Ações Brisanet BRIT3

Brisanet Participacoes SA

Brisanet é uma empresa de telecomunicações com atuação na região nordeste. Oferece serviços de fibra ótica, telefonia, tv por assinatura, entre outros. Ver mais

Conheça Brisanet ações BRIT3

A Brisanet é uma companhia de capital aberto com ações listadas na bolsa de valores brasileira, elas são negociadas sob o ticker BRIT3 na B3.

Indicadores BRIT3

  • P/L45,45

  • LPA0,04

  • P/VPA0,64

  • VPA3,01

  • DY0,06%

A Brisanet se trata de uma empresa atuante como operadora de serviços de telecomunicações, com foco de suas operações centralizado na região Nordeste do Brasil. A partir disso, a empresa é presente, em termos de sua atuação, em 4 estados da região Nordeste e, no momento atual, protagoniza planos ambiciosos de expansão na região em questão, tanto em cidades grandes quanto em demais cidades de menor porte, incluindo as capitais da região.

Em linhas gerais, a Brisanet, desde a sua fundação, surgiu com o propósito de trazer o acesso à internet às diversas localidades da região nordeste que não possuíam tal conectividade com a rede.

A partir disso, atualmente a empresa atua tanto com o fornecimento de conexão com a internet quanto com demais serviços, referentes também ao setor de telecomunicações em geral.

Como exemplos de serviços fornecidos pela Brisanet, temos os serviços a seguir como os principais providos pela companhia:

  • Internet via fibra óptica;
  • Telefonia tanto móvel quanto fixa;
  • Transmissão de TV por assinatura;
  • Entre outros;

A trajetória da Brisanet (BRIT3)

Em um primeiro momento, a Brisanet (ações BRIT3 na B3) foi fundada no decorrer do ano de 1998, na cidade de Pereiro, localizada no interior do estado do Ceará (CE). Conforme previamente mencionado, no contexto de sua fundação, a empresa surgiu com o propósito de levar conectividade com a internet às áreas nordestinas que não possuíam esse tipo de acessibilidade.

Vale destacar que, em complemento ao objetivo de viabilizar a conexão das regiões sem acesso, a companhia enfatiza seu compromisso em fornecer o acesso à internet por um preço acessível. A partir disso, a Brisanet protagoniza um amplo objetivo de fornecer conexão a preços acessíveis aos locais carentes de acesso à rede mundial de computadores.

Já no decorrer do ano 2000, em um acelerado ritmo de crescimento, a atuação da Brisanet tornou-se presente em outras diversas cidades do estado do Ceará (CE). A partir disso, é interessante destacar a ampla estratégia de crescimento adotada pela empresa em sua atuação, mais sobre as estratégias de expansão da Brisanet será abordado a seguir.

Uma década depois, no decorrer de 2010, a Brisanet já era a maior operadora de internet via rádio de todo o Brasil. Nesse momento, a companhia detinha uma base de 30 mil clientes, distribuídos em 150 cidades localizadas no interior da região Nordeste do Brasil. Entretanto, nesse momento, ocorreu uma significativa mudança na trajetória da empresa: o início da atuação com a fibra óptica.

No decorrer do ano de 2010, os gestores da Brisanet (código de negociação BRIT3) entenderam que a fibra óptica seria um meio para escalar e expandir a atuação da empresa em fornecer o acesso à internet às regiões carentes de tal acessibilidade. Logo no ano seguinte, no decorrer de 2011, a implementação dessa expansão teve início e, como consequência, a cidade de Pau Dos Ferros (Rio Grande do Norte – RN) tornou-se a primeira cidade da região a ser amplamente atendida por meio da fibra óptica.

Além disso, como consequência de tal mudança significativa de trajetória, a conectividade por meio da fibra óptica é, nos dias atuais, a principal linha de negócios da Brisanet.

Ademais, ainda no decorrer do ano de 2011, a Brisanet iniciou projetos em prol da expansão de sua atuação por meio de serviços complementares ao oferecimento de acesso à internet. Assim sendo, no momento em questão, a companhia iniciou esforços com o objetivo de oferecer a transmissão de serviços como, por exemplo, TV por assinatura e telefonia fixa.

Adicionalmente, no ano de 2021, a Brisanet estreitou, significativamente, sua relação com o mercado de capitais brasileiro. Inicialmente, a empresa realizou a oferta pública (IPO) de suas ações na bolsa de valores brasileira, a B3, e tornou-se listada na B3 por meio do código de negociação BRIT3. A partir do IPO, a empresa captou um montante total de, aproximadamente, R$1,4 bilhão, que será destinado para financiar o crescimento da empresa.

Adicionalmente a isso, é interessante destacar que a companhia já emitiu títulos de renda fixa, como debêntures, por exemplo.

A Brisanet (BRIT3) atualmente

Conforme já abordado, a Brisanet (B3: BRIT3) se trata de uma empresa fornecedora de serviços de telecomunicações, com foco em atuar na região nordeste do Brasil em torno da missão de prover acesso às regiões que, até então, careciam de acesso à internet e demais serviços de comunicação.

