Ações Dotz DOTZ3

Dotz SA

A Dotz (ações DOTZ3) foi o primeiro e é o maior programa de fidelidade do Brasil por número de participantes, são mais de 48 milhões de clientes cadastrados em todo o país, com mais de 20 anos de atuação. Ver mais

Conheça Dotz ações DOTZ3

Dotz é uma companhia de capital aberto negociada na bolsa de valores brasileira, suas ações são negociadas sob o código DOTZ3 na B3.

CNPJ

PÁGINA NA B3Ver site ⇨

FUNDADO

IPO

VALOR MERCADO

PÁGINA DE RIVer site ⇨

SITE OFICIALVer site ⇨

Fundada no ano de 2000, a Dotz é uma companhia que, desde então, atua com programas de fidelidade, com o objetivo de ampliar a atuação do setor de programas de fidelidade no Brasil. Afinal, na época da fundação da companhia, os programas de fidelidade eram, exclusivamente, segmentados para indivíduos de renda elevada, assim como eram altamente concentrados apenas nas companhias aéreas e companhias de cartões de crédito. A partir disso, a Dotz (ações DOTZ3) emergiu no mercado com o propósito inicial de democratizar os programas de fidelidade.

A Dotz, conforme afirmado em seu portal de relações com investidores, possui três principais frentes de negócios, são elas:

  • Loyalty (lealdade);
  • Marketplace;
  • TechFin;

Além disso, como base na atuação nessas frentes de negócio tem-se a utilização de tecnologias digitais e acompanhamento de dados. É interessante destacar que, especialmente no início de sua trajetória, a Dotz enfrentou dificuldades significativas em expandir-se digitalmente. Afinal, no início da década de 2000 o e-commerce ainda era um ramo pouco desenvolvido, principalmente no mercado brasileiro.

A trajetória da Dotz (DOTZ3)

Como abordado anteriormente, a Dotz foi fundada no ano 2000 e iniciou suas atividades no setor de programas fidelidade. Inicialmente, o objetivo da companhia se tratava de ampliar o acesso da população a tais programas, uma vez que os mesmos eram, geralmente, focados em clientes de alta renda e concentrados em empresas aéreas e intermediadoras de transações via cartão de crédito.

Com seu foco voltado ao e-commerce, a Dotz surgiu com o propósito de ampliar o acesso aos programas de fidelidade para todas as classes sociais. Entretanto, é interessante destacar que, principalmente no início de sua história, a Dotz (DOTZ3 na B3) enfrentou dificuldades razoáveis em se expandir digitalmente. Isso ocorreu com base no fato de que o comércio eletrônico era pouco desenvolvido no início dos anos 2000, especialmente no mercado nacional.

A partir disso, durante os anos compreendidos no período entre 2009 e 2017, a companhia investiu em transformações de seu modelo de negócio, em prol de também estar inserida em ambientes de varejo físico, devido à noção de que o mercado digital necessitaria de um maior período para se tornar mais representativo nos hábitos de consumo dos brasileiros.

A partir disso, a Dotz, primeiramente, iniciou um processo de celebração de parcerias com diversas redes varejistas, com foco em supermercados. Isso culminou na atual presença da Dotz em 13 estados brasileiros por meio do varejo físico, além da atual presença digital.

Ainda no mesmo período, a companhia LoyaltyOne, gestora canadense de programas de fidelidade, adquiriu uma fatia de 37% do capital da Dotz. Apesar disso, a maior contribuição da nova sócia, além de seu investimento financeiro na Dotz, se trata do know-how sobre a gestão de negócios relacionados à atuação com programas de fidelidade. Adicionalmente à adição da LoyaltyOne na sociedade, a Dotz firmou parcerias com instituições financeiras nacionais, em prol de fornecer cartões de crédito com programas de pontuação a partir dos parceiros financeiros.

Em sequência, o período entre os anos de 2018 e 2020 foi, predominantemente, marcado pelo investimento em digitalização das atividades da empresa. Isso ocorreu com fundamentos no fato de que a Dotz, nesse momento, detinha uma grande base de clientes (aproximadamente 30 milhões) e, como consequência, um amplo banco de dados que seria a base de sua expansão digital.

