Ações BDLL4, BDLL3

Bardella

Bardella SA Industrias Mecanicas

A Bardella é uma administradora de bens, empresas e corretora de seguradora. Líder na fabricação de equipamentos para os setores de metalurgia, energia, petróleo, gás, entre outros. Ver mais

Conheça a Bardella ações BDLL4, BDLL3

A Bardella é uma empresa de capital aberto que negocia suas ações na bolsa de valores brasileira, elas são negociadas através do código BDLL4, BDLL3 na B3.

Indicadores BDLL3

  • CotaçãoR$ 12,20

  • P/L-1,04

  • LPA-11,7

  • P/VPA-0,1

  • VPA-123,47

  • DY0%

Indicadores BDLL4

  • CotaçãoR$ 8,70

  • P/L-0,74

  • LPA-11,7

  • P/VPA-0,07

  • VPA-123,47

  • DY0%

Escrito por:

Marcilio Lima

A BDLL Bardella é uma empresa brasileira de capital aberto do setor industrial fundada em 1911 e com sede na cidade de São Paulo.

Os produtos criados pela companhia são destinados a atender cinco categorias principais do setor industrial brasileiro, são elas:

  • Energia: Produzindo equipamentos para usinas hidrelétricas espalhadas por todo o país;
  • Movimentação de cargas: Por meio da produção principalmente de pontes rolantes;
  • Metalurgia: Atendendo a grandes players do mercado, como a CSN, Gerdau e Usiminas;
  • Mineração e Portuário: Produz empilhadeiras, recuperadoras de minério, carregadores e descarregadores de navios;
  • Óleo e Gás: Oferece diversos produtos e serviços desde 2004.

Para dar conta de sua grande demanda, a companhia conta com três plantas industriais, localizadas nas cidades de Guarulhos, Sorocaba e Araras.

A planta de Guarulhos possui mais de 120 mil m² de área total e mais de 57 mil m² de área construída, preparados para fazer corte, caldeiraria, soldagem, montagem e etc.

Já a planta de Sorocaba conta com 100 mil m² de área total e 40 mil m² de área construída. Essa planta faz o corte de chapas de aço, tratamento térmico, jateamento e etc.

Quanto à planta de Araras, está possui pouco mais de 38 mil m² de área total e quase 15 mil m² de área construída. É utilizado para fabricação de equipamentos de movimentação de cargas.

História da Bardella

A história da BDLL Bardella se iniciou no ano de 1911 com o imigrante empreendedor italiano Antônio Bardella. Inicialmente isso levou a fundação das Oficinas Bardella.

No começo, a companhia fazia a fabricação de grades para fogões, janelas e jardins. Por sua vez, em 1907 a Bardella começou a fornecer máquinas e equipamentos para atender as necessidades de usinas de açúcar, tecelagens, fundições e serrarias.

Com a eclosão da Primeira Guerra Mundial, logo a indústria brasileira passava por um grande boom de desenvolvimento. Antônio então construiu a primeira ponte rolante do país.

Durante a década de 30 a Bardella foi bastante beneficiada com a política de industrialização de Getúlio Vargas, que criou diversas empresas nacionais, existentes até hoje.

Nessa conjuntura, a companhia atendia principalmente os setores de siderurgia, metalurgia, mineração e energia. E fazia isso sem depender de importação de peças do exterior.

A partir da década de 50 a companhia se consolidou como uma das maiores fornecedoras de equipamentos para os principais setores industriais do país.

Parte desse sucesso foi graças a parcerias estratégicas feitas com empresas estrangeiras de grande nome, como a Voith, Dresser, Schuler, Mitsubishi, Siemens e outras.

Aproveitando o cenário favorável, a companhia aproveitou para expandir as suas instalações para a cidade de Guarulhos no ano de 1970, gerando muitos empregos para a região.

Durante a metade da década de 70 foi iniciada a construção da usina hidrelétrica de Itaipu, o qual a Bardella contribuiu com a maior ponte rolante do mundo em 1980.

Durante a década de 90, assumindo novamente uma posição de liderança, a companhia forneceu equipamentos para praticamente todas as refinarias do país.

Apesar de sua longa história de conquistas, a partir do século XXI passou a ocorrer um grande desincentivo da indústria nacional. A Bardella, no entanto, continua graças ao seu mercado consolidado.

Outras informações

Em 2021 a companhia, junto de suas subsidiárias, entrou em processo de recuperação judicial para conseguir quitar suas dívidas.

Bardella na Bolsa de Valores

A Oferta Pública Inicial (IPO) das ações da Bardella ocorreu em 1969 e suas ações podem ser negociadas através das ações BDLL3, que são suas ações ordinárias, e ações BDLL4, que são suas ações preferenciais.

Item importante a ser analisado para as ações da Bardella é o free float.

O free float é a quantidade de ações da Bardella que está em livre circulação na bolsa de valores, então quanto maior esse número for, melhor, pois quanto mais ações disponíveis para negociação, aumenta o interesse de mais investidores, impactando a liquidez da empresa, e atualmente, 41,65% das ações BDLL3 e 98,43% das ações BDLL4 de Bardella estão em livre circulação no mercado.

Diferença entre as ações BDLL4 e BDLL3

A principal diferença entre as ações da Bardella é que as ações ordinárias (BDLL3) dão direito a voto nas assembleias da empresa e as ações preferenciais (BDLL4) possuem preferência na distribuição dos dividendos, apesar das ações ordinárias também pagarem dividendos.

Criamos um artigo completo que explica em detalhes a diferença entre as acões ON, PN e UNITs, clique aqui para acessar o artigo.

Como declarar ações BDLL4 e BDLL3?

Para declarar as ações da Bardella no Imposto de Renda (IRPF), siga os seguintes passos:

  • Você deve entrar no item "Bens e Direitos" e selecionar o código "03 - Participações Societárias";
  • Depois, selecione o código "01 - Ações (inclusive as listadas em bolsa)";
  • Depois, em localização, escolha o país do seu investimento, no caso de ações, escolha "105 - Brasil";
  • No campo do CNPJ, digite "60.851.615/0001-53";
  • Depois, em discriminação, coloque o código da ação e a quantidade de ações, por exemplo "BDLL3 - QUANTIDADE: 1000";
  • No final, coloque o valor total investido no campo "Situação em 31/12".

As ações da Bardella pagam dividendos?

Você pode consultar a agenda dos próximos pagamentos de dividendos e o histórico de dividendos da Bardella na aba "dividendos" aqui na página da empresa. Você também vai conseguir ver qual das ações BDLL4, BDLL3 paga mais dividendos.