Ações Cristal CRPG6, CRPG5, CRPG3

Tronox Pigmentos do Brasil SA

A Tronox é o maior produtor de pigmento de titânio verticalizado do mundo. Ver mais

Conheça Cristal ações CRPG6, CRPG5, CRPG3

A Cristal é uma empresa de capital aberto que negocia suas ações na bolsa de valores brasileira, elas são negociadas através do código CRPG6, CRPG5, CRPG3 na B3.

A Cristal, nome fantasia de “Tronox Pigmentos do Brasil S.A”, é uma empresa brasileira de capital aberto do ramo químico, com sede na cidade de Camaçari, na Bahia.

Atualmente ela é a maior empresa do mundo no que diz respeito a produção de pigmento de Dióxido de Titânio (TiO2), que possui diversas utilidades práticas.

Alguns dos usos desse pigmento são:

  • Produção de tintas de alto desempenho que servem para imóveis;
  • Confecção de equipamentos médicos;
  • Embalagens para alimentos diversos;
  • Composição do PVC e outros.

Esse pigmento, por conseguinte, é comercializado por meio das marcas TiONA e TiKON, tendo uma presença bastante superlativa no mercado nacional.

Outras substâncias produzidas pela Cristal são as areias minerais, dióxido de titânio ultra fino, químicos de titânio, soda caústica, gesso, ácido hidroclórico e vários outros.

O seu quadro de funcionários atual é comosto de quase 7 mil funcionários que trabalham em 6 continentes. No brasil, todavia, há três unidades principais:

  • A mina do Guaju, em Mataraca, na Paraíba;
  • Uma fábrica de TiO2 em Camaçari, na Bahia;
  • Um escritório comercial em São Paulo.

Vale destacar que a empresa possui uma forte presença internacional. 

História

A Cristal iniciou suas atividades no ano de 1966, voltando sua produção exclusivamente para dióxido de titânio. Logo de início a companhia teve apoio da SUDENE e do BNDES.

Contando com esse apoio, a empresa era capaz de produzir 22 mil toneladas de dióxido de titânio por ano. Poucos anos depois ela fez uma parceria com a Bayer do Brasil S/A.

No ano de 1978 a companhia iniciou um processo de expansão da sua capacidade produtiva, passando de 22 mil toneladas para 50. A expansão foi concluída em 1982.

No ano de 1983 a Cristal iniciou a sua operação na mina do Guaju para extrair minério de titânio(ilmenita). Já no ano de 1997 a sua produção expandiu para 60 mil toneladas.

No ano de 1998 a Millennium Inorganic Chemical assume o controle da fábrica. Essa nova gestão investe na modernização da produção e no controle ambiental. 

Nos primeiros anos dos anos 2000, a empresa Millenium Chemicals Inc., agora uma controladora indireta da Cristal, fechou um acordo com a Lyondell Chemical Company.

A partir deste acordo, que foi feito por meio da troca de ações e junção das duas empresas, foi criada a maior empresa química da américa do norte de capital aberto.

Nos anos que se sucederam, outros acordos sobre o controle da empresa foram e sobre a sua expansão foram firmados. Um deles foi a aquisição da Tasnee no ano de 2017.

Cristal na Bolsa de Valores

A Oferta Pública Inicial (IPO) das ações da Cristal foi realizado em 1970 e suas ações podem ser negociadas por meio das ações CRPG3, que são suas ações ordinárias, e ações CRPG6/CRPG5, que são suas ações preferenciais.

Ponto importante a ser analisado para as ações da Cristal é o free float.

O free float é a quantidade de ações da Cristal que está em livre circulação na bolsa de valores, então quanto maior esse número for, melhor, já que com mais ações disponíveis para negociação, aumenta o interesse de mais investidores, impactando a liquidez da empresa, e atualmente, 100% das ações CRPG3 e 100% das ações CRPG6/CRPG5 de Cristal estão em livre circulação no mercado.

Diferença entre as ações CRPG5 e CRPG3

A principal diferença entre as ações da Cristal é que as ações ordinárias (CRPG3) dão direito a voto nas assembleias da empresa e as ações preferenciais (CRPG5) possuem preferência na distribuição dos dividendos, apesar das ações ordinárias também receberem dividendos.

Criamos um artigo completo que explica em detalhes a diferença entre as acões ON, PN e UNITs, clique aqui para acessar o artigo.

Como declarar ações CRPG5 e CRPG3?

Para declarar as suas ações da Cristal no Imposto de Renda (IRPF), siga os seguintes passos:

  • Você deve entrar no item "Bens e Direitos" e selecionar o código "03 - Participações Societárias";
  • Depois, selecione o código "01 - Ações (inclusive as listadas em bolsa)";
  • Depois, em localização, escolha o país do seu investimento, no caso de ações, escolha "105 - Brasil";
  • No campo do CNPJ, digite "15.115.504/0001-24";
  • Depois, em discriminação, coloque o código da ação e a quantidade de ações, por exemplo "CRPG3 - QUANTIDADE: 1000";
  • No final, coloque o valor total investido no campo "Situação em 31/12".

As ações da Cristal pagam dividendos?

Você pode consultar a agenda dos próximos pagamentos de dividendos e o histórico de dividendos da Cristal na aba "dividendos" aqui na página da empresa. Você também vai conseguir ver qual das ações CRPG3, CRPG5, CRPG6 paga mais dividendos.