A partir disso, de modo mais aprofundado, a companhia encontra-se, atualmente, presente nos estados nordestinos a seguir:

  • Ceará – CE;
  • Paraíba - PB;
  • Pernambuco – PE;
  • Rio Grande do Norte – RN;

Em linhas gerais, a companhia possui um foco em sua atuação via fibra óptica, dado que todo seu portifólio de acesso à internet utiliza, no atual momento, a tecnologia de fibra óptica. Apesar disso, como linhas de negócios complementares, a Brisanet atua com o fornecimento de serviços de TV por assinatura, telefonia tanto fixa quanto móvel e streaming de música.

Com seu foco em alta qualidade nos serviços, a Brisanet é amplamente reconhecida pela excelência na região em que atua. Isso é evidenciado em conformidade com o ranking disponibilizado pela Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), que classifica a Brisanet como a melhor banda-larga de sua respectiva região.

Como destaque, especialmente, ao investidor, cabe destacar que a Brisanet (BRIT3) possui uma ampla estratégia de crescimento, com focos tanto orgânicos (“naturais”) quanto inorgânicos, por meio de franquias e empresas controladas.

Inicialmente, na frente orgânica de crescimento, a Brisanet possui foco em expandir-se em 220 cidades de porte tanto grande quanto médio. Tais localidades incluem todas, sem exceção, as capitais da região Nordeste do Brasil.

Em complemento, na linha de crescimento inorgânico, a empresa foda na interiorização de seus serviços, ou seja, na ampliação dos mesmos em cidades menores. Para isso, a Brisanet utiliza sua controlada Agility Telecom, a rede de franquias do grupo.

Em prol de fundamentar tamanho crescimento, a firma conta com a disponibilidade de uma rede própria com mais de 30 mil quilômetros de fibra óptica. Vale destacar a grande valorização do capital humano, ou seja, dos colaboradores, por parte da empresa em prol de possuir um time mais engajado em torno do objetivo de ampliar a acessibilidade à internet na região de atuação da companhia.

Adicionalmente, ainda em termos da estratégia de crescimento adotada, a Brisanet também visa expandir seus negócios por meio da expansão de seus escopos de atuação. Como tópicos relevantes nesse mérito, tem-se o foco da empresa em temas como, por exemplo, o leilão do 5G no Nordeste e a ampliação do atendimento B2B (Business-to-Business – de negócios para negócios, em português). Além disso, a firma objetiva se expandir por meio da venda de serviços complementares.

Em complemento ao amplo mérito operacional da empresa, é válido destacar suas iniciativas em prol da sustentabilidade e de um impacto social positivo, dado que tais iniciativas possuem atenção crescente dos investidores no mercado de capitais.

Sendo assim, a empresa atua com o fornecimento de conectividade gratuita para determinadas instituições filantrópicas, assim como atua em projetos de arrecadação e distribuição de alimentos.

Além disso, em termos de iniciativas ambientalmente sustentáveis, a empresa atua com uma menor produção de lixo e resíduos, especialmente nas frentes em que, atualmente, é totalmente possível evitar tal poluição. Como iniciativa interessante nesse sentido, tem-se o uso de assinaturas exclusivamente eletrônicas, para evitar ao máximo o uso e, consequentemente, o descarte subsequente de papel.

Brisanet na Bolsa de Valores

O IPO das ações da Brisanet foi realizado em 2021 e suas ações podem ser negociadas através das ações BRIT3, que são ações ordinárias.

Pontos importantes de analisar para as ações da Brisanet é o free float e o tag along.

O free float é o número de ações da Brisanet que está em livre circulação na bolsa de valores. Quanto maior esse número, melhor, pois quanto mais ações disponíveis para negociação, aumenta o interesse de mais investidores, impactando a liquidez da companhia, e atualmente, 21,41% das ações BRIT3 de Brisanet estão em livre circulação no mercado.

Já o tag along significa o direito, em caso de venda das ações do sócio controlador, de vender suas ações junto, podendo receber os mesmos valores que o acionista majoritário em caso de tag along de 100%. No caso de BRIT3, o tag along é de 100%.

Em termos de governança corporativa, as ações BRIT3 estão listadas no segmento Novo Mercado da B3, que representa o mais alto nível de governança corporativa. Como resultado, Brisanet possui uma série de práticas que devem ser seguidas para o aumento de transparência e coerência de informações e a proteção de seus acionistas, incluindo minoritários, sinalizando assim.

Como declarar ações BRIT3?

Para declarar as ações da Brisanet no Imposto de Renda (IRPF), siga os passos:

  • Você deve entrar no item "Bens e Direitos" e selecionar o código "03 - Participações Societárias";
  • Depois, selecione o código "01 - Ações (inclusive as listadas em bolsa)";
  • Depois, em localização, escolha o país do seu investimento, no caso de ações, escolha "105 - Brasil";
  • No campo do CNPJ, digite "19.796.586/0001-70";
  • Depois, em discriminação, coloque o código da ação e a quantidade de ações, por exemplo "BRIT3 - QUANTIDADE: 1000";
  • No final, coloque o valor total investido no campo "Situação em 31/12".

As ações da Brisanet pagam dividendos?

Você pode consultar a agenda dos próximos pagamentos de dividendos e o histórico de dividendos da Brisanet na aba "dividendos" aqui na página da empresa.