Ações Comgás CGAS5, CGAS3

Cia Gas de Sao Paulo

A Comgás (ações CGAS3, CGAS5) é uma empresa considerada pela Abegás, como a maior distribuidora de gás natural do Brasil em volume de gás distribuído. Atingindo mais de 80 municípios do estado de SP. Ver mais

Conheça Comgás ações CGAS5, CGAS3

A Comgás é uma companhia de capital aberto negociada na bolsa de valores brasileira, suas ações são negociadas sob o ticker CGAS5, CGAS3 na B3.

Indicadores CGAS3

  • P/L6,69

  • LPA15,76

  • P/VPA15,98

  • VPA6,6

  • DY15,47%

Indicadores CGAS5

  • P/L7,86

  • LPA15,76

  • P/VPA18,77

  • VPA6,6

  • DY14,49%

A Comgás (ações CGAS3) com uma rede de distribuição que conta com mais de 16 mil quilômetros responsáveis por levar gás natural para mais de 1,9 milhão de consumidores em 88 municípios de São Paulo, a Comgás é a maior distribuidora de gás canalizado do país. A área de concessão em que atua abriga cerca de 26% do Produto Interno Bruto brasileiro, envolvendo 177 cidades pertencentes às Regiões Metropolitanas de São Paulo e Campinas, Baixada Santista e Vale do Paraíba. Por ser uma prestadora de serviços públicos, é regulada pela Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (ARSESP), que concedeu um prazo de 30 anos a partir de maio de 1999 para a exploração do serviço público com possibilidade de renovação uma única vez pela Comgás por mais 20 anos.

O setor em que a Comgás (ações CGAS3) está envolvida é bastante difundido e presente na maioria dos países desenvolvidos, visto que o gás natural é o combustível que mais tem aumentado sua participação na matriz energética mundial, principalmente na brasileira. No território nacional, as perspectivas para o consumo de gás são positivas para os anos à frente, tanto por ser um combustível ambientalmente limpo, como pela expansão da rede de distribuição nacional, e também pelas descobertas de novas reservas de gás natural em território brasileiro, o que tende a elevar sua participação na matriz energética nacional.

História da Comgás

A história da Comgás (ações CGAS3) teve início ainda no século XIX, quando a companhia inglesa San Paulo Gas Company recebeu autorização para explorar a concessão dos serviços públicos de iluminação da capital paulista. Após ter sido vendida para a Canadense Light em 1912, a companhia foi nacionalizada e batizada de Companhia Paulista de Serviços de Gás (Comgás) em 1959, onde posteriormente passou a ser administrada pelo município e constituída sociedade aberta através da lei municipal 7199. O controle acionário da companhia passou por nova mudança em 1984, quando foi adquirida pela CESP (Companhia Energética de São Paulo).

Teve seu capital aberto na Bolsa de Valores de São Paulo em 1996 e logo após, em 1999, foi privatizada no valor de R$1,65 bilhão tendo como principais acionistas o Grupo BG e o Grupo Shell. A partir de então, a companhia rumou em um desenvolvimento muito sustentável, tendo em 2010 se consolidado como a maior distribuidora de gás em território nacional, responsável por 30% das vendas do mesmo no Brasil.

No ano de 2012, o Grupo Cosan adquiriu a participação do Grupo BG na Comgás, passando a deter 60,1% do capital da mesma. Em 2017, em nova movimentação, adquiriu a participação de 16,8% da Shell e nos anos seguintes, através de realizações de Ofertas Públicas de Aquisições de ações (OPA), passou a deter cerca de 99,14% do capital social da Comgás. Com isso, a Cosan criou a COMPASS Gás e Energia, contribuindo ao capital social da mesma com a totalidade de ações que detinha da Comgás, passando a ser controladora indireta da mesma.

