Ações DIRR3

Direcional

Direcional Engenharia SA

A Direcional é uma empresa do ramo imobiliário, com foco principalmente em condomínios com projetos modernos. Ver mais

Conheça a Direcional ações DIRR3

A Direcional é uma companhia de capital aberto que negocia suas ações na bolsa de valores brasileira, elas são negociadas sob o código DIRR3 na B3.

Indicadores DIRR3

  • CotaçãoR$ 14,91

  • P/L13,94

  • LPA1,07

  • P/VPA1,64

  • VPA9,09

  • DY3,15%

Escrito por:

Marcilio Lima

A Direcional é uma empresa brasileira de capital aberto do ramo imobiliário fundada no ano de 1981 e com sede na cidade de São Paulo.

A área de atuação da empresa abrange todas as etapas da incorporação até a construção em si do projeto. Focando principalmente em condomínios com projetos modernos.

O principal público-alvo da companhia são as classes de menor poder aquisitivo, visto que a Direcional é referência em empreendimentos do Casa Verde e Amarela.

A companhia atua em todas as faixas do programa, ajudando famílias com renda de até 4 mil reais por mês com subsídios e condições de financiamento, e tudo de forma 100% digital.

Um dos grandes diferenciais da empresa, por conseguinte, é o seu investimento em tecnologia, que aliada ao método construtivo, permite entregar projetos rapidamente.

Vale destacar que a Direcional trabalha com um nível de 99,6% de industrialização, prezando por altos protocolos de segurança e sustentabilidade.

Ao todo a empresa já entregou ou incorporou mais de 150 mil unidades, estando presente em 13 estados contando com mais de 6 mil colaboradores.

História da Direcional

Iniciada no ano de 1981 em Belo Horizonte, a Direcional foi criada pelo empresário Ricardo Valadares Gontijo, que na época trabalhava no mercado de construção civil.

Ricardo ficou muito conhecido nacionalmente por conta do volume de empreendimentos populares que construiu como diretor de obras da construtora Andrade Valladares.

No começo a Direcional se focava em empreendimentos populares e também como realizadora de obras para órgãos do setor público.

Já nos anos 80, a companhia começou o seu processo de consolidação no estado de Minas Gerais focando na execução de empreendimentos populares.

Uma vez tendo sido reconhecida na capital do estado, logo a empresa começou a ganhar importantes concorrências públicas para desenvolver obras de infraestrutura.

A partir dos anos 90, já completamente consolidada na região de Minas Gerais, foi dado o pontapé para a expansão além do estado de Minas Gerais, começando por Brasília.

Vale ressaltar que muitas parcerias foram fechadas com a Caixa Econômica Federal para o financiamento de obras destinadas à classe mais baixa financeiramente.

No ano de 2001 a companhia fez o lançamento do seu primeiro empreendimento em Campinas. Enquanto isso, também ocorria a busca por novos mercados.

Essa busca levou a empresa a alcançar os estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e eventualmente a região norte do país a partir de 2006.

Neste mesmo ano a companhia lançou na cidade de Manaus um empreendimento com 1984 unidades habitacionais contando com uma infraestrutura completa.

Em 2008 a empresa teve 25% do seu controle adquirido pelo Fundo Tarpon Real Estate. No ano seguinte, ela entrou na bolsa de valores na listagem do Novo Mercado.

Entre os anos de 2010 e 2018 a Direcional se consolidou uma das maiores construtoras do país, ganhou diversos primeiros e bateu recordes em seu faturamento.

Outras informações da Direcional

A companhia possui alto grau de governança corporativa, seguindo de forma muito correta todos os preceitos que caracterizam uma administração transparente e eficiente. Já o seu nível de endividamento é bem baixo.

Direcional na Bolsa de Valores

O IPO das ações da Direcional ocorreu em 2008 e suas ações podem ser negociadas através das ações DIRR3, que são ações ordinárias.

Itens importantes de analisar para as ações da Direcional é o free float e o tag along.

O free float é o percentual de ações da Direcional que está em livre circulação, então quanto maior esse número for, melhor, pois quanto mais ações disponíveis para negociação, aumenta o interesse de mais investidores, impactando a liquidez da empresa, e atualmente, 50,26% das ações DIRR3 de Direcional estão em livre circulação no mercado.

Já o tag along significa o direito, em caso de venda das ações do sócio controlador, de vender suas ações junto; no caso de tag along de 100%, podem ser recebidos os mesmos valores do acionista majoritário. No caso de DIRR3, o tag along é de 100%.

No ponto da governança corporativa, as ações DIRR3 estão listadas no segmento Novo Mercado da B3, que representa o mais alto nível de governança corporativa. Por isso, Direcional possui uma série de práticas que devem ser seguidas para o aumento de transparência e coerência de informações e a proteção de seus acionistas, incluindo minoritários, assim caracterizando.

Como declarar ações DIRR3?

Para declarar as ações da Direcional no Imposto de Renda (IRPF), siga os passos:

  • Você deve entrar no item "Bens e Direitos" e selecionar o código "03 - Participações Societárias";
  • Depois, selecione o código "01 - Ações (inclusive as listadas em bolsa)";
  • Depois, em localização, escolha o país do seu investimento, no caso de ações, escolha "105 - Brasil";
  • No campo do CNPJ, digite "16.614.075/0001-00";
  • Depois, em discriminação, coloque o código da ação e a quantidade de ações, por exemplo "DIRR3 - QUANTIDADE: 1000";
  • No final, coloque o valor total investido no campo "Situação em 31/12".

As ações da Direcional pagam dividendos?

Você pode consultar a agenda dos próximos pagamentos de dividendos e o histórico de dividendos da Direcional na aba "dividendos" aqui na página da empresa.