Ações CPFL Renováveis CPRE3

CPFL Energias Renovaveis SA

A CPFL Renováveis (ações CPRE3) é uma empresa do setor elétrico com foco total na geração de energia a partir de fontes renováveis, tais como: eólica, pequenas centrais hidrelétricas (PCH), termelétricas movidas à biomassa de cana-de-açúcar e solar. É uma das empresas líderes neste segmento no Brasil. Ver mais

Conheça CPFL Renováveis ações CPRE3

CPFL Renováveis é uma companhia de capital aberto que negocia suas ações na bolsa de valores brasileira, elas são negociadas sob o código CPRE3 na B3.

CNPJ

PÁGINA NA B3Ver site ⇨

FUNDADO

IPO

VALOR MERCADO

PÁGINA DE RIVer site ⇨

SITE OFICIALVer site ⇨

A CPFL Renováveis é negociada desde 2013 na bolsa de valores brasileira, B3 (B3SA3), através de ações ordinárias com código CPRE3. Faz parte do Grupo CPFL Energia (CPFE3). A CPFL Renováveis é uma empresa do setor elétrico com foco total na geração de energia a partir de fontes renováveis, tais como: eólica, pequenas centrais hidrelétricas (PCH), termelétricas movidas à biomassa de cana-de-açúcar e solar. É uma das empresas líderes neste segmento no Brasil.

História da CPFL Renováveis

A CPFL Renováveis teve sua criação em 24 de agosto de 2011 a partir da fusão de ativos da Empresa de Energias Renováveis (ERSA) e dos ativos de energia renováveis da CPFL Energia. Essa fusão deu à empresa capacidade instalada de gerar 652 MW de energia elétrica. Em 2014, a CPFL Renováveis comprou os ativos de produção de energia eólica e PCH da DESA, aumentando em 278MW de capacidade instalada. Foi a primeira empresa a instalar parque eólico no estado de São Paulo. A CPFL Renováveis (ações CPRE3) é uma empresa que cresceu muito devido à aquisição de ativos de outras empresas do setor que somam 0,73 GW e através da eficiência na construção de parques geradores de energia elétrica que totalizam 1.4 GW. Isso fez com que a CPFL Renováveis (ações CPRE3) tivesse capacidade de ofertar em torno 2,13 GW de energia em 58 municípios em 8 estados do Brasil.

Abaixo segue um resumo da expansão desta empresa do grupo CPFL:

  • 2012: Compra de ativos, desenvolvimento de projetos de geração de energia através de fontes eólicas, hídrica e biomassa de cana-de-açúcar e inauguração da primeira usina solar do Estado de São Paulo – Capacidade Instalada total de 1,15 GW;
  • 2013: Construções concluídas que aumentaram a capacidade de geração de energia elétrica para 1,49 GW;
  • 2014: Compra de ativos da DESA – Capacidade Instalada total de 1,77 GW;
  • 2015: Conclusão do projeto eólico Morro dos ventos II - Capacidade Instalada total de 1,80 GW;
  • 2016: Conclusão dos projetos PCH Mata Velha em Unaí em Minas Gerais e Complexos Eólicos Campo dos Ventos e São Benedito no estado do Rio Grande do Norte - Capacidade Instalada total de 2,0 GW;
  • 2017: Conclusão do Complexo Eólico Pedra Cheirosa em Itarema/Ceará - Capacidade Instalada total de 2,10 GW;
  • 2018: Conclusão PCH Boa Vista 2 localizada em Varginha, Belo Horizonte - Capacidade Instalada total de 2,13 GW.

CPFL Renováveis na bolsa de valores

A CPFL Renováveis tem capital aberto, porém, suas ações estão em posse da CPFL Geração e da CPFL Energia (ações CPFE3).

Atuação da CPFL Renováveis

Tendo a essência na geração de energia elétrica e com quatro modelos de produção, a CPFL Renováveis (ações CPRE3) apresenta a seguinte distribuição de suas fontes de geração:

Usinas de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) com capacidade de geração de 453,1 MW. Tem operações em 6 estados:

  • Minas Gerais (capacidade instalada para produção de 158,4 MW);
  • Santa Catarina (capacidade instalada para produção de 128,5 MW);
  • São Paulo (capacidade instalada para produção de 116,8 MW);
  • Mato Grosso (capacidade instalada para produção de 23,6 MW);
  • Paraná (capacidade instalada para produção de 23 MW);
  • Rio Grande do Sul (capacidade instalada para produção de 2,8 MW).

Usinas Eólica com capacidade de geração de 1.308,6 MW. Tem operações em 3 estados:

  • Rio Grande do Norte (capacidade instalada para produção de 761,6 MW);
  • Ceará (capacidade instalada para produção de 427 MW);
  • Rio Grande do Sul (capacidade instalada para produção de 120 MW).

Usinas Termelétricas Movidas à Biomassa com capacidade de geração de 370 MW. Tem operações em 4 estados:

  • São Paulo (capacidade instalada para produção de 230 MW);
  • Minas Gerais (capacidade instalada para produção de 50 MW);
  • Paraná (capacidade instalada para produção de 50 MW);
  • Rio Grande do Norte (capacidade instalada para produção de 40 MW);

Planta Solar Fotovoltaica com capacidade de geração de 1,1MW e está instalada na cidade de Tanquinho, estado de São Paulo.

Está em construção mais dois projetos voltados para PCH no estado do Paraná e energia eólica no estado do Rio Grande do Norte. Ambos têm expectativas de serem entregues em 2024 e irão adicionar mais 97,3 MW na capacidade instalada da empresa.

CPRE3 na Bolsa de Valores

A Oferta Pública Inicial (IPO) das ações de CPFL Renováveis foi realizado em 2013 e suas ações podem ser negociadas por meio das ações CPRE3, que são ações ordinárias.

Ponto importante de analisar para as ações de CPFL Renováveis é o tag along.

O tag along representa o direito, em caso de venda das ações do sócio controlador, de vender suas ações em conjunto, podendo receber os mesmos valores que o acionista majoritário em caso de tag along de 100%. No caso de CPRE3, o tag along é de 100%.

No ponto da governança corporativa, as ações CPRE3 estão listadas no segmento Novo Mercado da B3, que representa grau máximo de governança corporativa. Como resultado, CPFL Renováveis possui uma série de práticas que devem ser seguidas para o aumento de transparência e coerência de informações e a proteção de seus acionistas, incluindo minoritários, assim caracterizando.

Dividendos CPRE3

Você pode consultar a agenda dos próximos pagamentos de dividendos e o histórico de dividendos de CPFL Renováveis na aba "dividendos" aqui da página da empresa.

Mural de discussão

Se a sua dúvida é sobre algum ativo, pesquise-o na caixa de busca e verifique se a sua dúvida já foi respondida por algum membro da comunidade.