O que a Comgás faz

A rede de distribuição da Comgás (ações CGAS3) oferece gás canalizado aos mercados residenciais, comerciais, industriais, veiculares, de cogeração e termo geração em toda sua área de concessão que abrange a Baixada Santista, Vale do Paraíba e Regiões Metropolitanas de São Paulo e Campinas. Cerca de 60% do gás distribuído pela Companhia tem origem na Bolívia, no entanto, espera-se que nos próximos 5 a 7 anos esse percentual diminua, devido às descobertas recentes de novas reservas brasileiras. A segmentação do negócio da empresa se dá pela seguinte forma:

  • Industrial: Em sua área de concessão, a Comgás abrange indústrias de variados ramos e mercados. Correspondente por cerca de 78% do volume distribuído da companhia, esse segmento vem crescendo conforme o desempenho da atividade econômica industrial na região e tende a continuar se desenvolvendo, uma vez que várias indústrias (químicas e petroquímicas, cerâmicas, papeleiras e etc) vêm substituindo outras alternativas energéticas pelo gás natural;
  • Residencial: Responsável por cerca de 6% do volume de distribuição da Comgás, esse segmento destaca-se por concentrar a maior carteira de clientes da empresa e apresentar um índice satisfatório de rentabilidade. Nessa linha de negócio, sempre teve seu foco nos condomínios verticais, tornando-se líder nas conexões desse segmento;
  • Comercial: Em relação ao segmento comercial, a companhia busca alcançar a expansão através dos grandes e pequenos estabelecimentos, garantindo uma maior diversificação das aplicações do gás natural;
  • Veicular: O gás desse segmento é utilizado como combustível em veículos de transporte individual ou coletivo e se destaca pela economia gerada e benefício ao meio ambiente. O volume gerado nesse ramo corresponde a 4% do total da companhia;
  • Cogeração e Termo geração: com participação de 10% no volume total de gás distribuído pela Comgás, esse segmento vem crescendo em função da economia proporcionada e pelo benefício ambiental. Consiste num processo de geração de energia elétrica a partir da queima do gás, caracterizando-se pela produção simultânea de energia térmica e elétrica a partir de único combustível.

Comgás na Bolsa de Valores

O IPO das ações da Comgás foi realizado em 1996 e suas ações podem ser negociadas por meio das ações CGAS3, que são suas ações ordinárias, e ações CGAS5, que são suas ações preferenciais.

Item importante de analisar para as ações da Comgás é o free float.

O free float é o número de ações da Comgás que está em livre circulação no mercado. Quanto maior esse número, melhor, já que com mais ações disponíveis para negociação, aumenta o interesse de mais investidores, impactando a liquidez da companhia, e atualmente, 0,16% das ações CGAS3 e 3,4% das ações CGAS5 de Comgás estão em livre circulação no mercado.

Diferença entre as ações CGAS5 e CGAS3

A principal diferença entre as ações da Comgás é que as ações ordinárias (CGAS3) dão direito a voto nas assembleias da empresa e as ações preferenciais (CGAS5) possuem preferência na distribuição dos dividendos, apesar das ações ordinárias também receberem dividendos.

Criamos um artigo completo que explica em detalhes a diferença entre as acões ON, PN e UNITs, clique aqui para acessar o artigo.

Como declarar ações CGAS5 e CGAS3?

Para declarar as ações da Comgás no Imposto de Renda (IRPF), siga os seguintes passos:

  • Você deve entrar no item "Bens e Direitos" e selecionar o código "03 - Participações Societárias";
  • Depois, selecione o código "01 - Ações (inclusive as listadas em bolsa)";
  • Depois, em localização, escolha o país do seu investimento, no caso de ações, escolha "105 - Brasil";
  • No campo do CNPJ, digite "61.856.571/0001-17";
  • Depois, em discriminação, coloque o código da ação e a quantidade de ações, por exemplo "CGAS3 - QUANTIDADE: 1000";
  • No final, coloque o valor total investido no campo "Situação em 31/12".

As ações da Comgás pagam dividendos?

Você pode consultar a agenda dos próximos pagamentos de dividendos e o histórico de dividendos da Comgás na aba "dividendos" aqui na página da empresa. Você também vai conseguir ver qual das ações CGAS5, CGAS3 paga mais dividendos.