Ações ALPK3

Estapar

Allpark Empreendimentos Participacoes Servicos SA

Atua no ramo imobiliário que trabalha com administração de estacionamentos. Ver mais

Conheça a Estapar ações ALPK3

A Estapar é uma companhia de capital aberto que negocia suas ações na bolsa de valores brasileira, elas são negociadas sob o código ALPK3 na B3.

Indicadores ALPK3

  • CotaçãoR$ 2,25

  • P/L-2,69

  • LPA-0,83

  • P/VPA0,98

  • VPA2,31

  • DY0%

Escrito por:

Marcilio Lima

A ALPK Estapar é uma companhia do Brasil do ramo imobiliário que trabalha com administração de estacionamentos, fundada em 1981 e com sede em São Paulo.

Os estacionamentos administrados pela companhia são tanto em regime próprio como também por meio de concessões em outros locais privados.

Atualmente a companhia se encontra presente em mais de 15 estados brasileiros, espalhada por mais de 70 cidades e com planos para continuar expandindo.

Ao todo são mais de 400 mil vagas de estacionamento administradas pela companhia em 700 unidades diferentes. Seu corpo de colaboradores conta com 5 mil pessoas.

Um ponto importante de destaque é o fato de que a empresa é a responsável exclusiva pelo serviço de Zona Azul da cidade de São Paulo. Ela faz isso com os apps:

  • Estapar Nova Zona Azul;
  • Vaga Inteligente.

Entretanto, é importante frisar que pelo próprio site da empresa é possível reservar vagas de estacionamento. Inclusive, existe a possibilidade de assinar um plano mensal.

Com este plano mensal é possível usufruir de todos os estacionamentos controlados pela companhia no país inteiro. O que demonstra a preocupação da empresa com integração.

Uma das principais características da empresa é o seu investimento em soluções tecnológicas, sempre buscando facilitar a vida dos seus clientes.

Histórico da Estapar

A história da companhia Estapar teve início na década de 1980 em Curitiba. A empresa surgiu graças aos empreendedores Hélio Cerqueira Júnior e Hélio Francisco Cerqueira.

Ambos os irmãos tinham a vontade de começar a investir no ramo de estacionamentos e isso os levou a pensar no nome “Estapar Estacionamentos do Paraná”.

Já no ano de 1981 a empresa conseguiu expandir o seu campo de atuação de Curitiba para atender também ao Rio de Janeiro. Isso levou à criação da subsidiária “RioPark”.

Ao final da década, em uma situação já mais consolidada, aconteceu a criação da “AllPark Empreendimentos e Participações”, para atuar de forma mais regionalizada por filiais.

Os anos de 1990 foi marcado pela parceria da companhia com a Porto Seguro, que tinha como intenção reforçar o uso de condutas seguras que ajudariam a diminuir os sinistros.

Um marco na sua história se deu em 1997, quando a ALPK Estapar foi uma das primeiras a fazer uso de um sistema de estacionamento rotativo, o qual o cliente paga em parquímetros.

Nos anos que iriam se seguir a empresa pode contar com uma série de marcos importantes, sendo um dos principais o aporte financeiro advindo do BTG.

Entretanto, é importante destacar que a empresa cresceu muito inorganicamente por meio de aportes de fundos, aquisições de concessões e incorporação de outras empresas.

Entre 2015 e 2020 ela também decidiu investir no mercado de aplicativos, criando uma aproximação ainda maior com os seus clientes.

Então, no ano de 2020, a ALPK Estapar foi a primeira companhia depois da pandemia a fazer um IPO e se tornar pública.

Outras informações

A Estapar é uma empresa controlada pela Allpark. O seu fluxo médio de clientes por mês gira em torno de 15 milhões.

Estapar na Bolsa de Valores

O IPO das ações da Estapar foi realizado em 2020 e suas ações podem ser negociadas através das ações ALPK3, que são ações ordinárias.

Itens importantes a serem analisados para as ações da Estapar é o free float e o tag along.

O free float é a quantidade de ações da Estapar que está em livre circulação. Quanto maior esse número, melhor, por que quanto mais ações disponíveis para negociação, aumenta o interesse de mais investidores, impactando a liquidez da empresa, e atualmente, 50,95% das ações ALPK3 de Estapar estão em livre circulação no mercado.

Já o tag along significa o direito, em caso de venda das ações do sócio controlador, de vender suas ações junto; no caso de tag along de 100%, podem ser recebidos os mesmos valores do acionista majoritário. No caso de ALPK3, o tag along é de 100%.

Em termos de governança corporativa, as ações ALPK3 estão listadas no segmento Novo Mercado da B3, que representa o mais alto nível de governança corporativa. Como resultado, Estapar possui uma série de práticas que devem ser seguidas para aumentar a transparência e consistência das informações e a proteção de seus acionistas, incluindo minoritários, assim caracterizando.

Como declarar ações ALPK3?

Para declarar as ações da Estapar no Imposto de Renda (IRPF), siga os passos:

  • Você deve entrar no item "Bens e Direitos" e selecionar o código "03 - Participações Societárias";
  • Depois, selecione o código "01 - Ações (inclusive as listadas em bolsa)";
  • Depois, em localização, escolha o país do seu investimento, no caso de ações, escolha "105 - Brasil";
  • No campo do CNPJ, digite "60.537.263/0001-66";
  • Depois, em discriminação, coloque o código da ação e a quantidade de ações, por exemplo "ALPK3 - QUANTIDADE: 1000";
  • No final, coloque o valor total investido no campo "Situação em 31/12".

As ações da Estapar pagam dividendos?

Você pode consultar a agenda dos próximos pagamentos de dividendos e o histórico de dividendos da Estapar na aba "dividendos" aqui na página da empresa.