Ações C&A CEAB3

C&A Modas SA

A C&A (ações CEAB3) é a maior rede de lojas de departamento do país. Tem mais de 100 anos de experiência e quase 2000 lojas em 24 países. Ver mais

Conheça C&A ações CEAB3

A C&A é uma empresa de capital aberto que negocia suas ações na bolsa de valores brasileira, elas são negociadas através do código CEAB3 na B3.

Indicadores CEAB3

  • CotaçãoR$ 3,04

  • P/L2,98

  • LPA1,02

  • P/VPA0,33

  • VPA9,17

  • DY0%

Escrito por:

Marcilio Lima

A C&A é uma empresa holandesa de capital aberto do ramo de varejo de roupas fundada no ano de 1841 e que também opera em território brasileiro. Sua sede é em Barueri.

Atualmente a companhia possui quase 2 mil unidades espalhadas pelo mundo, com presença em pelo menos 24 países da Europa, Ásia e América Latina.

No Brasil a C&A possui mais de 300 lojas, sendo o país um dos seus maiores mercados. A marca está presente em mais de 100 cidades, empregando mais de 15 mil pessoas.

Quanto aos seus produtos, a empresa comercializa tanto moda feminina como masculina e também infantil, possuindo também coleções exclusivas com grandes nomes da moda.

Apesar de possuir roupas de grife e com maior valor agregado, a companhia também tem muitas opções mais populares destinadas às classes C e D.

Inclusive, parte da estratégia de mercado da companhia é apostar em promoções e liquidações com descontos bastante generosos.

No campo do vestuário ela também vende acessórios como pulseiras, relógios, bijuterias, óculos, bolsas e várias outras opções.

No seu e-commerce a companhia também vende produtos eletrônicos como smartphones, notebooks, jogos de videogame, tablets e acessórios para casa inteligente.

História

A história da C&A se iniciou na Holanda no ano de 1841 pela iniciativa dos irmãos Clemens e August Brenninkmeijer, como uma empresa têxtil. C&A vem da inicial dos irmãos.

A partir do ano de 1906, o filho de Clement, Bernard Joseph começou a expandir os negócios da empresa, e por volta de 1910 já havia 10 lojas na Holanda.

Com o passar das décadas a companhia começou a crescer de forma muito rápida, se firmando em especial no Reino Unido a partir de 1922, nos centros das cidades.

Em 2001, no entanto, a marca decidiu deixar o Reino Unido. Algumas de suas lojas remanescentes foram adquiridas pela Primark.

Já no Brasil, a companhia inaugurou a sua primeira loja no ano de 1976, no Shopping Ibirapuera, em São Paulo. Essa foi também a primeira loja da América Latina.

Em 2009, no entanto, a marca multinacional deixou o mercado Argentino. No ano seguinte, a Beyoncé lançou uma linha de roupas em parceria com a C&A.

Em janeiro de 2018 foi reportado que os controladores da C&A tinham planos de vender a companhia para um investidor Chinês que ainda não se sabia o nome.

A sua controlada, a “Cofra Holding AG”, respondeu que isso não passava de um boato, e que eles estavam focados em permanecer fazendo da empresa um sucesso.

Eventualmente, no ano de 2020 a subsidiária chinesa da companhia foi vendida para o grupo Zhongue Tongrong Private Equity, para operar as lojas em sistema de franquia.

Já no ano de 2021, a empresa foi pega em uma polêmica junto de outras marcas que atuavam na China, sendo acusada de se beneficiar de trabalho forçado em Xinjiang.

Pontos relevantes

  • Forte presença internacional;
  • Atinge a uma grande parcela de pessoas;
  • Catálogo de produtos variado;
  • Posição de destaque no mercado nacional;
  • Marca consolidada;
  • Histórico financeiro sustentável.

C&A na Bolsa de Valores

A Oferta Pública Inicial (IPO) das ações da C&A foi realizado em 2019 e suas ações podem ser negociadas através das ações CEAB3, que são ações ordinárias.

Itens importantes a serem analisados para as ações da C&A é o free float e o tag along.

O free float é o número de ações da C&A que está em livre circulação, então quanto maior esse número for, melhor, pois quanto mais ações disponíveis para negociação, aumenta o interesse de mais investidores, impactando a liquidez da empresa, e atualmente, 34,52% das ações CEAB3 de C&A estão em livre circulação no mercado.

Já o tag along significa o direito, em caso de venda das ações do sócio controlador, de vender suas ações em conjunto, podendo receber os mesmos valores que o acionista majoritário em caso de tag along de 100%. No caso de CEAB3, o tag along é de 100%.

No ponto da governança corporativa, as ações CEAB3 estão listadas no segmento Novo Mercado da B3, que representa grau máximo de governança corporativa. Como resultado, C&A possui uma série de práticas que devem ser seguidas para o aumento de transparência e coerência de informações e a proteção de seus acionistas, incluindo minoritários, assim caracterizando.

Como declarar ações CEAB3?

Para declarar as ações da C&A no Imposto de Renda (IRPF), siga os seguintes passos:

  • Você deve entrar no item "Bens e Direitos" e selecionar o código "03 - Participações Societárias";
  • Depois, selecione o código "01 - Ações (inclusive as listadas em bolsa)";
  • Depois, em localização, escolha o país do seu investimento, no caso de ações, escolha "105 - Brasil";
  • No campo do CNPJ, digite "45.242.914/0001-05";
  • Depois, em discriminação, coloque o código da ação e a quantidade de ações, por exemplo "CEAB3 - QUANTIDADE: 1000";
  • No final, coloque o valor total investido no campo "Situação em 31/12".

As ações da C&A pagam dividendos?

Você pode consultar a agenda dos próximos pagamentos de dividendos e o histórico de dividendos da C&A na aba "dividendos" aqui na página da empresa.