Ações Dexco (Duratex) DXCO3

Dexco SA

Conhecida antigamente por Duratex, a Dexco, é a maior produtora de painéis de madeira e louças e metais sanitários do Hemisfério Sul. Ver mais

Conheça Dexco (Duratex) ações DXCO3

A Dexco (Duratex) é uma empresa de capital aberto que negocia suas ações na bolsa de valores brasileira, elas são negociadas através do código DXCO3 na B3.

Indicadores DXCO3

  • CotaçãoR$ 11,29

  • P/L6,99

  • LPA1,62

  • P/VPA1,5

  • VPA7,54

  • DY11,34%

A Dexco é uma empresa brasileira de capital aberto que trabalha com materiais de construção, fundada em 1950 e com sede na cidade de São Paulo.

Com mais de 70 anos de história, a companhia conta hoje com 5 unidades florestais, 16 unidades industriais no Brasil e mais 3 fábricas localizadas na Colômbia.

Vale destacar que no Brasil, as unidades da companhia estão espalhadas principalmente nas regiões sudeste, sul e nordeste. 

Os principais materiais com que a companhia trabalha são madeira, deca e revestimentos cerâmicos. Para organizar melhor os seus produtos, a companhia tem várias marcas.

São elas:

  • Duratex e Durafloor: Especializada em produtos de madeira;
  • Deca e Hydra: Especializada em produtos de louça e metais sanitários;
  • Ceusa e Portinari: Especializada em revestimentos cerâmicos.

Um ponto relevante sobre a Dexco é que ela é uma empresa que foca bastante em inovação, tendo parceria com mais de 50 startups.

Ao longo de sua história, a companhia também foi recipiente de inúmeros prêmios reconhecendo a qualidade dos seus produtos.

História

A História da Dexco se iniciou no ano de 1950 com os empresários Eudoro Villela e Nivaldo Coimbra de Ulhoa Cintra na cidade de São Paulo já como uma empresa de capital aberto.

No início o nome da companhia era “Duratex S.A Indústria e Comércio”. Seu objetivo era fabricar chapas de fibra de madeira, produto até então importado da Suécia.

Em 1954 foi inaugurada a primeira fábrica da companhia, na cidade de Jundiaí. No entanto, inicialmente a companhia teve problemas para penetrar o mercado nacional.

Três anos depois, todavia, após superar as primeiras barreiras nacionais de aceitação quanto ao seu produto, a empresa fez a sua primeira exportação para os Estados Unidos.

Na década de 60 se iniciou um período de expansão da produção das vendas. Foi durante essa época que a empresa conquistou seu posicionamento no Brasil.

Os anos 70, por outro lado, foram marcados por serem o período de maior diversificação dos negócios da companhia. Foi nessa época que houve a fundação da:

  • Duratex Florestal;
  • Duraflora Silvicultura e Comércio Ltda;
  • Fábrica de painéis em Botucatu;
  • Escritório na Avenida Paulista.

A partir dos anos 80 a Duratex passou a fazer altos investimentos em tecnologia. Também se organizou para ser capaz de centralizar ainda mais as suas operações. 

A década de 90, por conseguinte, foi a fase em que a companhia começou a receber reconhecimento nacional e internacional adquirindo diversas certificações de qualidade.

Então, a partir dos anos 2000 a companhia iniciou um rápido processo de expansão por meio de várias aquisições e também na melhora da sua governança corporativa.

Logo a Duratex também começou a investir na clonagem de árvores para aumentar ainda mais a sua produção e diminuir os custos. Em 2021, ao comemorar os seus 70 anos, mudou de nome para Dexco.

Dexco (Duratex) na Bolsa de Valores

A Oferta Pública Inicial (IPO) das ações da Dexco (Duratex) ocorreu em 2007 e suas ações podem ser negociadas através das ações DXCO3, que são suas ações ordinárias.

Itens importantes a serem analisados para as ações da Dexco (Duratex) é o free float e o tag along.

O free float é o percentual de ações da Dexco (Duratex) que está em livre circulação na bolsa de valores, então quanto maior esse número for, melhor, por que quanto mais ações disponíveis para negociação, aumenta o interesse de mais investidores, impactando a liquidez da empresa, e atualmente, 39,33% das ações DXCO3 de Dexco (Duratex) estão em livre circulação no mercado.

Já o tag along significa o direito, em caso de venda das ações do sócio controlador, de vender suas ações em conjunto, podendo receber os mesmos valores que o acionista majoritário em caso de tag along de 100%. No caso de DXCO3, o tag along é de 100%.

Em termos de governança corporativa, as ações DXCO3 estão listadas no segmento Novo Mercado da B3, que representa grau máximo de governança corporativa. Por isso, Dexco (Duratex) possui uma série de práticas que devem ser seguidas para aumentar a transparência e consistência das informações e a proteção de seus acionistas, incluindo minoritários, sinalizando assim.

Como declarar ações DXCO3?

Para declarar as ações da Dexco (Duratex) no Imposto de Renda (IRPF), siga os passos:

  • Você deve entrar no item "Bens e Direitos" e selecionar o código "03 - Participações Societárias";
  • Depois, selecione o código "01 - Ações (inclusive as listadas em bolsa)";
  • Depois, em localização, escolha o país do seu investimento, no caso de ações, escolha "105 - Brasil";
  • No campo do CNPJ, digite "97.837.181/0001-47";
  • Depois, em discriminação, coloque o código da ação e a quantidade de ações, por exemplo "DXCO3 - QUANTIDADE: 1000";
  • No final, coloque o valor total investido no campo "Situação em 31/12".

As ações da Dexco (Duratex) pagam dividendos?

Você pode consultar a agenda dos próximos pagamentos de dividendos e o histórico de dividendos da Dexco (Duratex) na aba "dividendos" aqui na página da empresa.