Ações Dasa DASA3

Diagnosticos da America SA

A Dasa é a maior rede de saúde integrada do Brasil e é líder em medicina diagnóstica no Brasil e na América Latina e sendo a 5ª maior do setor no mundo. Ver mais

Conheça Dasa ações DASA3

A Dasa é uma companhia de capital aberto com ações listadas na bolsa de valores brasileira, elas são negociadas sob o ticker DASA3 na B3.

Indicadores DASA3

  • CotaçãoR$ 22,39

  • P/L-70,88

  • LPA-0,32

  • P/VPA1,66

  • VPA13,51

  • DY1,35%

Escrito por:

Marcilio Lima

A Dasa (Diagnóstico da América S.A) é uma empresa brasileira de capital aberto do segmento de saúde, fundada em 1961 e com sede na cidade de São Paulo.

A companhia conta com soluções físicas e digitais que atuam de forma integrada, oferecendo uma experiência completa aos seus milhões de clientes.

Além disso, a rede Dasa tem aproximadamente 250 mil médicos que fazem uso dos seus serviços. Vale destacar que ela é a maior rede de medicina diagnóstica.

A Dasa conta hoje com mais de 950 unidades espalhadas por todo o Brasil, além de possuir presença na Argentina e Uruguai, sempre aliando tecnologia à excelência de análises.

Ao todo a companhia administra mais de 40 marcas reconhecidas no campo diagnóstico, como a Alta, Delboni, Salomão Zoppi, Sérgio Franco e Lâmina.

São mais de 30 núcleos laboratoriais de análise com tecnologia de ponta. Ela tem capacidade para mais de 300 milhões de exames por ano e conta com 25 mil funcionários.

Os serviços da Dasa também são divididos em três categorias:

  • Dasa Empresas: É uma plataforma de soluções de saúde para clientes corporativos;
  • Coordenação de Cuidados: São feitos mais de 350 mil monitoramentos e por volta de 60 mil consultas por ano;
  • Dasa Genômica: Atua em todos os segmentos, de doenças raras, oncologia, hemato e reprodutiva, e é líder em genômica no mercado brasileiro.

Quanto às suas instalações, a companhia conta com mais de 15 hospitais em cinco estados e no Distrito Federal, sendo a segunda maior rede de hospitais independentes do país, com mais de 3 mil leitos.

História

O começo da história da Dasa se deu no ano de 1961, com a iniciativa dos doutores Humberto Delboni e Raul Dias dos Santos, que fundaram o MAP, em São Paulo.

No ano de 1974, houve a entrada de outro médico na sociedade, o Dr. Caio Auriemo. A empresa então alterou seu nome para “Laboratórios Clínico Delboni Auriemo S/C Ltda”.

Durante a década de 80 a companhia começou a modernizar os seus processos, informatizando as suas unidades e simplificando seu nome para “Delboni Auriemo”.

Iniciando os anos 2000, uma nova mudança na imagem da companhia aconteceu. Seu nome então foi alterado para Dasa (Diagnósticos da América S.A).

Nesse mesmo ano a companhia fez a aquisição de diversos laboratórios no Brasil, como o Bornstein, Pasteur, Lâmina, Image Memorial e vários outros.

No ano de 2011 ocorreu uma mudança no controle da empresa, quando 24% das suas ações foram adquiridas pela família Bueno. Esse novo controle foi um divisor de águas.

Três anos depois, a holding Cromossomo II, cujos sócios são os membros da família Bueno e Godoy, passa a ter então quase 72% do controle da companhia.

O ano de 2016 foi marcado por dois eventos importantes. O primeiro aconteceu no núcleo de processamento de exames de Alphaville, com a implantação da maior esteira de processamento de exames do mundo.

O segundo foi a aquisição do controle quase completo pela família Bueno, detendo quase 98% das ações. Isso fez a empresa sair do Novo Mercado e ir para o segmento tradicional.

Três anos depois, a companhia passou por um novo período de expansão, dessa vez com por meio da aquisição de uma rede de sete hospitais de alta complexidade.

Em 2021, a companhia voltou mais uma vez a fazer parte do segmento de Novo Mercado da bolsa de valores.

Pontos relevantes

  • Serviços completos e integrados;
  • Líder na área diagnóstica;
  • Alto nível de governança corporativa;
  • Histórico de crescimento orgânico e inorgânico;
  • Possui presença internacional.

Dasa na Bolsa de Valores

A Oferta Pública Inicial (IPO) das ações da Dasa foi realizado em 2004 e suas ações podem ser negociadas através das ações DASA3, que são ações ordinárias.

Pontos importantes a serem analisados para as ações da Dasa é o free float e o tag along.

O free float é o número de ações da Dasa que está em livre circulação no mercado, então quanto maior esse número for, melhor, já que com mais ações disponíveis para negociação, aumenta o interesse de mais investidores, impactando a liquidez da companhia, e atualmente, 10,63% das ações DASA3 de Dasa estão em livre circulação no mercado.

Já o tag along significa o direito, em caso de venda das ações do sócio controlador, de vender suas ações junto, podendo receber os mesmos valores que o acionista majoritário em caso de tag along de 100%. No caso de DASA3, o tag along é de 100%.

Como declarar ações DASA3?

Para declarar as suas ações da Dasa no Imposto de Renda (IRPF), siga os seguintes passos:

  • Você deve entrar no item "Bens e Direitos" e selecionar o código "03 - Participações Societárias";
  • Depois, selecione o código "01 - Ações (inclusive as listadas em bolsa)";
  • Depois, em localização, escolha o país do seu investimento, no caso de ações, escolha "105 - Brasil";
  • No campo do CNPJ, digite "61.486.650/0001-83";
  • Depois, em discriminação, coloque o código da ação e a quantidade de ações, por exemplo "DASA3 - QUANTIDADE: 1000";
  • No final, coloque o valor total investido no campo "Situação em 31/12".

As ações da Dasa pagam dividendos?

Você pode consultar a agenda dos próximos pagamentos de dividendos e o histórico de dividendos da Dasa na aba "dividendos" aqui na página da empresa.