um peso unitário de 10 a 12 mil kg.

Altona na Bolsa de Valores

O IPO das ações da Altona ocorreu em 1950 e suas ações podem ser negociadas através das ações EALT3, que são ações ordinárias, e ações EALT4, que são suas ações preferenciais.

Ponto importante a ser analisado para as ações da Altona é o free float.

O free float é o número de ações da Altona que está em livre circulação no mercado, então quanto maior esse número for, melhor, por que quanto mais ações disponíveis para negociação, aumenta o interesse de mais investidores, impactando a liquidez da companhia, e atualmente, 100% das ações EALT3 e 100% das ações EALT4 de Altona estão em livre circulação no mercado.

Diferença entre as ações EALT4 e EALT3

A principal diferença entre as ações da Altona é que as ações ordinárias (EALT3) dão direito a voto nas assembleias da empresa e as ações preferenciais (EALT4) possuem preferência na distribuição dos dividendos, apesar das ações ordinárias também pagarem dividendos.

Criamos um artigo completo que explica em detalhes a diferença entre as acões ON, PN e UNITs, clique aqui para acessar o artigo.

Como declarar ações EALT4 e EALT3?

Para declarar as suas ações da Altona no Imposto de Renda (IRPF), siga os seguintes passos:

  • Você deve entrar no item "Bens e Direitos" e selecionar o código "03 - Participações Societárias";
  • Depois, selecione o código "01 - Ações (inclusive as listadas em bolsa)";
  • Depois, em localização, escolha o país do seu investimento, no caso de ações, escolha "105 - Brasil";
  • No campo do CNPJ, digite "82.643.537/0001-34";
  • Depois, em discriminação, coloque o código da ação e a quantidade de ações, por exemplo "EALT3 - QUANTIDADE: 1000";
  • No final, coloque o valor total investido no campo "Situação em 31/12".

As ações da Altona pagam dividendos?

Você pode consultar a agenda dos próximos pagamentos de dividendos e o histórico de dividendos da Altona na aba "dividendos" aqui na página da empresa. Você também vai conseguir ver qual das ações EALT4, EALT3 paga mais dividendos.