Do ponto de vista societário, no período entre 2018 e 2020, a Dotz recomprou a porção da companhia vendida à LoyaltyOne. Além disso, no mesmo período, a empresa adquiriu a companhia Netpoints que, até o momento, era a única concorrente da Dotz em seu ramo de atuação. A aquisição da Netpoints agregou, aproximadamente, 14 milhões de clientes para a base da Dotz.

Além disso, durante esse período ocorreram diversas evoluções na Dotz, propriamente dita, e em suas parcerias com companhias do setor financeiro. Inicialmente, a Dotz implementou o Clube Dotz, a Conta Dotz e a Loja Dotz. Adicionalmente, cartões de crédito co-branded¬ passaram a ser oferecidos aos clientes, por meio de parcerias com o Banco do Brasil (ações BBAS3) e com o Banco Votorantim, conhecido como BV.

A partir de 2021, a companhia adentrou em um novo ciclo de crescimento, tanto em referência às parcerias vigentes quanto em referência ao capital da empresa. A companhia se consolidou como Dotz Inc e, ainda em 2021, realizou a abertura de seu capital na bolsa de valores brasileira, a B3. Além disso, ocorreu uma ampliação da parceria com a Vivo (ações VIVT3), que viabiliza a participação da Vivo no capital da Dotz (DOTZ3), como sócio minoritário. Esse movimento de ampla expansão, conforme afirmado no portal de relações com investidores da Dotz, foi lastreado em uma base de clientes mais engajados e uma plataforma de produtos mais evoluída.

A Dotz (DOTZ3) atualmente

Nos dias atuais, a Dotz oferece seus serviços de programas de fidelidade a uma base de, aproximadamente, 50 milhões de clientes. Isso ocorre tanto através da atuação digital quanto por meio da presença da Dotz em estabelecimentos de varejo físico. Como anteriormente mencionado, no ambiente de varejo físico o foco da companhia se concentra em supermercados predominantemente.

Como anteriormente mencionado, a companhia possui três princípios de atuação, conservados até hoje: loyalty, marketplace e techfin. Fundamentada nesses princípios, a Dotz (ticker DOTZ3) oferece, dente outros, os seguintes serviços / benefícios ao cliente:

  • Cashback;
  • Descontos;
  • Promoções personalizadas;
  • Linhas de crédito, por meio de parcerias com instituições financeiras;
  • Entre outros.

Assim sendo, cada um dos serviços e benefícios providos ao cliente possuem como base, além dos princípios da companha, a utilização de inteligência digital e análise de dados em prol de otimizar a atuação da Dotz. A companhia, através dos instrumentos tecnológicos, objetiva reduzir seu custo de captação de clientes, reduzir seu churn (saída de clientes), otimizar a fidelização e as vendas por meio da personalização de ofertas e serviços, entre outros propósitos.

DOTZ3 na Bolsa de Valores

O IPO das ações de Dotz ocorreu em 2021 e suas ações podem ser negociadas através das ações DOTZ3, que são suas ações ordinárias.

Ponto importante de analisar para as ações de Dotz é o free float.

O free float é a quantidade de ações da companhia que está em livre circulação na bolsa de valores. Quanto maior esse número, melhor, já que com mais ações disponíveis para negociação, aumenta o interesse de mais investidores, impactando a liquidez da companhia, e atualmente, 26.42% das ações DOTZ3 de Dotz estão em livre circulação no mercado.

Em termos de governança corporativa, as ações DOTZ3 estão listadas no segmento Novo Mercado da B3, que representa o mais alto nível de governança corporativa. Como resultado, Dotz possui uma série de práticas que devem ser seguidas para aumentar a transparência e consistência das informações e a proteção de seus acionistas, incluindo minoritários, sinalizando assim.

Dividendos DOTZ3

Você pode consultar a agenda dos próximos pagamentos de dividendos e o histórico de dividendos de Dotz na aba "dividendos" aqui da página da empresa.

Mural de discussão

Se a sua dúvida é sobre algum ativo, pesquise-o na caixa de busca e verifique se a sua dúvida já foi respondida por algum membro da comunidade.